Organização

10 dicas de organização do casamento

Procurando dicas de organização do casamento? Separamos alguns facilitadores que você precisa saber para planejar o casamento dos seus sonhos, sem stress!

A organização de casamento costuma não ser uma tarefa muito fácil, mas não precisa se desesperar. O segredo, na verdade, é não deixar nada para cima da hora e fazer os planos parcialmente, de forma que cada um possa ser curtido como merece. Dá para organizar tudo com calma e o processo pode ser, inclusive, uma grande diversão para os noivos.

Saiba também:
Como organizar o casamento online

Pensando justamente nos facilitadores que você precisa, aquelas “cartas na manga” que podem resolver problemas em poucos minutos, preparamos uma lista de 10 dicas para a organização do seu casamento. Confira:

1. Organização de casamento boa tem Plano B!

A primeira dica para a organização de casamento é a mais importante! Por mais garantido que seja o serviço de um profissional, saiba organizar uma lista de emergência para todos os itens. Nela você não vai descrever empresas que prestam o mesmo serviço contratado para a festa, mas sim as que fazem isso de forma emergencial. Já pensou se faltando algumas horas para o casamento algo dá errado e você não sabe como resolver? Por mais que não utilize essa listagem, é importante tê-la reservada. Lembre-se de ter uma reserva financeira também!

2. Prepare o visual da noiva para durar a festa inteira

A atenção da noite é toda dos noivos e, por mais despojados que sejam, vocês precisam estar bem de visual – e isso faz parte de uma organização de casamento impecável. Nada de maquiagem borrada na metade da festa porque o suor do salão levou-a embora. Esqueça a ideia de sair desfilando descalça porque o salto fez calo. Tenha em mente que há saídas para isso e você precisa usar todas!

Para a maquiagem e perfume, nada melhor do que produtos de longa duração. Também dê preferência àqueles que são à prova d’água e que não deixarão seu rosto borrado caso não consiga conter as lágrimas. Para os pés, nada melhor do que um sapatinho extra. Você pode inclusive padronizá-lo de acordo com o vestido para que ninguém perceba que houve a troca!

casamento

Seja amiga da tecnologia

Por mais que você não seja um grande fã de computadores e movimentações pela internet, atualmente, se faz necessário o uso de sistemas que ajudam a organizar casamentos. Você precisará ser a melhor amiga das listinhas do primeiro até o último dia da festa e fazer isso em papel muitas vezes é trabalhoso e arriscado de perder.

Comece criando um único e-mail para tudo que está relacionado à sua festa. Assim dá para organizar os contatos e a movimentação da organização. Veja também como é simples ter um site para o seu casamento. Além de facilitar o planejamento como um todo, seus convidados também terão acesso e opinarão sobre o que é melhor para o grande dia.

Não tenha medo de usar flores artificiais

Já imaginou ter uma flor preferida e justamente no mês do seu casamento não ser época de colheita dessa espécie? Ou então ter a decoração destruída porque choveu ou ventou demais? Além dessas problemáticas, tantas outras podem surgir acerca das flores naturais. Na dúvida, use flores artificiais sem medo! Hoje já é possível encontrar ótimos produtos e que vão muito além daquelas peças de plástico com uma pintura facilmente identificada. Você já encontra buquês e arranjos para casamento que, se não forem tocadas, dá para jurar que são flores de verdade!

Orçamento está baixo? Aposte nas frutas

Além de serem mais baratas, as frutas deixam o ambiente com um aroma delicioso. Dependendo da época do casamento, uma ou outra flor na decoração pode sair bem caro. A compra de objetos personalizados, então, nem se fala! Dá para fazer um trabalho inteligente, ousado e de muito bom gosto com frutas! O resultado é bom para seu bolso e muito bonito!

casamento

Aposte em ambientes naturalmente decorados

Essa também é uma saída tanto para quem não tem um orçamento muito grande destinado à sua festa, como para casais que gostam de algo mais singelo e natural. Ambientes como fazendas, praias, parques — verdes e de diversão —, entre outros, são comumente utilizados justamente por oferecer uma decoração natural. Você só precisará destacar alguns pontos para dar aquele toque especial e deixá-lo com a cara dos noivos.

casamento

Faça você mesmo!

A técnica do Do it Yourself, ou Faça Você Mesmo, está muito em alta. Dessa forma, além de agilizar alguns detalhes do casamento, economizar um pouco de dinheiro, você também deixará o ambiente bem mais especial. Que tal produzir alguns enfeites para a festa?

casamento

Use bloqueadores de vento e sol para casamentos em locais abertos

Nada mais incômodo do que seu vestido voando na entrada do casamento, ou situações constrangedoras desse mesmo tipo com as convidadas. Se a festa for de dia, o sol pode também ser bem desconfortável. Não esqueça de pensar em bloqueadores de vento e sol na organização do casamento. Eles dão um acabamento inteligente à decoração e ainda deixam de lado essas intempéries. Dá para fazer um mural de fotos, telão com vídeo ou simplesmente um muro decorado! Ouse!

Preocupe-se com as plataformas antiderrapantes e rampas

Não é todo mundo que está disposto ou pode subir escadas. As rampas são facilitadores, principalmente para as convidadas que aliam o salto muito alto com o vestido bem comprido. Na hora de planejar o seu casamento, pense no piso antiderrapante. Ele também evita probleminhas com quedas e insegurança no andar. Nem todo ambiente é feito com esse cuidado, então disponha um bloqueio que pode ser facilmente encontrado em lojas de decoração.

Utilize aromatizadores para casamentos em locais abertos

Evite o incômodo com mosquitos justamente no dia do seu casamento. Isso é bem comum de acontecer e já existem aromatizadores que são expelidos no ambiente e possuem repelente em sua composição. Além de deixar o local com um cheiro muito agradável, mantém esses bichinhos inconvenientes bem longe da sua festa.

Tranquilidade nesse dia é essencial para os dois. Se você fez uma boa organização, vai ser difícil algo dar errado. Aproveite o dia e a vida de casados!

E então, tem mais alguma dica para a organização do grande dia? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Pinterest

| 03/06/2015