Descoberta

Casamento à Tarde: 11 dicas
para aproveitar o Grande Dia

O seu sonho de casamento é junto a um pôr do sol maravilhoso? Só você, seu amor e aqueles tão especiais na vida de vocês, imagina! Para tudo sair como planejado, confira 11 dicas que separamos para realizar um incrível casamento à tarde!

As cerimônias que acontecem durante o dia estão cada vez mais populares e cheias de graça. A organização de um casamento à tarde é diferente daqueles eventos que são comumente feitos à noite. Por isso, alguns detalhes pedem mais atenção para não fugir do que o horário requer.

O Local Perfeito 

Claro que, quem pensa em casar durante à tarde, pensa em ambientes abertos. O charme de se casar durante o dia é poder desfrutar das luzes naturais, O charme de se casar durante o dia é poder desfrutar das luzes naturais e da natureza. Você tem a possibilidade de explorar um lindo pôr-do-sol como plano de fundo para a cerimônia e festa, por exemplo. Já imaginou o efeito natural que esse fenômeno dará às suas fotos?! Incrível!

Ainda, se quiser uma cerimônia à beira mar, opte por uma praia urbana onde há espaços disponíveis para armar a sua estrutura. Outra ideia de localização são campos em sítios e fazendas que não fiquem com acesso tão difícil para os convidados. Afinal, o deslocamento também deve ser levado em consideração.

A Melhor Época

Observar a época em que o seu casamento será realizado é importante para evitar desconfortos. A temperatura é o fator que mais se destaca nesse caso. Os meses de verão, por exemplo, são atrativos para quem deseja casar no litoral, mas o clima mais quente pode incomodar. Se a cerimônia for em um local aberto, fique atenta à previsão do tempo — esteja preparada para a possibilidade de chuva!

Seja Criativo com Tendas Decorativas

Considerando os eventos em lugares abertos, lembre-se de apostar em tendas para evitar o contato direto com o sol – tanto dos convidados como das comidas e bebidas. Elas também são importantes para a preparação em caso de chuva.

Existem modelos que são bem charmosos e dão um upgrade ainda maior na decoração do ambiente.

tenda casamento a tarde

Aproveite a Vegetação Local

Dê preferência a ambientes com árvores de grande porte e que proporcionem mais sombra. Elas também deixarão a decoração do seu casamento à tarde mais bonita, delicada e com um ar de conforto bem maior (além de você poder economizar os valores investidos na decoração, aproveitando o que a natureza te proporciona de graça).

Entretanto, é importante disponibilizar repelente contra insetos, caso o seu casamento à tarde ocorra em um local em que a incidência destes bichinhos é grande.

Divulgação: Pinterest

Divulgação: Pinterest

Brinque com as Lembrancinhas

Uma boa dica é oferecer leques como souvenires aos convidados. Além de ser uma lembrancinha deste dia tão especial, você pode ajudar os convidados a se refrescarem durante a cerimônia.

Fora que é super estiloso, não é mesmo!

O que servir em um casamento à tarde?!

Fuja daqueles jantares muito elaborados que são servidos em casamentos à noite. Para festas vespertinas ou matinais, é indicado um buffet trabalhado em comes e bebes no estilo brunch — expressão do inglês que vem da junção de “breakfast” (café da manhã) e “lunch” (almoço). A sugestão do brunch, além de reduzir os custos do seu casamento, ainda facilita na hora de servir os convidados.

mas…

Se a sua festa chegar ao período da noite, vale apostar em um jantar, sim!  Em caso de eventos que comecem no final da tarde e tomem a noite toda, o buffet pode ser composto por pratos leves, sendo em sua maioria saladas, frangos ou carnes acompanhados de molhos, cremes etc.

Bebeu água?

Disponibilize bastante água, tanto na cerimônia como na recepção do seu casamento à tarde. Mesmo com um bom bar, ter água mineral em pontos estratégicos da festa faz toda diferença!

Entretanto, você pode continuar servindo bebidas quentes como uísque e vinhos. Apenas dê preferência para bebidas geladas e refrescantes. Cervejas artesanais são diferentes e perfeitas para casamentos à tarde. #ficadica

bebidas casamento a tarde

A Música Faz Toda Diferença

Independente do horário em que o seu casamento acontecerá, é indispensável seguir um roteiro para as músicas da festa. A recepção dos convidados, nesse caso, pede um som mais leve e você pode usar o pôr-do-sol como temática da playlist. Bossa Nova, lounge ou qualquer som no estilo chill out — que são músicas ambientes e com intuito de relaxar —, caem muito bem para a festa à tarde.

LEIA: Playlists para Noivado

Trajes Mais Indicados

Evite brilho no vestido da noiva e das madrinhas. Tons mais nudes e cleans caem muito bem para o horário da festa. Tenha em mente sempre passar a ideia de romantismo para as vestimentas. Assim, você acertará com certeza!

Ouse com a renda ou outros tecidos leves e esqueça detalhes muito chamativos como botões grandes, laços maiores, drapeados etc.

Aqui vale a dica de falar para as convidadas ousarem nas estampas florais, também. As fotos ficarão super lindas e coloridas!

vestido florido casamento a tarde

Convites, muda alguma coisa?

Os convites seguem a mesma tradição, mas por ser um casamento que acontecerá à tarde, você pode sair do convencional e apostar em toques diferentes, como abusar de cores mais vivas, desenhos que passem uma ideia descontraída, etc. Lembre-se apenas de contextualizar o convite com o tema da sua festa e ressaltar para os convidados que a cerimônia ocorrerá durante o dia.

Um lembrete às mulheres para não usarem salto fino é uma ótima pedida! Afinal, ficar ‘afundando’ na areia ou na grama durante a cerimônia e festa, com certeza, estraga o momento.

Decoração, abuse da criatividade!

De uma forma geral, a decoração de um casamentosà tarde deve ser leve. Abuse de móveis práticos e mesas decorativas. Flores e frutas podem compor o ambiente! Além de resultarem em um colorido sem igual, o aroma que essas peças darão ao local do casamento será perfeito e muito agradável.

Aposte na ousadia das cores. Estamparias caem muito bem para o período em que acontece o evento. Além disto, um casamento à tarde na temática vintage ou rústica são ideais para quem deseja realizar a festa à tarde.

LEIA: Casamento colaborativo: pra quem quer casar gastando menos!

 

| 27/07/2015