Descoberta

5 ideias para um casamento sustentável

Alinhar o casamento com elementos que promovem a sustentabilidadeé uma boa maneira de promover a ideia e evitar impactos negativos ao meio ambiente.

5 ideias para um casamento sustentável

Os casamentos sustentáveis, também conhecidos como “casamentos verde” ou “green weddings”, são uma tendência que tem se tornado cada vez mais forte. Alinhar o grande dia do casal com elementos que promovem a sustentabilidade e o consumo consciente é uma boa maneira de promover a ideia e ter uma festa que não vai causar impactos negativos ao meio ambiente. Veja então algumas ideias para um casamento sustentável.

5 ideias para um casamento verde

1 – Decoração reutilizável

Um casamento sustentável tem como um dos elementos-chave a simplicidade. Por isso, ao pensar na decoração, o ideal é não exagerar e optar por itens decorativos que possam ser reutilizados depois da data. Se quiser utilizar flores, por exemplo, opte por decorar com as que são plantadas em vasinhos. Outro material que pode ser usado é o bambu, que é sustentável devido ao seu crescimento rápido e permite elaborar uma decoração linda.

5 ideias para um casamento sustentável

2 – Papel reciclado e convites digitais

Evite mandar convites grandes em papel normal. Prefira os mais simples feitos de papel reciclado, que além de lindos também servem como um demonstrativo do tema do casamento. Porém, apesar de o papel reciclado ser mais sustentável que o papel normal, a melhor forma de enviar convites sem causar danos ao meio ambiente é mandando convites digitais. Aproveite a facilidade de acesso à internet que a maioria das pessoas tem e mande e-mails, faça um site personalizado para seu casamento ou envie o convite de alguma outra forma que for mais conveniente para você.

Magpie-Paperworks

3 – Vestido usado

O vestido de noiva também pode ser sustentável. O fato de que você só vai usar seu vestido de noiva uma vez já é o suficiente para não comprar ou mandar fazer um modelo exclusivo. Se você tiver alguém na família que possua um vestido, como a mãe ou avó, peça para usá-lo no seu grande dia. É possível fazer alterações e ajustes para deixá-lo do seu jeito. Além de ser uma ideia consciente, é uma ótima maneira de homenagear quem você ama.

celia-grace-sustainable-wedding-dress

4 – Local adequado

O local escolhido para um casamento sustentável é um dos principais elementos do evento. O ideal é que ele privilegie o contato com a natureza e a beleza do próprio ambiente para harmonizar com os demais itens da festa. Por isso, jardins e lugares abertos casam bem com a proposta e ajudam a dar o tom da festa. Além disso, escolhendo um lugar aberto, é possível economizar com decoração e privilegiar a beleza natural do local.

spring-garden-wedding-pink-brown-white-bridedmaid-dresses-

5 – Lua de mel sustentável

Se quiserem levar a ideia da sustentabilidade para além do dia do casamento, uma voa ideia é pensar em uma lua de mel que beneficie o meio ambiente. Há uma variedade de destinos que promovem o ecoturismo, uma forma de viagem sustentável que preserva o meio ambiente e beneficia quem depende do local para viver. Além disso, esses locais são ótimos para quem gosta de estar perto da natureza, sendo perfeito para renovar as energias para a nova vida de casados.

header_contactUs

Você tem alguma outra dica para quem quer fazer um casamento sustentável? Então deixe nos comentários!

Imagens: sbchic.comfabyoubliss.comacentralparkwedding.comwww.oncewed.com e www.heronisland.com

| 20/01/2015