Recém Casados

Integre sala e cozinha e receba seus amigos em um ambiente descolado

Quando sala e cozinha são integradas com estilo, todos, família e amigos, podem confraternizar com muito mais espaço e interação.

Casa é abrigo, casa é proteção. É um lugar onde as pessoas podem descansar o seu corpo físico e sua mente; relaxar depois do estresse do dia a dia, e recarregar as forças.

Mas também é o endereço perfeito para reunir as pessoas de que se ama – como amigos e familiares. Visando promover isso melhor, arquitetos e engenheiros passaram a propor ambientes mais integrados, como sala e cozinha.


Raduan Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/100094/sala-de-estar-com-cozinha-integrada

Quais as razões que levaram arquitetos e engenheiros a proporem ambientes integrados

Viver nas grandes cidades é um desafio. Mas, muitas pessoas gostam, pois, assim, conseguem ficar mais próximas de outras pessoas, tendo também mais opções de lazer e de trabalho.

O problema é que o parcelamento do solo em áreas urbanas tornou-se cada vez mais disputado. E os projetistas tiveram que ser criativos para encontrar formas de arranjar espaço para todos.

Num primeiro momento, por questões de otimização de planta baixa, muitos imóveis foram desenhados ou reformulados para terem seus ambientes integrados. Isso gerou uma economia positiva de espaço.

Mas o que realmente agradou as pessoas foi a possibilidade de elas poderem estar mais próximas do que nunca, fazendo suas atividades em setores diferentes sem ter de se distanciar.


INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/127379/sala-com-cozinha-integrada-ina-arquitetura

Por que pode ser bom fazer sala e cozinha integradas

O fato é que, com os ambientes integrados, é possível incentivar também a integração da família. Uma pessoa pode estar sentada vendo televisão, outra na mesa de jantar fazendo os deveres de aula e outra na cozinha lavando a louça, tudo ao mesmo tempo.

Mas sem a divisão de paredes ou outras barreiras visuais elas ainda podem se ver e conversar.


INÁ Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/148586/sala-clean-integrada-a-cozinha-com-copa

Em tempos tão tecnológicos, que se prega muito a cultura do capitalismo, a vida humana acabou ficando muito agitada e solitária. Então, qualquer possibilidade de aproximar as pessoas é visto de maneira bastante benéfica pelos projetistas.

Claro que ambientes integrados apresentam desvantagens, como a falta de barreiras contra sujeiras e ruídos. Porém, os pontos positivos compensam e até superam os negativos.


Ilha Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/132037/sala-de-jantar-integrada-com-iluminacao-linear

Receba amigos em casa com muito mais espaço

Na hora de receber os amigos em casa, percebe-se ainda mais os benefícios de se ter ambientes integrados, como sala e cozinha.

As pessoas se sentem menos sufocadas. Parece haver mais espaço para elas circularem. Podem-se oferecer mais opções de assentos. O cozinheiro não fica isolado, participando das conversas a todo o tempo. E a confraternização fica muito mais animada.


Bender Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/83561/cozinha-americana-integrada-com-a-sala-de-estar

Como integrar sala e cozinha através da arquitetura e decoração

A integração de ambientes pode ser feita por arquitetos e engenheiros de diversas formas. A mais comum, em se tratando de salas e cozinhas, é com a retirada – quando possível – de paredes.

No lugar, é colocada uma meia parede, um balcão de refeições ou uma ilha de serviços. A visão, nesse caso, entre um e outro ambiente, fica completamente livre. E é por isso que é preciso estudar bem a maneira de decorar estes espaços.


Pricila Dalzochio https://www.vivadecora.com.br/foto/139595/sala-em-marrom-e-bege-integrada-a-cozinha

Por não haverem divisões estruturais entre sala e cozinha, talvez a pessoa tenha de pensar nestes ambientes como sendo um conjunto só.

Se o objetivo era mesmo integrar, a decoração pode reforçar ainda mais a intenção dessa união de setores da casa. E isso deverá ser feito sem comprometer a execução de qualquer atividade, nem num ponto e nem em outro da casa.

Salas e cozinhas devem receber todos os revestimentos, móveis e equipamentos necessários para o seu bom funcionamento. A ligação visual destes ambientes pode acontecer por meio das linhas dos elementos arquitetônicos e decorativos presentes.

Também pelos materiais, cores e acabamentos; jogo de luzes; e mais. São detalhes importantes que precisam ser bastante estudados pelo projetista de interiores.


Studio Ecoara https://www.vivadecora.com.br/foto/154219/sala-jantar-moderna-integrada-a-cozinha-americana


Como arrumar o layout da sala para receber melhor os amigos

Para haver uma melhor integração entre os donos do imóvel e seus visitantes, algumas medidas básicas podem ser tomadas quanto ao layout da sala.

Na contemporaneidade, quase sempre o ponto focal deste ambiente é o aparelho de televisor.


Pietro Terlizzi https://www.vivadecora.com.br/foto/172655/sofa-de-couro-marrom-e-tapete-geometrico

Uma ideia é, então, colocar o painel para TV em um ponto que faça todos os assentos ficarem voltados em direção à cozinha.

Outro jeito infalível de unir as pessoas é através de uma bela refeição. Na decoração de ambientes residenciais, é interessante propor o posicionamento da mesa de jantar próxima à cozinha.


Lívia Cavalca https://www.vivadecora.com.br/foto/178855/sala-de-jantar-integrada-com-a-cozinha

Tem-se utilizado bastante, no limite entre a sala e a cozinha integradas, um apoio auxiliar para os pratos ou um balcão de refeições, acompanhado de banquetas e luzes pendentes.


Metrik Design https://www.vivadecora.com.br/foto/171476/decoracao-industrial

Então, o que achou da integração de salas e cozinhas residenciais? Percebe como elas podem ajudar na união das famílias? E sua casa?

Ela já está preparada para receber os amigos? Deixe os ambientes mais alegres! Adicione na decoração almofadas coloridas, vasos com flores naturais, toalhas de mesa e conjuntos de louças e talheres divertidos.

Por fim, convide todos para uma confraternização!

Estas dicas para integrar sala e cozinha em sua casa foram criadas pela equipe Viva Decora.


| 14/03/2019