Assuntos diversos

Um aparador em sua sala vai deixar esse ambiente muito mais charmoso

Existem várias peças de design que são muito bonitas e versáteis, solucionando muito bem as decorações - por exemplo, aparador para sala.

Se você nunca pensou em um aparador para sala, está perdendo uma grande oportunidade de enriquecer a decoração da sua casa. 

Sim, isto porque os aparadores são móveis super versáteis e que podem ser utilizados de muitas maneiras bem criativas para solucionar diversas situações de projeto. Conheça mais sobre as suas vantagens. Leia o texto a seguir e não deixe de conferir as imagens de exemplos também.


Maithia Guedes

Que tipo de móvel é um aparador, afinal?

Se você digitar ‘aparador’ nos motores de busca da internet encontrará  imagens de vários tipo diferentes de móveis. Mas, não se engane. Nem todos eles deveriam ser classificados como aparadores. 

Sim, porque, na verdade, aparador geralmente é confundido também com outras peças de design, como balcões buffet ou cômodas. Só que cada uma destas peças tem características e funções específicas.

Buffets e cômodas, no caso, apresentam portas e gavetas, respectivamente, para guardar vários objetos. A primeira é quase sempre utilizada em decorações de sala de jantar, enquanto a segunda é vista mais em decorações de quartos. 

Contudo, aparadores são mais simples e com a vantagem de poderem ser utilizados de muitas formas diferentes e em diversos espaços da casa.


Vanessa Trad

Basicamente, um aparador seria um móvel com um tampo e quatro apoios. Em alguns casos ele pode apresentar também gavetas – mas finas e somente na linha debaixo do tampo. 

Em outros, apresentar uma pequena prateleira entre os “pés” – cuja função será esclarecida mais tarde neste texto. Ou seja, tem um design simples e que proporciona infinitas vantagens para qualquer decoração.


Claudia Comparin e
Cristina Lembi

Dicas de onde colocar seu aparador

Existem aparadores de tudo que é tipo à venda nas lojas. Em geral, eles possuem largura de 1m, profundidade entre 30 e 40 cm, e altura entre 80 a 85 cm. Podem ser feitos de madeira, MDF e metal, podendo ter partes em vidro, acrílico e pedra. 

Então, facilmente você poderá encontrar no mercado pelo menos um modelo que se adeque ao estilo da decoração da sua casa.

Pois bem, mas a pergunta que fazemos é: onde seria possível utilizar aparador dentro de casa? A resposta mais comum é no hall de entrada e na sala. Mas, sabia que dá para usar aparador em outros ambientes também? 

Por exemplo, como estante de plantas na varanda, base para pia no banheiro – em substituição da bancada comum –, e como uma escrivaninha ou penteadeira – acompanhado de espelho – no quarto.


KZ arquitetura e interiores

Como deixar sua sala incrível com um aparador

É possível aproveitar de formas diferentes os aparadores para enriquecer as decorações de salas residenciais. 

Na sua casa, você pode colocar aparador em muitos pontos diferentes e utilizar tal peça de formas super criativas. Pra começar, apenas preenchendo uma área vazia do cômodo. Ou, por exemplo, para dividir áreas funcionais e proteger a estrutura de outros móveis, como as costas de um sofá.


Juliana Abad

O tampo de um aparador é perfeito para a montagem de um mini bar – um recurso a mais para entreter os seus convidados. Sobre ele pode ser colocada uma bandeja com taças, balde de gelo e mais; e sob ele uma adega climatizada. 

O que acha desta ideia? Lembrando que o aparador é um ótimo móvel para apoio de ornamentos e peças luminárias. E, dependendo do caso, pode até dar apoio a um aparelho de TV.


Luciane Mota

Roberto Migotto

Embora o design dos aparadores geralmente seja simples, sempre tem um detalhe neles que os torna especiais. 

Por exemplo, uma transparência, um brilho, uma textura e mais. E lembra da prateleira que comentamos antes? Bem, ela pode ajudar a deixar sua estrutura mais bonita e firme, e é um excelente local para colocar livros e caixinhas decorativas.

Há outras peças de arte e design que podem completar o visual da área onde se tem aparador na sala. Quadros e espelhos, para começar – sendo instalados na parede ou apoiados acima do nível do móvel. Cachepots de plantas e cadeiras – que podem ser colocados de cada lado do aparador. E, por último, os lindos seat gardens ou banquinhos chineses de jardim – que, neste caso, não serviriam de assento, mas somente de adorno.


Mariana Borges e Thaysa Godoy

Realmente uma sala pode ficar bem interessante com um aparador. Por isso, inclua esse móvel nesse ambiente e crie um decoração mais bonita e sofistica.Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


| 28/05/2020