Descoberta

Casamento colaborativo
pra quem quer casar gastando menos!

Para contornar a falta de dinheiro, cada vez mais casais estão aderindo ao casamento colaborativo. Veja aqui como ele funciona e como fazer um casamento colaborativo!

casamento patrocinado Fonte: http://snippetandink.com/glamorous-english-garden-inspired-wedding-patricia-david/

Atualmente, o grande “vilão” das cerimônias de casamento é o dinheiro (ou falta dele!). Para contornar esse problema, cada vez mais casais estão aderindo ao casamento colaborativo.

O dilema é antigo: dois pombinhos querendo juntar suas escovas de dentes, porém sem dinheiro o suficiente para casar. A boa notícia é que hoje em dia existem inúmeros meios de realizar uma cerimônia econômica!

Alguns já são conhecidos por diversos casais, como estabelecer prioridades na hora de adquirir os itens da festa ou reduzir o número de convidados. As novas tendências na hora de economizar nesse momento também se fazem presentes, com os queridinhos mini weddings e decorações DIY ganhando cada vez mais força.

Entretanto, um novo nome está tornando-se cada vez mais popular no universo dos noivos e noivas: o casamento colaborativo!

Mas o que é o casamento colaborativo?

Você já pode ter ouvido falar dele como casamento patrocinado. O casamento colaborativo nada mais é do que um casamento em que os convidados ajudam a arcar com os custos da cerimônia. Ou seja, a lista de presentes do casal não é formada pelos clássicos presentes em produtos. Ao invés disso, na lista constam itens que farão parte da festa (buquê da noiva, decoração, DJ, etc). 

Como fazer um casamento colaborativo?

Geralmente, a lista de presentes é feita de forma online. Para isso, o casal precisará de um site de casamento onde possa colocar sua lista. Existem muitos lugares que você pode criar seu site de casamento de forma gratuita, como a Wedy.

Além disso, a lista de presentes do casamento colaborativo é feita em dinheiro, ao invés de em produtos, como a lista é mas conhecida. Mas não se preocupe: com um bom site de casamento, você consegue fazer sua lista em dinheiro de forma elegante e fácil!

LEIA: Site de Casamento: por que fazer? Veja os benefícios desta escolha!

Na sua lista de casamento colaborativo, constarão os itens necessários para o seu casamento. Ao comprar um item, na verdade o covidado estará enviando ao casal a quantia em dinheiro, ao invés do presente propriamente dito. Dessa forma, o convidado presenteia o casal de forma elegante e os noivos recebem o dinheiro para gastar como desejarem! Ou seja: noivinhos(as) que consideram deselegante pedir dinheiro aos convidados não precisam se preocupar!

Abaixo está um exemplo de lista para um casamento colaborativo:

Casamento patrocinado 02

Lista de casamento colaborativo 02

Casamento colaborativo 03

Foto: exemplo de lista de presentes de casamento colaborativo online.

Como enviar os convites para um casamento colaborativo?

Uma vez que você precisará dispor do valor dos presentes para pagar os custos da cerimônia, é importante que os convites sejam enviados com antecedência.

Você pode contar aos seus amigos sobre sua escolha de fazer um casamento colaborativo e pedir para que enviem os presentes um pouquinho mais cedo. Ou, caso você tenha muitos convidados, pode colocar essa informação junto com o convite. Apenas um recado informal no estilo “nosso casamento será feito de forma colaborativa! Por isso, pedimos que, se possível, enviem os presentes um pouquinho mais cedo :)” juntamente ao link do seu site já fara o serviço! O importante é não errar no tom: informar aos convidados sobre a necessidade de receber os presentes mais cedo, porém sem pressioná-los.

Os seus convidados mais presentes do que nunca

Outra forma bastante comum de realizar um casamento colaborativo é adaptar a expertise de cada convidado na sua cerimônia: por exemplo, por que não trocar lembrancinhas caras por um artesanato em biscuit ou em feltro que a sua prima sabe fazer? Ou, de repente, contratar como fotógrafo aquele seu amigo que arrasa nas fotos apesar de não ser profissional na área?

Aqui tudo vale, e o mais legal é que tudo isso torna a cerimônia ainda mais especial! Afinal, dessa forma seus convidados sabem que eles fazem parte de cada detalhe dela!

No fim o que importa é que nada deve ficar entre você e a celebração do seu amor!

E você, já conhecia o casamento colaborativo?

 

| 10/04/2018