Planejamento

Casar no civil
celebração e transmissão online

Casar no civil permite uma celebração especial com amigos e família. Te ajudamos a se preparar para esse momento e transmitir online a todos os convidados.

Casal de noivos sorrindo olhando para a tela de um smartphone.

Casar no civil também é um momento muito significativo para o casal, e por que não planejar uma celebração para comemorar esse primeiro marco importante? Existem casais que inclusive incluem esse evento no dia do casamento ou optam por fazer apenas uma festa menor para celebrar a união. Através das adaptações de cerimônia online, é possível reunir todas as pessoas importantes para o casal de maneira virtual. Com essa facilidade, as possibilidades são muitas, e nós trazemos dicas de como fazer isso acontecer de forma divertida e especial com a Celebre Online, além de se preparar com tudo o que precisa para casar no civil.

O que é o casamento civil?

O casamento civil é um contrato de união firmado entre os noivos, que declaram querer estabelecer um vínculo conjugal para formar uma família. Isso acontece apenas perante o Estado, não envolvendo nenhum tipo de crença religiosa. Para casar no civil é preciso a presença do juiz e de pelo menos duas testemunhas, sendo normalmente os padrinhos, amigos próximos ou integrantes da família do casal.

Unsplash

Como se preparar para casar no civil

Para saber o passo a passo de tudo que envolve o planejamento e realização do casamento civil, você pode acessar o guia completo que a Wedy preparou. Mas, para já dar algumas pinceladas, trazemos aqui o essencial para casar no civil.

Para iniciar o processo do casamento civil, o casal deve ir até um cartório próximo com pelo menos 30 dias de antecedência da cerimônia para pedir a habilitação de casamento, para comprovar que ambos estão livres para casar. Nesse momento, é preciso apresentar os documentos necessários, listados abaixo, e o casal escolherá se vai querer comunhão parcial ou total de bens.

Documentos necessários para casar no civil

Para evitar contratempos, é legal já preparar esses documentos com antecedência e garantir que tudo ocorrerá conforme os planos. Para a habilitação de casamento o casal deve apresentar:

Solteiros

  • documento de identidade de ambos os noivos;
  • certidão de nascimento de ambos os noivos;

Divorciados

  • documento de identidade de ambos os noivos;
  • certidão de casamento com averbação de divórcio;

Viúvos

  • documento de identidade de ambos os noivos;
  • certidão de casamento do primeiro casamento;
  • certidão de óbito do cônjuge falecido;

Casar no civil com a Celebre Online

Com toda a situação de isolamento social, surgiram alternativas para adaptar o casamento e realizá-lo com presença virtual dos convidados. A Wedy lançou a Celebre Online e tudo isso se tornou possível com muita praticidade e sem perder a elegância, através de uma webconferência transmitida dentro do próprio site do casal. Agora, os casamentos no civil são facilmente transmitidos para toda a família e pessoas próximas do casal, que poderão acompanhar a cerimônia mesmo de longe. Já tivemos diversos casais usando esse recurso e os resultados são lindos.

Casal asiático de mais idade acenando alegres para tablet.

Para o after: celebração para casamento civil

Para soltar a criatividade, nós perguntamos: e que tal estender um pouco esse momento emocionante e planejar uma comemoração junto aos convidados, mesmo que de longe e de maneira virtual? Não existem regras e nós queremos te fazer enxergar essas diversas possibilidades.

Muitos casais gostam de marcar esse momento de casar no civil com uma festinha menor, juntando amigos e pessoas próximas para uma celebração mais reservada. Você pode encomendar um bolo, pensar em um cardápio com comidinhas gostosas, uma musica legal e deixar a emoção do momento guiar. Pode ser em um restaurante, em casa, ou até ao ar livre, em algum sítio. O que importa mesmo é a companhia e fazer da maneira que o casal de sentir mais confortável e realizado.

Bolo decorado em cima de uma mesa junto com donuts e pratos para servir.
Unsplash

Leia também: dicas do que vestir no casamento civil

Mas existem ainda mais opções para essa celebração, com a possibilidade de juntar as pessoas virtualmente. Quem sabe um brinde divertido para selar esse momento de forma ainda mais especial? O melhor de tudo é poder incluir todas as pessoas importantes pro casal, mesmo aquelas que moram distante.

Um brinde, mesmo que de longe

Trazemos aqui uma ideia super divertida, que com certeza todos vão adorar e se sentirão parte do evento, mesmo não estando fisicamente presentes. Ao final da cerimônia de casamento civil, o casal pode chamar todos para um brinde especial. A dica é enviar para a casa de todos os convidados um kit de preparação de um drink da sua preferência, para envolver toda a galera na missão de fazer suas bebidas para o brinde. O casal pode usar a criatividade para mandar um recado de agradecimento pela participação no evento e montar o kit da maneira que acharem mais bacana. Dessa forma, todo o processo será muito divertido e, quando todos estiverem prontos com seus drinks, poderão brindar e fechar o evento com chave de ouro!

Mulher sorridente segurando taça em frente a um notebook.
Pexels

| 21/10/2020