Divulgação

Chás de casamento:
tudo o que você precisa saber!

Chá bar, chá de panela, chá de lingerie.. existem vários opções de chá de casamento para você curtir ainda mais a jornada até o Grande Dia. Dá uma olhada!

A preparação para o Grande Dia é composta por muitos momentos especiais, e um deles é o (ou os) chá de casamento! Atualmente, os chás de casamento vão muito além do tradicional Chá de Panela ou Chá de Cozinha. Apesar desses dois ainda morarem no coração das noivas que sempre sonharam com um chá de casa nova, a cada dia surgem novas ideias e maneiras de realizar essa comemoração!

Geralmente as dúvidas já começam na hora de fazer a lista de convidados para o chá. Mas…

Afinal, por onde começar?!

É importante lembrar que, se uma pessoa é convidada para seu chá, presume-se que ela também será convidada para o casamento. Muitas pessoas consideram deselegante convidar uma pessoa para o chá e não para o casamento! Por isso, certifique-se de que seus convidados do chá estão na sua lista para a cerimônia.

Outra grande dúvida é: como controlar as confirmações de presença do meu chá de casamento? Muitos casais ficam sem saber como administrar o tamanho da sua festa. Porém o que poucos sabem é que, se vocês possuem um site de casamento, é possível criar uma lista de confirmação de presença especialmente para o seu chá de casamento!  Na Wedy, você pode criar seu site de casamento de forma  gratuita!

 

Aqui falaremos tudo sobre todos os tipos de chá de casamento:

  1. Chá de cozinha ou chá de panela
  2. Chá bar
  3. Chá de lingerie
  4. Chá de beleza
  5. Tea party – chá de verdade
  6. Chá temático

Os tipos de chá de casamento:

1) Chá de cozinha ou chá de panela

O clássico! Aqui, não tem como errar. O chá de panela foi criado com a intenção de ajudar o casal a montar a cozinha da casa nova. Por conta disso, os presentes pedidos são itens para a cozinha do casal.

Decoração: Existem inúmeras formas de fazer a decoração do seu chá de panela. Caso você não queria escolher um tema específico para a festa, tente escolher um padrão de cores para a decoração! As cores podem ser as mesmas do casamento ou não. Dessa forma, fica mais fácil para “filtrar” os itens de decoração que serão comprados para a comemoração.

Muitas noivas também optam por usar o motivo central do chá como decoração: a cozinha! Por isso, são espalhados pelo salão espátulas, raladores, panelas e tudo mais, decorados e personalizados para dar um charme à festa. Afinal de contas, por que não? Se você pesquisar bastante, esse tipo de decoração pode sair até mais barato que a “comum” – e com certeza suas convidadas irão amar!

Para quem não quer gastar muito, o DIY é sempre uma ótima opção. No chá de cozinha é só deixar sua imaginação fluir: seja nas comidinhas ou na decoração, com certeza existem inúmeras formas de economizar fazendo as coisas em casa.

Quem convidar?

Tradicionalmente apenas mulheres são convidadas para a festa. Entretanto, muitas vezes o próprio noivo quer participar do seu chá de cozinha e não pode, por conta da regra “girls only”. Por conta disso, diversos casais já aboliram essa tradição: todo mundo é bem-vindo!

Como o chá de panela é um momento um pouco mais íntimo, a maioria das noivas opta por convidar apenas as madrinhas, familiares e amigas mais próximas. Porém tudo depende de você e de como você se sentir confortável! Contudo, fica o aviso: quanto mais convidados, maior será seu chá de cozinha e, consequentemente, maior o investimento!

E, para finalizar, lembre-se: ao convidar alguém para o seu chá de panela, fica subentendido que essa pessoa será convidada para o casamento também. Então, tenha o cuidado de convidar apenas quem já está confirmado na lista de convidados da sua cerimônia!

O que fazer no meu chá de cozinha?

O chá é formado pelas tradicionais brincadeiras e micos. É bem importante que a noiva escolha com cuidado os jogos que deseja ter na sua festa, fazendo apenas aquilo que a deixe confortável. A brincadeira mais famosa é a noiva ter que acertar o conteúdo e quem deu cada presente. Aqui as ideias são muitas!

O ideal é você pedir a ajuda de uma madrinha de confiança. Ela que será incumbida de organizar as brincadeiras da festa, uma vez que elas são surpresa e envolvem testar a noiva! A pessoa designada para a organização deve pensar nas brincadeiras e nos micos, bem como pensar na “logística” de cada brincadeira. Exemplo: se em algum jogo a noiva precisar ser vendada, é incumbência da organizadora providenciar a venda. Mas calma! A gente dá algumas sugestões de passatempos para ter no seu chá:

Imagem e ação: a madrinha organizadora separa vários filmes sobre casamento e escreve seus nomes em um papel. São separados dois times e a cada rodada um time deve tirar um papel. O ideal é que cada um do time tenha sua vez de interpretar. Se o time da vez acertar o nome do filme, ganha um ponto. Se não acertar, o ponto vai para o time adversário. Ao final da brincadeira, o time vencedor deve escolher um mico para o time perdedor!

Adivinhar fotos: a madrinha organizadora deve pedir uma foto de criança de todos os convidados que comparecerão no chá. A noiva terá que ver as fotos e adivinhar de quem é a foto! Se ela a noiva errar a maioria das fotos, deve pagar uma prenda. Se acertar, quem paga a prenda são os convidados!

Vestido de papel higiênico: os convidados são divididos em duas equipes. Cada equipe terá a disposição vários rolos de papel higiênico e deverá escolher alguém do time para ser “a noiva”. As equipes terão 10 minutos para criar um vestido de papel higiênico para a sua noiva. Quando o tempo chegar no final as “noivas” deverão fazer um desfile e a noiva de verdade deve escolher a equipe vencedora!

Quem sou eu (com post-its): cada convidada, na sua vez, deve colar um post-it na testa sem ver o que está escrito nele. A madrinha organizadora pode definir um “padrão” para o que pode ser escrito nos post-its: celebridades, objetos, etc. O objetivo do jogo é cada pessoa adivinhar o que está escrito no seu post-it, fazendo apenas perguntas para os convidados. Detalhe: as perguntas podem ser respondidas apenas com “sim” ou “não”!

O que pedir de presente? 

O pressuposto do chá de panela é que os presentes sejam itens para a sua cozinha. Porém é importante cuidar com a sua lista: ela não pode nem deve ser similar a sua lista de casamento. O ideal é que os presentes do seu chá de panela sejam itens pequenos e mais acessíveis, como miudezas ou decorações. Não se esqueça que as pessoas que estão no seu chá já irão ao casamento e comprarão o presente do mesmo! 

2) Chá bar 

Criado pelos casais que acham bobagem essa história de não deixar os homens irem ao chá de casamento – aqui, está todo mundo convidado! Como esse tipo de festa é relativamente “novo”, não tem muitas regras: cada casal faz do jeito que se sente mais confortável!

Decoração:

Aqui o legal é fazer a decoração bem com cara de “boteco” mesmo! Garrafinhas de cerveja, placas luminosas, cadeiras e mesinhas estilo pub, tudo vale pra recriar o clima de bar no seu chá.  Além disso, por ser uma festa que tem um tema um pouco diferente, muitos casais optam por realizar a festa à noite, ao invés de à tarde, como é a maioria dos casos de chás de casamento.

É legal criar um ambiente mais “íntimo” deixando o ambiente um pouquinho mais escuro: aposte em luminárias e na “meia luz”!

Quem convidar?

O chá bar foi criado justamente para eliminar essa dor de cabeça! Aqui não tem “clube da luluzinha” e você e seu amor podem convidar quem vocês quiserem! Geralmente os noivos que optam por esse tipo de chá convidam os padrinhos e madrinhas, alguns familiares e amigos próximos. Porém, isso fica totalmente a critério de quem organiza a festa: cada um sabe o tamanho da sua celebração e quanto pode gastar.

O que servir?

Para servir, a pedida são comidas parecidas com as servidas em bares mesmo – nada de pratos feitos ou comidas requintadas! A ideia aqui é servir comidas estilo finger foods, de forma que todos possam comer, beber e interagir ao mesmo tempo. Boas ideias são batatas fritas, mini hambúrgueres, salgados de padaria (risoles, empadinhas, brigadeiros..).

Para beber, depende do gosto dos noivos. As bebidas alcoólicas são quase uma obrigação nesse tipo de chá, mas não se estresse em servir uma grande variedade: ter apenas cerveja ou chopp já irá satisfazer seus convidados. É sempre bom lembrar que além disso, é necessário haver bebidas não-alcoólicas. Não tenha medo de servir água e refrigerante: os convidados que não bebem vão te agradecer (e os que beberam demais também!).

O que fazer no meu chá bar?

Para entreter os convidados, além das brincadeiras clássicas, rola fazer jogos envolvendo as bebidas alcoólicas. Outra ideia legal é colocar um karaokê na festa, bem com o espírito de bar mesmo. Seus convidados irão se divertir muito – ainda mais depois de alguns drinks!

O que pedir de presente?

Alguns casais optam por fazer uma divisão na hora de pedir os presentes: as mulheres trazem utensílios para a cozinha, e os homens trazem coisas relacionadas ao bar (copos, bebidas, coqueteleiras, etc). Entretanto, não é incomum o casal manter os pedidos de itens para a cozinha, mantendo apenas o tema da festa como bar.

 

3) Chá de lingerie

Esse é para as noivas que já tem a cozinha montada ou que estão cansadas dos chás tradicionais! O chá de lingerie é composto por diversas brincadeiras e motivos mais “apimentados” – receita certa para a diversão.

Decoração:

Se você quiser uma decoração temática, a chave é se divertir! Você pode se jogar no vermelhão, rosa pink, animal print, plumas, brilhos e decoração estilo pin-up. Quanto mais over, melhor!

Se você não quiser uma decoração tão extravagante, também não tem problema. O que importa é que ela tenha a cara da noiva! Normalmente são utilizados tons de vermelho ou rosa, mas você pode adaptá-los para o que tem mais a ver com você (trocar o rosa pink por um rosa bebê, por exemplo). Além disso, você não precisa necessariamente utilizar o tema da festa na decoração. Uma decoração “padrão” super casa com um chá de lingerie também.

Quem convidar?

O encontro é geralmente composto pelas amigas mais íntimas da noiva. Por conta do teor das brincadeiras, fazer uma festa muito grande ou convidar familiares pode deixar a noiva um pouco desconfortável. Nesse caso, tudo bem deixar algumas tias de fora! Convide apenas quem você se sente confortável para fazer as brincadeiras do seu chá de lingerie.

O que servir?

Para servir às suas convidadas, finger foods são essenciais. Além disso você pode apostar em cupcakes ou docinhos decorados com o tema da festa. A mulherada pira no doce! Uma ideia legal é colocar uma fonte de chocolate para comer com frutas.

O que pedir de presente?

Nesse chá, os presentes são lingeries ou itens relacionados à vida a dois do casal. Afinal, quem sabe vocês não aproveitam os presentes na lua de mel? (Dica: no convite, informe o tamanho ou cores ideais da lingerie para suas convidadas não errarem o presente!)

4) Chá de beleza

Quem não quer um dia no spa com as amigas? Esse tipo de chá é para as noivas que amam passar o dia sendo paparicadas!

O chá de beleza é um chá onde a noiva convida as amigas para passar um dia no spa ou salão de beleza recebendo diversos tratamentos. Hidratação no cabelo, tratamentos de pele, manicure/pedicure, massagens.. aqui as possibilidades são muitas! É uma dia pra curtir muito e fofocar com as amigas.

Decoração:

Como você estará sujeita à infraestrutura do local, é importante pensar bem na decoração. Converse com o(a) dono(a) do lugar onde você fará seu chá (esse é um ponto muuuuito importante!). Fale para o(a) proprietário(a) sobre a sua ideia e peça permissão para colocar algo personalizado no local – não chegue pendurando balões nas paredes sem avisar ninguém! Uma ideia legal é ver se não há nenhum espaço retirado onde você e suas convidadas possam ficar. Dessa forma, vocês podem fazer a festa sem atrapalhar nenhum outro cliente!

O ideal seria não usar nenhuma decoração “fixa” como faixas, balões presos nas paredes, etc. e sim se jogar nas plaquinhas para fotos, robes combinando para as convidadas, etc.

Quem convidar?

Geralmente essa festa é só das meninas! O número de convidadas dependerá do tamanho e disponibilidade do local escolhido (não adianta ter 15 convidadas e apenas um profissional para atendê-las!).

Na maioria das vezes esse tipo de serviço é cobrado por pessoa. Sendo assim, você pode decidir se pagará o valor do pacote para todas as suas convidadas ou se pedirá para que elas arquem com o valor do mesmo. Porém, cuidado: tenha em mente que nem todas as suas convidadas desejam ou tem a possibilidade de gastar em coisas desse tipo. Por isso, é sempre bom manter o diálogo e a mente abertos.

O que servir?

Aqui, mais uma vez, você fica “refém” do lugar escolhido. Muitos salões de beleza ou spas não permitem comidas ou bebidas no estabelecimento. Ou, ainda, se permitem, não possuem infraestrutura para armazenar os alimentos trazidos. 

Por isso, o ideal é levar comidas que não precisem de refrigeração: salgadinhos de padaria são bons candidatos! Importante: leve algo para servir e itens para limpar a bagunça depois! Os funcionários do salão agradecem.

Um item que não pode faltar é a espumante – ela dá todo o clima ao dia! Se for do seu agrado, você pode servi-la em  taças personalizadas. Porém, é como falamos acima: você tem que se assegurar de que tem como mantê-la gelada – nem que leve um balde e gelo de casa!

O que pedir de presente?

Aqui não há regra! Peça de presente o que você sentir mais necessidade ou se sentir à vontade pedindo. Porém cuidado: se suas convidadas terão que pagar pelo dia no spa, fica um pouco chato pedir, além de tudo, um presente. Lembre-se que suas convidadas tem despesas pessoais e não podem desembolsar um valor muito grande para cada evento do seu casamento.

5) Tea party

Que tal honrar o nome “chá” e fazer do seu chá de casamento um tea time de verdade? Reúna suas convidadas e passem uma tarde conversando e bebendo o drink favorito dos ingleses!

Decoração:

Como o espírito da festa é fazer a hora do chá, é legal fazer uma decoração que combine! Aposte em louças bonitas e decoradas, flores e tons pasteis. Capriche nos detalhes como toalhas de mesa, bandejas e guardanapos, pois isso dá todo o toque especial.

Quem convidar?

Aqui isso ficar suuuper ao critério da noiva, porém lembre-se que pode ser que o ambiente seja mais favorável só para as amigas. Afinal, um chá da tarde tem tudo a ver com a combinação amigas + fofocas, não é mesmo?

O que servir?

Aposte em comidas ao estilo delicatessen, que combinem e ornem com clima do chá. O ideal é apostar em algo que não seja difícil de comer (tente evitar comidas como cachorro-quente, por exemplo), para que as convidadas possam ir beliscando enquanto conversam. Docinhos e salgadinhos são a pedida certa!

E ainda, se você quiser dar um ar chiquérrimo ao seu chá, pode se jogar nas comidinhas francesas: croissants, macarrons e tudo o que tiver direito!

Para beber, fica fácil: escolha chás de vários sabores e cuide para ter água quente sempre disponível. Além disso, também é possível optar por ter espumante para fazer um brinde.

6) Chá temático

Com certeza, o mais divertido dos chás! Aqui o legal é encontrar um tema que “une” o casal: um hobby em comum, um filme favorito, um lugar importante, um estilo de música que os dois gostem.. as possibilidades são muitas! O importante no chá temático é fazer todo mundo entrar no clima!

Tudo no seu chá depende de acordo com o tema, da decoração às comidas! Separamos algumas sugestões de temas legais para fazer o seu chá de casamento temático:

  • Alice no País das Maravilhas

  • Havaiano

  • Retrô

  • Festa junina

  • Hollywood

E aí, já sabe como vai ser o seu chá de casamento? Conta pra gente! E não esqueça: ter um site de casamento gratuito pode ajudar muito um casal ao se comunicar com seu convidados!

| 20/06/2018