Baú dos noivos

Como aproveitar o vestido de noiva
depois do casamento

Depois de encomendar e comprar o tão sonhado vestido de casamento, todas as noivas se perguntam "o que vou fazer com esse vestido depois da festa?".

Como aproveitar o vestido de noiva depois do casamento

Não tem como escapar! Depois de encomendar e comprar o tão sonhado vestido de noiva branco, todas se perguntam “o que vou fazer com esse vestido depois da festa?”. Guardar de lembrança? Deixar de herança? Vender?

Se você não se anima em dar um final tão pouco charmoso para a peça mais especial do seu casamento, não se desespere! Criamos esse post para compartilhar dicas bem legais e ideias criativas para você aproveitar o seu vestido depois da festa. Vamos lá?

A tendência do momento: trash the dress

O trash the dress é um ensaio fotográfico pós-festa que tem a intenção de criar cenas divertidas e ousadas, sem medo de estragar o vestido de noiva. Embora o termo em inglês possa sugerir que ao final do evento a peça será transformada em lixo, a ideia é que a noiva perca a preocupação com o vestido, permitindo-se molhar e até sujar. Nos cenários mais diversos, os recém-casados posam dentro do mar, rolando na areia, debaixo de uma cachoeira e, por que não, pintando a casa nova?

O ensaio tem o objetivo de registrar o casal em momentos mais íntimos e informais, sem aquela pose toda das fotos oficiais pós-cerimônia. Tanto é que algumas noivas agendam o ensaio para depois do casamento, ou até na volta da lua de mel.

Caso você esteja alugando seu vestido, não se preocupe: muitas lojas permitem o uso em ensaios trash the dress contanto que a noiva se responsabilize pela integridade da peça e pela lavanderia após as fotos. Se quiser ver um post inteiro dedicado à técnica, clique aqui.

 

Transforme em um vestido de gala

Para as noivas mais práticas, o investimento no vestido de noiva pode ser aproveitado para a criação de uma nova peça. A ideia é transformar o vestido em um novo para ser usada em festas de gala ou black tie.

Se você ainda não encomendou o seu vestido e tem interesse em transformá-lo após a cerimônia, vale a pena conversar com a loja e a costureira responsável para pensar no modelo ideal.

Vestidos tomara que cai ou de alças finas são mais fáceis de serem transformados em outros modelos. Assim como as pérolas podem ser retiradas para diminuir aquela “cara de noiva” da peça. Uma opção interessante é enviar para a costureira diminuir o comprimento e mudar a cor.

No entanto, cuidado com as tinturas! O vestido só pode ser tingido se for feito de um único tipo de tecido. Caso contrário, é possível que cada tecido fique em uma tonalidade diferente, estragando completamente a peça. Uma alternativa é escurecer o vestido com chá, atingindo uma cor vintage que está bastante na moda.

Como aproveitar o vestido de noiva depois do casamento

Crie novas peças

Caso o modelo do vestido não permita que ele seja transformado em um novo, uma opção bacana é utilizar apenas parte dele para criar uma nova peça. O véu e a renda podem ser usados para fazer parte da criação de novos vestidos de festas. Já as pérolas podem ser utilizadas para fazer um colar que vai ser sempre guardado.

Como aproveitar o vestido de noiva depois do casamento

Utilize em outros momentos especiais da família

Utilizar a peça em outros momentos especiais do casal tornam o vestido de noiva ainda mais especial. As opções são muitas e precisam estar em sintonia com o desejo dos noivos. Algumas noivas transformam o véu em um mosqueteiro para o berço do futuro bebê. Outras guardam a peça para utilizar o tecido para as roupinhas de batizado dos filhos.

Caso sua ideia seja deixar o vestido de herança, lembre-se que sua filha pode optar por usá-lo apenas como base de um novo, em vez de utilizá-lo como o modelo original.

Como aproveitar o vestido de noiva depois do casamento

Doe ou revenda

Caso você deseje recuperar parte do seu investimento, pode ser interessante vender o vestido para outras noivas em sites e portais especializados. Para noivas mais desapegadas, a doação é uma excelente ideia para ajudar a levantar renda para uma instituição de caridade que o casal apoie.

A vida útil do seu vestido não precisa acabar após a cerimônia do seu casamento. Escolha uma das nossas dicas e planeje um uso especial para ele! Que outras ideias você conhece para aproveitar o vestido de noiva? Conte para nós nos comentários!

Imagens: vidademamaemoderna.files.wordpress.comwww.preciolandia.comgalleryhip.com e plazilla.com

| 23/01/2015