Como casar no Civil?
Como casar no civil sem ter muitas dúvidas e saber por onde começar? A gente te explica! Diversas noivinhas acabam se confundindo entre as tantas tarefas necessárias. Colocar a mão na massa e aprender todos os passos para o casamento ficar mais tranquilo é quase uma regra. Confira as nossas dicas e aprenda tudo sobre… Ver artigo

Como casar no civil sem ter muitas dúvidas e saber por onde começar? A gente te explica!
Diversas noivinhas acabam se confundindo entre as tantas tarefas necessárias. Colocar a mão na massa e aprender todos os passos para o casamento ficar mais tranquilo é quase uma regra.
Confira as nossas dicas e aprenda tudo sobre casamento civil:
Como casar no civil? – Prepare-se
Antes de explicar o passo a passo de um casamento civil, vamos entender o que este “modelo” de casamento.
Perante ao Juiz de casamentos, os noivos manifestam interesse para se unirem e formarem uma família, assim, serão declarados casados. O casamento civil representa apenas o Estado, então não envolve nenhuma crença religiosa.
Outra coisa legal, é que o casamento civil permite que os noivos escolham casar apenas no Registro, ou seja, uma cerimônia entre eles, o juiz, o escrevente e os padrinhos/testemunhas, ou casarem no estilo diligência, onde os noivos comemoram fora do cartório.
Veja: Saiba mais sobre Gratuidade no Casamento Civil
1° passo: Habilitação de Casamento
A Habilitação de Casamento é o pedido que os noivos fazem ao cartório para averiguar se os noivos estão aptos a casar. O Cartório irá analisar o histórico social do casal, para confirmar que ambos estão livres para ficarem juntos.
Esta solicitação deve ser feita 30 dias antes da data desejada para a cerimônia civil. Neste dia, você escolherá se vai querer comunhão parcial ou total de bens.
LEIA: Saiba aqui a diferença entre comunhão parcial e total de bens
Caso você queira agilizar o processo, leve os documentos necessários no dia do requerimento.
Após a liberação do Juiz, caso não tenha nenhum impedimento social, os noivos estarão aptos a casar dentro do período de 90 dias corridos.
LEIA: Saiba aqui os documentos necessários
2° passo: Agendamento da Cerimônia Civil
Antes de pensar em qualquer outra coisa, pense na data. Escolha o dia ideal e vá até o cartório para marcar.
Não se esqueça que você tem 90 dias para casar! (após a autorização do cartório). Existem dois tipos de cerimônia. Você pode escolher casar dentro do cartório ou fora dele.
- Cartório

Foto: Larissa Aguiar Eidt e André Eidt
É só marcar a data que você quer casar, sendo ela durante a semana ou durante os finais de semana. Você pagará as taxas solicitadas pelo cartório, verá a disponibilidade do Juiz de Casamentos e terá marcado a cerimônia do seu Grande Dia.
- Diligência

Foto: Marcus Berthold
Este estilo é utilizado por casais que sonham em fazer um casamento mais íntimo, sem celebrações religiosas.
Diligência é o casamento feito pelo Juiz de Casamentos fora do cartório, sendo possível você escolher qual será o local do casamento. Buffet, residência, salão de festas, sítio. Você escolhe.
Certifique-se que o Cartório que você está procurando oferece esta possibilidade, caso contrário, entre com o processo de casamento em outro estabelecimento.
3° passo: A Cerimônia
A cerimônia acontece na data agendada com o Juiz de Casamentos, o funcionário do cartório, os noivos e as testemunhas. Após esta cerimônia, o casamento é efetuado e você terá o status social de casada/o.
O que vestir no casamento civil?
Existem muitas opções para vestidos que vocês podem usar no casamento civil. Cada noiva prefere um modelo, o que fica mais confortável para a sua ocasião. Caso seja decidido que será feito no cartório, é indicado um vestido mais simples, como por exemplo, macaquinhos. Se for diligência, escolha o vestido conforme o seu desejo, já que você que escolherá a decoração do Grande Dia.
LEIA: Vestidos para casamento civil.
Se você ficou com alguma dúvida, envie seu comentário ou siga-nos no Instagram @Wedy