Descoberta

Como escolher as cores do seu casamento

As cores do seu casamento pode influenciar toda a festa: a paleta deverá orientar das flores da igreja à decoração da festa, dos convites às lembrancinhas.

Organizar um casamento é uma tarefa deliciosa, mas também cheia de detalhes e verdadeiros desafios. Você pode achar que é fácil, mas saber como escolher as cores do seu casamento pode influenciar toda a festa: a paleta escolhida deverá orientar das flores da igreja à decoração da festa, dos convites à escolha das lembrancinhas. Mas não vale pensar apenas no que está na moda, elas devem refletir o estilo de vida do casal – como todo o casamento aliás, deve ter a cara de vocês. Afinal, este será o dia mais importante da sua vida a dois.

Como escolher as cores do seu casamento

Pense no estilo de vida que vocês têm

Comece então pensando no estilo de vocês: romântico, esportivo, moderno, clássico, ousado, criativo, brincalhão. Sim, porque você pode priorizar cores como o branco e tons de rosa para criar uma atmosfera romântica, de vermelho para um clima clássico, ou cores fortes, como verde, laranja e amarelo se tiver um estilo criativo, brincalhão.  Já para os casais ousados, o casamento em roxo fica diferente, ao mesmo tempo que sofisticado e elegante, e para os atletas alguns tons monocromáticos ficam bem bacanas, como o azul e suas tonalidades.

Outra forma de fazer festa e cerimônia refletirem a personalidade do casal é pensando no seu dia a dia. Como são as roupas que você costuma usar, de cores fortes e contrastantes ou básicas? Se você não usa tons pastéis na sua rotina diária, com certeza não se sentirá bem em uma decoração desse tipo, por mais bonita e suave que pareça para os outros. Opte por tonalidades mais marcantes, que sejam um reflexo do seu jeito de ser.

Use o círculo cromático para fazer as combinações

O círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada por designers, estilistas, decoradores, publicitários e vários outros profissionais que trabalham com imagens para encontrar uma paleta equilibrada. Ela é ótima, por exemplo, para quem quer usar cores mais vivas na decoração, utilizando cores complementares – aquelas que estão diretamente opostas no círculo, como azul e amarelo, por exemplo – ou análogas – que são até quatro cores que aparecem juntas no círculo, como amarelo e laranja ou azul e verde.

Já nos casamentos monocromáticos a dica é brincar com os diversos tons, do buquê à decoração da mesa. Mas não esqueça que, também no grande dia, menos é mais. Assim, não exagere na quantidade de cores para não ficar parecendo uma escola de samba.

Como escolher as cores do seu casamento

Escolha as cores depois de ter acertado o ambiente da sua festa

Você tem duas opções: ou decide a cor da decoração em função do local escolhido ou escolhe o local em função das cores que vocês decidiram. Normalmente a primeira é a mais viável por questões práticas, já que nem sempre é fácil conciliar o local que se quer com a data definida.

Isso porque você pode ser uma noiva tradicional e ter sonhado a vida inteira com muitas flores vermelhas na decoração do casamento, ou achar o máximo da elegância ousada uma decoração roxa, mas se o local da festa tiver paredes terracota, por exemplo, ambas serão um fiasco, porque não realçarão da forma devida. Da mesma forma, se você vai casar em um sítio ou fazenda com muito verde, deve aproveitar a fartura da decoração natural e compor itens que a complementem, assim uma realçará a outra.

Aproveite as cores naturais da estação

Como escolher as cores do seu casamento

Você já reparou que cada estação tem sua cor natural? Alguns tons combinam mais com climas quentes e outros com dias e noites frios. De acordo com isso você deve prestar atenção em alguns detalhes.

Flores – As flores da estação são sempre as mais bonitas, as mais cheirosas e também as mais em conta. Procure saber quais são e busque opções de decoração de acordo com a predominância de cores que apresentam.

Inverno – Na estação mais fria do ano as cores quentes tendem a equilibrar melhor o ambiente, como vermelho, azul escuro ou marinho, e o roxo, por exemplo. Uma combinação que também dá muito certo nessa época do ano é marrom e rosa. O prata também fica muito chic nesses meses frios.

Verão – Já na estação mais alegre, as cores vivas dão o tom certo, como amarelo, laranja, azul royal, verde e tons de rosa forte, como o pink. Você pode escolher uma paleta pastel baseada nessas mesmas cores, o que também fica bem bonito na Primavera. Procure usar as cores da natureza para realçar a alegria da estação.

Básico e elegante: o clássico preto e banco

A dobradinha que não sai de moda no vestuário também já chegou aos casamentos e tem despontado como uma grande tendência. É uma ótima opção para quem faz questão de usar preto sem ficar muito pesado. A combinação está fazendo tanto sucesso que já existem vários acessórios e enfeites próprios para a decoração nesses tons.

Faça da escolha da decoração um momento especial

Muitos noivos acham uma chatice tratar de decoração e consideram esta uma tarefa exclusivamente feminina, mas não tem que ser assim – afinal o casamento é dos dois. Que tal pegar aquela tarde de domingo preguiçosa ou fazer um programa diferente na sexta à noite?

Encomende uma pizza ou separe alguns pedaços de queijo, rodelas de pão e um bom azeite, abra uma garrafa de vinho e chame seu amor para dar uma olhada no Wedy.com, onde vocês vão encontrar várias sugestões e opções de fornecedores, decoradores e tudo o mais que vocês precisam. Nada como ficar juntinho em um clima bem gostoso resolvendo o dia mais importante da sua vida a dois!

Imagens: www.internovias.com.brwww.wen.co.ilpekdek.com.br e hostingessence.com