Recém Casados

Cozinhas: escolhendo eletrodomésticos do fogão à geladeira

Se está montando uma casa nova, é melhor priorizar a compra dos eletrodomésticos começando pela cozinha, que precisará de geladeira e fogão.

Está montando sua lista de casa nova? Confira dicas para escolher corretamente os eletrodomésticos – do fogão à geladeira!

O casamento é uma das etapas mais lindas e empolgantes da história de vida de muitas pessoas. A partir desta ocasião, duas pessoas se unem para compartilhar vários momentos especiais, além de uma residência e várias tarefas domésticas. 

Elas vão limpar, cozinhar, lavar roupa e fazer muitas outras coisas juntos. Mas, para isto, precisarão ter em casa vários eletrodomésticos, como fogões, geladeiras e mais.

Você está por casar ou vai mobiliar uma casa nova? Sabe dizer quais seriam os equipamentos indispensáveis para a ambientação de sua futura residência? 

Calma, vamos lhe ajudar a montar a lista! Selecionamos várias dicas especiais sobre como escolher os itens certos que possam atender tanto o seu gosto quanto o de seu parceira, além das necessidades de ambos! Confira a seguir!

Maria Luisa Mendes

Como escolher corretamente os eletrodomésticos para a cozinha?

Para preparar, servir e saborear bons pratos é preciso ter por perto de utensílios e aparelhos especiais. Para esta aventura gastronômica, têm-se como aliados vários eletrodomésticos. 

Aliás, a importância deles se estende também para a elaboração da decoração da casa, sendo responsáveis pela definição do layout da cozinha. E a decisão sobre quais peças da lista priorizar no momento da compra deve ser do casal!

O que a dupla precisa ter em mente é que cozinha exige praticidade – mais do que todos os cômodos da casa! 

Mas, claro, tem outras questões que devem ser avaliadas no momento de definir os eletrodomésticos para a cozinha. Pra começar o tamanho do ambiente e também o fluxo de circulação de pessoas no local. Quem vai utilizar a cozinha? Quais os seus hábitos? E a maneira como costumam lidar com os equipamentos?

Inside Arquitetura e Design

Se o casal pretende ter filhos e aumentar a família, pode ser que a escolha mais acertada seja adquirir um fogão com mais de quatro bocas e um freezer maior. 

Se eles querem manter uma dieta mais saudável, pode ser legal, talvez, adquirir uma fritadeira elétrica e um mixer. É preciso tentar prever estas necessidades até mesmo antes de elaborar o projeto de decoração e de encomendar os móveis da cozinha.

Mais do que pensar nas necessidades futuras, o casal precisa pensar no que gosta e no que o ambiente pede ou permite. No caso de dúvidas, é fundamental consultar um especialista para avaliar os sistemas. 

Por orientação dos fabricantes, algumas coisas deverão ser ligadas em 110 e outras em 220 volts. Fora os que precisarão de saída de respiro, pontos de água, de gás e de esgoto para o funcionamento.

Vita Arquitetura e Semíramis Alice Arquitetura & Design

Quais eletrodomésticos não podem faltar na sua lista de casa nova?

Percorrendo as lojas é possível se surpreender com o número de opções de eletrodomésticos para casa. Cada aparelho lançado tem uma função específica. A ideia é mesmo facilitar a vida do consumidor! 

Mas, é preciso não se deixar levar pelos modismos ou pelo impulso e priorizar as escolhas levando em conta tudo o que foi dito anteriormente e sem se esquecer da questão ‘custo versus benefício’.

Zuleica Tartaro

Existem coisas que não podem ficar de fora da lista de compras para a casa nova e outras podem ser adquiridas ao longo dos anos, de acordo com a necessidade. O primeiro item que tem que ser citado é o fogão. 

O modelo mais tradicional é o de piso. Mas, há também aqueles que podem ser embutidos em um armário feito sob medida. E, por fim, o cooktop – perfeito para cozinhas pequenas, já que não possui forno.

Para absorver a gordura e a fumaça que sai das panelas, evitando que isto se espalhe para o restante da casa, é preciso instalar uma coifa ou depurador sobre o fogão. 

Estes aparelhos funcionam como filtros, com um design capaz de deixar o visual da cozinha com aspecto mais moderno. Falando especificamente dos equipamentos purificadores de ar, eles são perfeitos – como o próprio nome diz – para renovar o ar da cozinha.

Elaine Carvalho

Já para armazenar os alimentos perecíveis, é necessária uma geladeira – para duas pessoas um refrigerador de até 250 litros é mais do que suficiente. 

Para ajudar no preparo dos pratos, microondas – de 28 a 34 litros é um tamanho bom -; liquidificador, batedeira, processador, grill, panelas elétricas e mais. Outros portáteis interessantes de serem adquiridos também é a torradeira, cafeteira e air fryer.

Máquina de gelo, adega climatizada para vinhos, filtro de água e triturador de alimentos são itens luxuosos, porém considerados supérfluos. Agora, um aparelho top, o desejo de muita gente, é a lavadora de louças. 

A facilidade que ela pode oferecer para o dia-a-dia das famílias é mesmo sem igual – podendo realizar vários serviços. Simboliza uma enorme economia de água e de tempo – que pode ser repassado a outros afazeres domésticos!

Inside Arquitetura e Design
Ana Laura Wolcov

Quais os eletrodomésticos para cozinhas de maior destaque entre todas as novas tecnologias?

Uma cozinha completa precisa de muitos equipamentos. Como dito antes, fogão, geladeira e muitos outros itens são fundamentais para o funcionamento do ambiente e devem estar na primeira lista de compras dos recém-casados. 

E tudo isto não deve ser encarado como despesas, mas como investimento, pois todas as facilidades oferecidas por estes equipamentos só resultarão em boas experiências.

Manoela Lustosa

Claro, muita coisa que as pessoas julgam serem necessárias no dia-a-dia são apenas modismos. Antes de comprar coisas para a casa nova, o casal deve pesquisar muito. 

É bom tomar referências – inclusive opiniões de outros compradores – para saber se aquele aparelho dito tão maravilhoso é mesmo maravilhoso de fato. É frustrante investir dinheiro em algo que não atende as expectativas!

De todos os eletrodomésticos que se pode ter na cozinha, a geladeira é o aparelho com o qual o casal deve ter mais atenção no momento da escolha. Dentre as novas tecnologias, o modelo “side by side” é o que oferece mais benefícios. 

Ele substitui a dupla ‘freezer e geladeira’, contendo filtro de água e máquina de gelo embutido em uma das portas. E ainda tem os modelos ‘inverse’ e ‘french door’, também muito bons!

Fernanda Azevedo Mancini

Outras vantagens trazidas pelas novas tecnologias são a maior resistência e o melhor acabamento dos eletrodomésticos. 

Depois que foram lançados novos modelos de cooktop e de forno independente em inox, muitos outros aparelhos passaram a ser oferecidos em um acabamento esteticamente mais atraente. Os velhos fogões caramelos e geladeiras brancas ficaram, enfim, no passado.

Suzana Knobel

Agora, apesar de tudo, tem gente que não consegue apreciar os eletrodomésticos em inox. Elas sustentam a ideia de que estas peças arranham mais facilmente ou que não combinam com as decorações mais tradicionais – mito. 

Mas, foi pensando nessa gente que os fabricantes resolveram lançar aparelhos mais coloridos, com um visual bem retrô – como é o caso da linha americana ‘Kitchen Aid’.

De fato, os novos eletrodomésticos são mesmo incomparáveis! E você viu vários exemplos muito interessantes de composições de decoração para cozinhas. Inspire-se neles e comece a montar sua cozinha agora mesmo.

Essas dicas de como escolher eletrodomésticos foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 11/09/2019