Descoberta

Dicas de como escolher o cardápio
para um casamento no inverno

A estação do ano é decisiva para quase todas as etapas do planejamento de uma festa de casamento, desde a escolha dos trajes dos noivos até os pratos que serão servidos durante a recepção. No inverno, por exemplo, nosso organismo precisa de mais energia para se manter aquecido e, por isso, a fome costuma ser… Ver artigo

A estação do ano é decisiva para quase todas as etapas do planejamento de uma festa de casamento, desde a escolha dos trajes dos noivos até os pratos que serão servidos durante a recepção. No inverno, por exemplo, nosso organismo precisa de mais energia para se manter aquecido e, por isso, a fome costuma ser maior do que em outras estações.

Se você pretende se casar na estação mais fria do ano, precisa tomar uma série de cuidados para manter seus convidados confortáveis, quentinhos e satisfeitos durante toda a festa. Pensando a respeito desse assunto, reunimos algumas sugestões de comidas e bebidas que com certeza vão fazer bonito no cardápio para um casamento. Não deixe de conferir!

Cardápio para casamentos no inverno

Entrada

Caldos, sopas e cremes

Para receber seus convidados com um pouco do calor, uma boa sugestão é oferecer caldos, sopas e cremes bem encorpados logo na entrada. Não deixe de conferir se o buffet disponibiliza esse tipo de prato em rachauds, para que não esfriem facilmente. Já para garantir um pouco de charme, disponibilize pequenas tigelas de barro ou de louça branca para quem quiser se servir.

298633d3db51828dd7707fedd776531b

Tábua de frios

Um verdadeiro clássico do inverno, a tábua de frios também é uma grande alternativa de entrada para as festas de casamento que acontecem durante a estação mais fria do ano. Por isso, capriche na variedade de queijos, salames, azeitonas, pepinos, pães, patês e outros tipos de pastas. Para harmonizar, ofereça um bom vinho.

tábua de frios

Pratos principais

Carnes

Nessa época do ano, carnes de sabor acentuado são as mais indicadas como pratos principais em festas de casamento. Algumas sugestões interessantes são a vitela, o cordeiro e a picanha. Outra ideia que combina com o inverno é o escondidinho de carne seca, que costuma agradar dos paladares mais simples aos mais sofisticados.

carnes

Massas

Massas não costumam faltar em buffets de casamento em qualquer época do ano, mas é no inverno que elas podem ser melhorar exploradas. Variedades da culinária italiana, recheadas com diferentes tipos de carnes ou vegetais, acompanhadas de molhos à base de queijo… Aqui, o limite é o seu paladar. Escolha mais de uma opção e delicie os seus convidados!

Massas

Bebidas

Vinhos

Para muitas pessoas, o inverno é a estação ideal para a degustação de vinhos, especialmente se forem variedades produzidas com uvas do tipo tinto. Portanto, para fazer com que seus convidados se sintam aquecidos e harmonizar o menu da sua festa de casamento, ofereça vinhos encorpados e de boa qualidade. Na hora do brinde, não se esqueça do tradicional champagne.

Vinho Tinto

Chás e café

Que tal oferecer algumas opções de chás ou um bom café após a refeição principal? Com certeza, este pequeno detalhe vai conquistar em cheio boa parte dos convidados, especialmente se a sua festa de casamento for realizada durante o dia. O mais interessante é que a escolha dos sabores de chá que serão oferecidos pode refletir os gostos do casal.

Café e Chá

Sobremesas

Chocolate

No cardápio de sobremesas não dá para faltar chocolate, certo? E o melhor é que esse doce é extremamente versátil, o que deve contribuir bastante para a personalização do buffet da sua festa de casamento. Então, anote algumas das nossas sugestões: trufas, cupcakes, bolos, macarons, brigadeiro de panela, fondue, bombons, cookies e brownies.

Naked Cake de chocolate

Tortas

Que tal finalizar o menu com deliciosas opções de tortas quentinhas? Mais uma vez seu paladar é o limite, porque as opções são bastante variadas. Dá para começar com chocolate, passar por alguns dos diferentes tipos de nozes e finalmente chegar em frutas como a maçã, a pera, a cereja e o morango. Com certeza será difícil escolher uma só!

E você, que pratos recomenda para o cardápio de um casamento no inverno? Deixe o seu comentário.

Imagens: Pinterest

|