Planejamento

Como escolher o fotógrafo de casamento ideal?

Um dos detalhes mais importantes do casamento é o registro de todas as memórias que acontecerão neste dia tão especial, ou seja: as fotografias. Se você perguntar às noivas que conhece, muitas vão dizer que o item mais importante é o vestido, outras o buffet, mas, com certeza, muitas delas vão dizer que a fotografia… Ver artigo

Como escolher fotógrafo de casamento Como escolher fotógrafo de casamento

Um dos detalhes mais importantes do casamento é o registro de todas as memórias que acontecerão neste dia tão especial, ou seja: as fotografias. Se você perguntar às noivas que conhece, muitas vão dizer que o item mais importante é o vestido, outras o buffet, mas, com certeza, muitas delas vão dizer que a fotografia é um dos itens da festa no qual você deve investir. Por isso, a escolher o fotógrafo ideal é uma tarefa das boas!

 

Mas pagar caro por um fotógrafo de casamento é o suficiente para garantir que o seu álbum será incrível? A resposta é não. É claro que os melhores profissionais do mercado cobram um preço elevado por seus serviços (nada mais justo!), mas muito do que vai ficar registrado depende também de você e por isso preparamos esta lista com dicas para escolher o fotógrafo ideal para seu casamento. Confira!

 

fotógrafo de casamento

Foto: Caroline Müller

 

Defina qual é o estilo de fotografia do qual mais gosta

 

Antes de entrar em contato com um fotógrafo de casamento, é importante saber qual é o estilo de fotos que pretende ter em seu álbum de casamento, pois isso pode ajudar a restringir as opções. O primeiro a ser considerado é se você gosta de fotos clássicas (registros posados e planejados) ou fotos espontâneas (muitas vezes tiradas sem que os noivos e convidados percebam). Depois disso, é hora de definir se quer efeitos, montagens e quais serão cores (coloridos, sépia ou preto e branco).

 

Defina qual vai ser seu orçamento para as fotos

 

Pense em quanto do seu orçamento total você quer reservar para o fotógrafo e tenha em mente que profissionais renomados e equipamentos de última geração costumam custar mais. Foque na qualidade e não na quantidade.

 

fotógrafo de casamento

Foto: Caroline Müller

Analise o portfólio do profissional

 

Muitos fotógrafos de casamento disponibilizam seu portfólio na internet e você já pode começar o trabalho a partir desta análise. Após selecionar alguns profissionais, você pode marcar uma visita e conferir o material pessoalmente, peça para ver álbuns completos e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o serviço.

Aproveite este momento para fazer muitas perguntas, tais como: quantas fotos estão incluídas no pacote? O preço já inclui o álbum? Quantas montagens e ampliações serão feitas dentro do pacote? Por quantas horas ele permanecerá na cerimônia/festa? Quanto custa a hora extra? Quais são as formas de pagamento e prazo para entrega?

 

 

Elabore um bom o contrato

Quando finalmente decidir quem será o fotógrafo do seu casamento, é hora de formalizar tudo por contrato, com informações completas e deveres do contratado e do contratante. Não se esqueça dos valores, formas de pagamento, prazos, horário do serviço e cláusulas de rescisão.

 

Deixe que o fotógrafo conheça os detalhes da cerimônia

 

Tudo oficializado por contrato? Então é hora de começar a planejar o registro deste dia tão especial! Reserve tempo para contar a ele cada detalhe de seu casamento: horário, cerimônia, tipo de recepção e festa, quem são os convidados, como será a decoração e o cerimonial. Não deixe nenhuma informação faltar! Quanto mais detalhes ele souber, mais perto vai estar de fazer as fotos de seus sonhos.

fotógrafo de casamento

Foto: Caroline Müller

 

Faça uma lista das fotos essenciais

 

Deixe registrado por escrito quais são as fotos das quais não abre mão. Nesta lista vale inserir as fotos com a família, a foto com o bolo, com os padrinhos, com as daminhas e pajens e a hora do buquê, por exemplo. Garanta que ele tire mais de uma foto de cada momento para ter opções na hora de montar o álbum.

 

Considere fazer uma sessão prévia

 

Muitas noivas gostam de convidar o mesmo fotógrafo do casamento para registrar as festas que antecedem o grande dia. Esta é uma boa oportunidade para se familiarizar com o profissional e para que ele também já sinta o estilo do casal e consiga tirar o melhor proveito. Você pode convidá-lo a fazer o ensaio de fotos para exibir no dia do casamento, a festa de noivado e até mesmo o chá de cozinha ou chá bar. Vocês se sentirão mais à vontade e a afinidade é um elemento importantíssimo para garantir fotos lindas, afinal, ele estará com vocês o tempo todo!

 

Foto: Caroline Müller

 

Tenha um plano B

Considere ter mais de um fotógrafo de casamento na festa, ainda mais se o número de convidados for muito grande. Assim, você garante que todos os momentos serão registrados e, em caso de emergência, não ficará na mão.

 

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário e continue acompanhando o blog Wedy.com!

|