Assuntos diversos

O coronavírus está afetando o seu casamento? Saiba o que fazer

Vai casar? Saiba como a disseminação do coronavírus pode afetar o seu casamento e o que fazer neste momento de incertezas.

Designed by Prostooleh / Freepik

A evolução da epidemia do COVID-19 no Brasil está afetando a rotina e o planejamento de muitos brasileiros. Se você está organizando o seu casamento, pode estar se perguntando como o surto de Coronavírus pode afetar o evento do seu Grande Dia e quais as medidas a serem adotadas neste momento. 

Nós da Wedy somos especialistas em casamentos e temos como missão auxiliar vocês, noivas e noivos, durante toda a jornada do casamento, tornando essa experiência ainda mais fácil e prazerosa. Por isso, sabendo dos possíveis transtornos causados pelo desdobramento desta pandemia, reunimos algumas informações para auxiliar vocês nas tomadas de decisão neste momento de incertezas.

O que sabemos até o momento

Segundo o Ministério da Saúde, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, e a transmissão do vírus ocorre de pessoa para pessoa, pelo ar ou pelo contato com superfícies contaminadas por secreções – tosse, espirro ou catarro.

O primeiro caso da doença foi registrado em Dezembro, na China e no último dia 11 de Março a Organização Mundial da Saúde classificou a doença causada pelo Coronavírus como uma pandemia, o que significa que o vírus já está presente nos quatro continentes do mundo.

O Brasil está em uma fase importante de prevenção contra o vírus, em que medidas de contenção de aglomerações e isolamento social visam desacelerar o contágio da população, para que nossa estrutura de saúde seja capaz de atender quem necessita.

O decreto realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e a rápida disseminação do vírus fez com que no último dia 13 de Março, o Ministério da Saúde passou a recomendar algumas medidas restritivas, entre elas:

  • O isolamento de 7 dias para quem está retornando de viagens internacionais;
  • Restrição de locomoção em locais públicos e com grande aglomeração de pessoas para idosos e gestantes;
  • Adiamento da realização de cruzeiros turísticos;
  • Cancelamento ou adiamento de eventos que reúnam uma aglomeração de mais de 100 pessoas;

E o meu casamento?

O momento é de muitas incertezas, por isso, a principal dica é estar atento às recomendações dos governos e órgãos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde

Apesar das orientações do Ministério da Saúde, até o momento no Brasil não foram suspensas ou proibidas à realização de eventos como o casamento. Porém, é importante que o casal se mantenha informado com as governanças locais a fim de prever e agir caso alguma mudança afete a realização do evento, sabendo que também é de responsabilidade dos casais pensar na própria segurança e dos seus convidados.

Abaixo, separamos algumas das principais dúvidas e dicas para os casais que terão seus casamentos afetados pela pandemia:

1. Devemos cancelar?

Sabemos que essa é uma questão bastante delicada, já que organizar o grande dia envolve muito planejamento, emoções e expectativas. No entanto, vale a pena ponderar os riscos aos quais noivos e convidados estarão expostos. Se adiar o evento for uma possibilidade para o casal, essa decisão irá contribuir não só com sua saúde e de seus convidados como da sociedade como um todo!

2. Espere e informe-se dia-a-dia

Se o seu casamento não vai acontecer dentro dos próximos dias, a melhor dica é esperar e informar-se dia-a-dia sobre os avanços do vírus. Estamos vivendo um momento incerto e o cenário pode mudar muito de um dia para o outro, por isso, esteja atento às informações das autoridades.

2. Converse com os seus fornecedores

Neste momento, não apenas os casais mas também os fornecedores dos mais diversos setores estão atentos aos possíveis desdobramentos do avanço do Coronavírus, por isso, converse com eles a fim de obter informações claras e honestas sobre a melhor forma de agir.

3. Avalie todas as possibilidades

Ainda que não existam orientações severas para o cancelamento de eventos, em caso de reagendamento da data da celebração, é possível que nem todos os fornecedores consigam realizar um reembolso total. Isso dependerá da política de cada fornecedor e do contrato que você assinou. 

Considere a logística, o planejamento e as características do seu casamento na hora de tomar a melhor decisão.  Além disso, estamos no verão e no calor o vírus tende a ter mais dificuldade em se propagar. Por isso, casamentos ao ar livre são os mais recomendados, já que a luz e a ventilação são cruciais para diminuir a transmissão viral.

4. Minha lua de mel será afetada?

Se você tem viagem marcada para o exterior dentro do próximo mês, possivelmente sim. O que se sabe até o momento é que muitos países estão fechando as suas fronteiras e limitando a entrada de estrangeiros.

Para voos nacionais, no último sábado (14) o Ministério da Justiça e Segurança Pública recomendou às companhias áereas que o consumidor possa remarcar sem custo as viagens de turismo dos próximos 60 dias. Apesar de não ser um decreto, as companhias aéreas estão, até o momento, estudando as medidas a serem adotadas.

Por isso, o ideal é buscar informações atualizadas sobre a situação do seu destino diretamente através dos canais da companhia aérea. 

5. Precauções para o dia do casamento

Em cuidado às pessoas mais suscetíveis a serem infectadas pelo vírus, o ideal é que convidados idosos ou com imunidade não compareçam ao evento. Disponibilize lenços descartáveis e álcool gel na sua festa. Além disso, converse com seus fornecedores para checar as medidas higiênicas que eles irão adotar, principalmente o fornecedor responsável pelo menu da festa.

6. Fale com a Wedy

O casamento é um dos momentos mais aguardados na vida de um casal e entendemos o quão frustrante pode ser ter de realizar alguma mudança às pressas. Se precisar de alguma ajuda, nossa equipe está à disposição para solucionar dúvidas e ajudá- los nesse momento tão delicado. Entre em contato pelo telefone 0800-777-9020, por nossas redes sociais (Facebook ou Instagram) ou pelo chat da plataforma. Seguimos trabalhando para auxiliar vocês a realizarem seu casamento perfeito!

Informações de contatos para noivos, convidados e fornecedores: https://site.wedy.com/contact.html

| 16/03/2020