Cortejo de casamento: como deve ser a entrada e a saída?

Você está com dúvidas de deverá ser ordem da entrada e saída ou o cortejo de casamento? Vamos tirar todas as suas dúvidas nesse post!

Durante os preparativos do casamento, é super comum que surjam dúvidas quanto à organização das entradas e saídas. Por ser uma parte mais formal da cerimônia, as noivinhas têm medo de errar no cortejo de casamento, especialmente quando não contam com a assessoria de um cerimonialista. Mesmo quando o matrimônio não tem tanta pompa e circunstância, muitas dúvidas surgem na montagem do roteiro do casamento.

Para te nortear nesse processo e te ajudar a decidir como organizar o cortejo do seu casamento, preparamos algumas dicas e vamos dividir informações importantes com você. Continue lendo nosso artigo e descomplique a tarefa de organizar o cortejo. Vem coma gente!

Quem fica de cada lado do altar?

Nas cerimônias clássicas, o lado direito é destinado ao noivo, seus padrinhos e familiares, enquanto o lado direito é reservado para a noiva, seus familiares e padrinhos. Na maioria dos casamentos, o noivo aguarda a noiva no altar, mas não é uma regra imutável. Outro dia vimos relato de uma noiva que, em gratidão ao noivo que te deu muita força durante um tratamento contra o câncer, decidiu fazer uma surpresa e esperar seu amor no altar. Não é usual, mas é muito válido.

Qual é a ordem de entrada do cortejo?

Na verdade, não há uma ordem específica de entradas para seguir, mas existem duas possibilidades básicas de organização do cortejo. Vejamos:

Noivo antes de todos: No cortejo mais tradicional, o noivo deve ser o primeiro a entrar, acompanhado de sua mãe ao lado esquerdo. Em seguida vem o pai do noivo com a mãe da noiva também ao lado esquerdo, os casais de padrinhos da noiva e os casais de padrinhos do noivo de forma intercalada, as daminhas e pajens e, por fim, a noiva com o seu pai.

Padrinhos primeiro: Como os padrinhos são testemunhas do casamento e, muitos noivos acreditam que eles devem presenciar toda cerimônia, há uma ordem de cortejo cuja a entrada dos padrinhos e madrinhas ocorre primeiro. Nesse caso, os homens devem dar o braço direito às mulheres. Os padrinhos da noiva e do noivo podem entrar de forma alternada. Depois deles, vem a mãe da noiva com o pai do noivo, o noivo com sua mãe, as damas e pajens e a noiva com seu pai do lado esquerdo.

Como deve ser a saída do cortejo?

Ao término da cerimônia, o noivo deve dar o braço direito à noiva, que trocará o buquê de mão e dará início à saída. Os demais integrantes do cortejo devem sair na ordem inversa à entrada. Por exemplo, se as damas e pajens entraram antes da noiva, agora elas sairão depois do casal, sendo seguidas pelos padrinhos e pais. Por falar em pais, na saída a mãe do noivo sai com o pai do noivo e o pai da noiva sai com a mãe da noiva. A saída também é parte da celebração, portanto, é indispensável que os integrantes saibam a importância de manter a postura e reverência também nesse momento.

É possível inovar no cortejo de casamento?

Sim, por que não? A cerimônia deve dialogar com o estilo do casal e precisa ter a cara dos noivos, portanto, se eles são mais despojados e não gostam de tanta formalidade, é possível alterar a ordem das entradas, simplificar o cortejo e inovar na cerimônia. Especialmente em matrimônios ao ar livre, fica incrível montar roteiros mais básicos, sem tantas entradas. A saída também pode ter um toque especial, com bolas de sabão, corredor de padrinhos aplaudindo os noivos ou segurando sparkles.

Como deve ser a trilha da cerimônia?

As músicas que embalarão a cerimônia precisam ter a ver com o casal e com o momento. Versões clássicas instrumentais são as que fazem mais sucesso nas cerimônias, mas há casais que preferem que sua trilha seja composta por MPB, incluindo clássicos românticos, como “Eu sei que vou te amar”. Existem também os que optam por trilhas internacionais e, na hora da entrada dos padrinhos, apostam em letras que remetem à amizade. Só tem um detalhe: algumas igrejas possuem listas com músicas autorizadas, na maioria das vezes, sacras. Cheque se a música que você quer na cerimônia pode ser executada na igreja escolhida.

Dicas para  acertar na organização do cortejo

  • Durante os preparativos, pense com antecedência sobre o cortejo de casamento e defina juntamente com o cerimonial qual será a ordem de entradas para evitar confusões no grande dia. Se você planejar com antecedência, certamente minimizará as chances de imprevistos.
  • Se desejar e se for possível, agende um ensaio  com os padrinhos, pais, damas e pajens. Isso pode contribuir para que tudo corra bem na cerimônia, mas evite ensaios muito longos e sérios para não prejudicar a naturalidade e emoção do momento. Esse ensaio deve servir mais para instruir os integrantes do cortejo, combinar os lados e a ordem, além de tirar dúvidas a respeito da altura do buquê, velocidade da entrada, posição da mão, entrega da noiva pelo pai ao noivo, etc.
  • Não há a necessidade de anunciar o cortejo. Não existe tradição ou regra específica que diga para tal anúncio ser feito. De modo geral, quando a música começa, isso já é um indício que o cortejo nupcial irá iniciar.
  • Elementos criativos, como placas e sinos para avisar que a noiva vai entrar são permitidos, desde que combinem com o estilo do casamento.
  • Quando a noiva chegar ao altar, a noiva deve ir em sua direção, cumprimentar o pai da noiva apertando a mão dele com firmeza e, em seguida, dar o braço esquerdo à noiva. Exatamente nesse momento ela deve trocar o buquê de mão.
  • É indispensável que haja uma pausa entre as entradas para que o corredor fique livre. Isso favorece a organização da cerimônia e facilita o trabalho dos fotógrafos.
  • Em caso de cerimônias religiosas com efeito civil, conte com a assinatura do livro durante a programação.
  • Finalizada a cerimônia, após a saída,  a noiva deve cumprimentar a família do noivo e o noivo deve cumprimentar a família da noiva. Depois, cada um deve cumprimentar os próprios familiares.

E aí, você gostou do nosso artigo? Essas informações vão te ajudar na organização do cortejo da sua cerimônia? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Compartilhe as suas opiniões com a gente através dos comentários. Até a próxima e fique de olho nas novidades do nosso blog!