Recém Casados

Decoração Clean: deixe seu quarto muito mais bonito, com menos!

As decorações clean são práticas e agradam muitas pessoas. Elas podem ser uma boa solução para quarto de casal e outros ambientes. Descubra.

Quarto de casal com decoração clean, paredes brancas, teto e chão cimentados e cama com colcha branca e almofadas em tons escuros. Buji Decoração Reuso

Visualize em sua mente uma casa toda pintada em cores claras. Seus móveis, como criado-mudo, também apresentam cores neutras. Nada pesa aos olhos. Tudo parece suave, tranquilo, limpo e claro. 

Então, você se sente relaxado e consegue descansar, finalmente, o seu corpo e mente. Como você chamaria uma residência como esta? Monótona? Ou incrivelmente saudável e cheia de energias positivas?

Quarto de casal com cores claras e decoração clean, cabeceira estofada neutra e almofadas com estampas.
Shiroma e Montemór Colab Decor

Precisamos concordar que o mundo anda conturbado. Recebemos tanta informação lá de fora, mas não quer dizer que isto seja sempre algo ruim, pelo contrário. 

É importante aprendermos com a vida e sermos estimulados o tempo todo a mudar os nossos destinos, conceitos, pensamentos e ações – desde que para melhor, claro. Agora, quando chegamos a casa, podemos querer desacelerar um pouco e simplesmente relaxar.

Pois neste texto vamos lhe apresentar uma alternativa de decoração que combina com tudo isto que dissemos anteriormente. Sabe qual é? A decoração clean. Saiba mais sobre ela a seguir.

Quarto em cores claras com detalhes em verde, roupa de cama branca, com almofadas estampadas, uma escrivaninha e iluminação clara.
Rico Mendonça

Quais as principais características da decoração clean?

Decorações em estilo clean podem ser muito bonitas e sofisticadas. Além disso, diferente do que muita gente pensa, ambientes neste estilo também podem apresentar um visual bastante atrativo. 

Fora que esta é uma decoração com características que tornam os ambientes mais práticos. É o simples sem ser simplista. O moderno sem ser pobre. Um modelo que pode muito bem agradar todos os tipos de pessoas.

Cômodos decorados no estilo clean parecem ser visualmente maiores e mais frescos. De algum modo, a circulação das pessoas nesses ambientes, assim como o percurso das energias, parece mais fluida.

Tudo é fácil de limpar, e a manutenção também não é nada complicada. Poucos elementos já conseguem preencher completamente o espaço. Então, há economia de custos e otimização de espaço.

Quarto de casal com decoração minimalista e neutra.
Vilaville Arquitetura

Como aplicar decoração clean?

Agora, vamos entender como aplicar a decoração clean dentro de casa. Se você está montando um imóvel pela primeira vez, pode ser que goste destas ideias. Pois bem, o estilo clean não é muito complexo, qualquer um pode entender. 

Pra começar, as cores de fundo destes ambientes são bem suaves. Na maioria dos projetos, é utilizado o branco, bege, gelo, palha e tons off-white.

Os elementos que compõem as decorações clean, de um modo geral, costumam apresentar linhas retas e também cores claras ou estampas de madeira natural.

O piso também, muitas vezes, é em madeira, mas pode aparecer também ser em carpete ou pedra clara e cimento queimado. E é a combinação destas coisas com o pano de fundo que, certamente, faz as pessoas sentirem sensação de aconchego nos ambientes neste estilo.

Quarto com decoração clean em tons claros e almofadas em crochê.
Oliva Arquitetura
Quarto bem iluminado, com persiana branca, mesa de cabeceira em marcenaria e vaso de planta.
Lili Giudice

Como dissemos antes, num primeiro momento, a decoração neutra até pode parecer sem graça. Mas há jeitos de equilibrar as coisas. 

O trabalho de iluminação dos ambientes, por exemplo, pode ajudar bastante na questão. Lembrando que os fachos de luz são capazes de criar diferentes efeitos visuais, de provocar ilusões e destacar recantos especiais das propostas.

Mas para “quebrar” um pouco da linearidade da decoração clean, podemos recorrer também aos espelhos ou objetos espelhados.

Às plantas, que sempre contribuem positivamente para qualquer composição decorativa. E, por fim, aos elementos em cores vivas. Estes devem ser usados com cautela, em pequenas doses dentro dos cenários – sendo só marcadores visuais.

Quarto de casal com decoração clean, paredes brancas, teto e chão cimentados e cama com colcha branca e almofadas em tons escuros.
Buji Decoração Reuso

Como criar uma decoração de quarto em estilo clean?

Neste último tópico, vamos nos deter a falar das decorações de quartos. Pois bem, elas também podem ser desenvolvidas no estilo clean. Aliás, estes ambientes têm tudo a ver com estilo clean. 

Afinal, o que queremos deles é uma atmosfera agradável, que nos forneça condições para um bom descanso e uma ótima noite de sono. E as cores, formas e texturas do estilo clean podem contribuir para isto.

Quarto de casal com decoração clean em tons pasteis.
Bianchi & Lima Arquitetura
Quarto com TV, rack em marcenaria e persiana branca.
Lili Giudice

Então, você pergunta: como personalizar uma decoração de quarto em estilo clean? Através dos detalhes. Primeiro você deve escolher móveis com as características que descrevemos anteriormente. 

Para dar um charme a mais no cenário, colocar, ao lado da cama, um criado-mudo em um design especial – talvez até espelhado. A cabeceira pode ser almofadada. Já o roupeiro e o gaveteiro podem vir com frisos ornamentais nas portas.

Para finalizar esta decoração, pense em colocar pequenos chamarizes no cenário que atraiam o olhar. Pode ser um conjunto de almofadas e uma manta sobre a colcha da cama. Podem ser abajures sobre as mesinhas de cabeceira. 

O conjunto tapete e cortina. Algumas prateleiras ou um painel para TV. Pequenos quadrinhos. Ou objetos menores – preferencialmente em mesmo tom – espalhados sobre as bancadas. O que preferir.

A decoração em estilo clean cabe no bolso de toda pessoa. Você também pode utilizá-la na ambientação da sua casa. Por que não experimentar?

Quarto com decoração clean, papel de parede listrado e cortina de tecido claro.
Ana Paula Briza
Quarto elegante, com decoração em tons de bege claro e cortina branca de tecido.
Isabel Leite Arquitetura e Interiores

Essas dicas de decoração clean foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 22/10/2020