Recém Casados

Casa nova: dicas especiais sobre como inovar na decoração da sala de estar

Está prestes a se mudar para uma casa nova, seja sua ou alugada? Pode estar precisando de dicas sobre com decorar a sala de estar! Confira!

A sala de estar é só o ponto de partida para quem começa a ambientar uma casa nova. Normalmente, recém-casados até gostam de investir mais dinheiro nesse setor do imóvel.

Isso porque eles sabem que é nele que vão receber seus familiares, amigos e outros convidados. De fato, a convivência social é bastante importante e valorizada nesse começo de vida à dois.

O processo de decorar uma casa nova é lento, ou seja, não é feito da noite para o dia. E mesmo que a pessoa esteja apenas iniciando, pode-se perceber certa preocupação com a imagem.

Afinal, há um desejo de passar uma mensagem positiva, calorosa e receptiva para aqueles que adentrarem em seu lar. O casal quer que todos saibam que são bem vindos!


Tetriz Arquitetura e Interiores – https://www.vivadecora.com.br/foto/156426/sala-de-tv-em-preto-e-branco-com-quadro-no-sofa

Por isso, mesmo que não se tenha muito dinheiro disponível para gastar com peças caras, há como buscar meios de inovar na decoração da sua sala de estar.

Sim, é possível, somente por meio da criatividade, encontrar boas respostas sobre como deixar esse ambiente mais amplo, claro, alegre e harmonioso.

Este post vai te dar dicas simples e te inspirar a deixar sua casa com uma aparência bonita e atual.

Confira!


Lucia Wjuniski – https://www.vivadecora.com.br/foto/164136/sofa-creme-e-quadro-abstrato

1- Se os ambientes da sua casa são muito pequenos

É possível que seu primeiro imóvel tenha dimensões reduzidas. Nesse caso, a decoração de sua casa tem que ajudar a dar uma impressão oposta, de que os espaços são mais amplos – ou, pelos menos, maiores do que realmente parecem.

A primeira coisa que se deve fazer é apostar nas cores mais claras, tanto para os móveis e ornamentos quanto para os revestimentos de paredes e pisos.


Juliana Matalon – https://www.vivadecora.com.br/foto/179632/estar-e-cozinha-integrados

Na sala, você pode usar e abusar dos espelhos, objetos brilhantes e das transparências para tentar duplicar a área livre do ambiente.

Mas o que, de fato, vai ajudar a otimizar o espaço são os móveis multifuncionais. Por exemplo, sofás modulados, pufes no lugar de mesas de centro, bancadas de refeições extensíveis, estantes com painel para TV giratório, e muito mais.


Très Arquitetura – https://www.vivadecora.com.br/foto/144688/salas-integradas-com-revestimento-de-tijolinho e Renata Cáfaro – https://www.vivadecora.com.br/foto/157291/sofa-branco-e-piso-de-madeira

2- Se as paredes da sua sala apresentam revestimento à vista

O seu primeiro lar pode ser alugado, sem problemas. Muitos imóveis antigos apresentam paredes com revestimento à vista. Em alguns casos, o proprietário autoriza que seja feita uma pintura de tinta por cima do material.

Superfícies em tons claros podem deixar a casa um tanto quanto monótona. Aí é melhor usar um tom mais escuro nas maiores peças da sala e dar alguns toques de cor através dos enfeites.


Livia Dalmaso – https://www.vivadecora.com.br/foto/166979/parede-com-cimento-queimado-es-ofa-azul-bebe e SP Estudio – https://www.vivadecora.com.br/foto/168001/parede-com-tijolinhos-brancos-e-tapete-cinza

Agora, se pelo menos uma das paredes da sua sala é revestida de um material escuro, como um tijolo aparente, por exemplo, aí a regra é outra.

Você pode, talvez, usar esta superfície como forma de criar um grande painel de fundo para a TV. E, depois, usar todo o resto em tons claros, alegres e vivos para contrastar.


Andrea Fonseca – https://www.vivadecora.com.br/foto/146882/sala-de-tv-com-almofada-estampada-e-canto-alemao

3- Se você aprecia peças de design mais arrojado

Se você não tem medo de ousar, invista em peças de design mais arrojado para inovar na decoração de sua sala de estar. Vala-se de móveis construídos com materiais diferentes, como peças em madeira de demolição.

Ou então aquelas assinadas por artistas iniciantes – que, independente de cobrarem mais barato pelo seu trabalho, possuem um grande potencial.


SP Estudio – https://www.vivadecora.com.br/foto/168627/tapete-de-chevron-e-rack-azul e Pietro Terlizzi – https://www.vivadecora.com.br/foto/172671/tapete-geometrico-azul-com-branco

4- Se você tem itens de família que deseja reaproveitar

Se você herdou uma peça antiga, de valor sentimental ou estético, não jogue fora. Avalie se a mesma não pode ser integrada à decoração da sala nova. Ela pode ser resistente e durável e ter um visual muito bonito.

Por isso, seria um erro descartá-la tão rapidamente, sem uma avaliação prévia. Talvez possa ficar até mesmo em destaque no cenário, contrastada com itens de estilo, cor e textura opostos.


Antonio Armando de Araujo – https://www.vivadecora.com.br/foto/166933/moveis-claros

5- Se os móveis e ornamentos que comprou são neutros demais

Você já teve a despesa de comprar ou alugar uma casa nova, mas ainda falta mobiliar os ambientes. Nesse ponto, pode ser que o orçamento esteja mais apertado do que se gostaria.

Daí, entre o conforto e a estética, você acaba optando pelo primeiro. Então, compra peças baratas, simples e neutras. E ao montar o cenário, percebe que a sala está sem graça. O que fazer?

Tem duas coisas que se pode fazer para deixar a sala de estar mais atrativa.

  • Primeiro, investir em uma pintura de tom mais vivo e chamativo, talvez com matizes mais quentes, tipo amarelo e laranja, que são ótimas opções para áreas sociais.
  • Segundo, inserir itens menores e bem coloridos e estampados na decoração – como mesas auxiliares, tapetes, cortinas, mantas e almofadas.

Hildebrand Silva Arquitetura – https://www.vivadecora.com.br/foto/150700/sala-de-jantar-amarela-e-tv-branca-integradas

6- Se você tem itens incomuns que deseja integrar à decoração

Não menospreze sua capacidade de improvisar! Muitas coisas que iriam para o lixo podem servir de base para a montagem de peças incríveis de design.


Verassiano Arquitetura – https://www.vivadecora.com.br/foto/180922/composicao-de-quadros-e-sofa-rose e Oliveira Arquitetura – https://www.vivadecora.com.br/foto/165001/cimento-queimado-na-parede-e-aparador-preto

Na internet, é possível encontrar vários bons exemplos de móveis feitos com pallets, caixas de feiras, venezianas, rodas de bicicletas e mais.

Estes itens sempre podem gerar uma decoração despojada, o que, aliás, combina bem com uma casa nova. Aproveite para decorar a sua!

Estes truques de como inovar na decoração da casa nova foram criados pela equipe Viva Decora.

| 10/01/2019