Recém Casados

Decoração com paletes: Diversas dicas

Em tempos de consciência ambiental, a reutilização de material como alternativa sustentável está cada vez mais em pauta. Veja dicas de decoração com paletes

https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwjThsq_rtHjAhUsJrkGHYgJCr4QjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fblog.viasul.com%2Fdecoracao-sustentavel-veja-9-aplicacoes-de-pallets-de-madeira-na-decoracao-de-casa%2F&psig=AOvVaw0dkam1nz_mad4M4EPbPbyf&ust=1564188020963684

Já ouviu falar em decoração com paletes? Em tempos de consciência ambiental, a reutilização de material como alternativa sustentável está cada vez mais em pauta. Uma prova disso é a forma como as pessoas vem utilizando novos materiais como caixotes e paletes de madeira para decorar todo tipo de ambiente. 

Nesse sentido, os paletes de madeira estão super em alta e podem ser vistas decorando tanto áreas externas quanto internas, em residências, estabelecimentos comerciais e todo tipo de festas, não importa o estilo.

Isso porque o palete de madeira é um material tão versátil e resistente, que torna possível transformá-lo em diversos objetos como: sofá, lounges, decks, cama, mesas, estantes, painéis, floreiras, entre outros.

Ficou curiosa? Então, continue lendo o artigo abaixo para descobrir como utilizar a decoração com paletes em diversos ambientes diferentes! Confira!

Como utilizar paletes de madeira na decoração

https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwiH2JPYrtHjAhWWILkGHY5hCb8QjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fdicasdecoracao.com%2Fdecoracao-com-paletes%2F&psig=AOvVaw0dkam1nz_mad4M4EPbPbyf&ust=1564188020963684

Já sabemos que em se tratando de decoração de ambientes, simples objetos costumam ganhar vida e uso bem inusitados que os de origem. É o caso dos paletes de madeira e caixotes de feira, que vem conquistando cada vez mais espaço nesse segmento.

Apesar de suas funções originais serem o armazenamento e estocagem de produtos, o palete de madeira, por exemplo, é muito versátil. Pois, além de ser um material super resistente, barato, acessível e muito fácil de utilizar, ele torna possível criar diversas peças de móveis diferentes para serem utilizados em uma série de ambientes.

A partir do seu desmanche e readaptação conforme o seu objetivo, o palete de madeira pode criar ambientes rústicos, despojados e até sofisticados. Há um tempo atrás esse material era usado como objeto decorativo apenas como mobiliário em áreas externas, como varandas e jardins.

Mas a sua versatilidade é tão grande, que a decoração com paletes agora foi incorporada também nas áreas internas das residências, estabelecimentos comerciais e até utilizados para decorar os ambientes em buffets de festas.

Em ambos os casos, o palete pode ser transformado em mobiliário como sofás, mesas, camas; em divisórias como painéis, prateleiras, estantes para dividir ambientes; em decks para elevar o piso e criar andares em diferentes níveis; e em uma série de outras ideias.

Basta deixar fluir a sua criatividade! Veja alguns exemplos de uso abaixo e muitas imagens para você se inspirar:

Decoração com paletes para quarto

Com relação à decoração com paletes no quarto, não pense que só se pode utilizá-los como estrado de cama. Há várias maneiras bem criativas de usar o palete de madeira no quarto, além de base para a sua cama. Eles podem ser usados como cabeceira, cama suspensa, painel estendido na parede e até criado mudo. Os caixotes de feira podem ser usados como nichos ou criado mudo. 

Caso utilize o palete apenas como base para o colchão, como um estrado, o estilo ficará mais despojado, tipo futon japonês. Por outro lado, pode-se aumentar a altura e até criar decks em volta.

Tem gente que usa vários tamanhos de paletes empilhados para criar decks suspensos e plataformas para que o colchão fique mais alto ou fique com mais espaço em volta como um criado mudo embutido na cama. 

Se a ideia da decoração com paletes for criar um quarto mais rústico, o ideal é manter o palete ao natural, na cor original da madeira, no máximo envernizado. Mas se você quiser uma decoração mais moderna e divertida, basta pintar o palete da cor que quiser.

Outra dica é colocar rodinhas (com travas) para facilitar a limpeza e a sua movimentação, além de também ser necessário devido ao peso do móvel.

Decoração com paletes para sala

A decoração com paletes na sala pode ser feita com vários tipos de mobiliário, desde sofás, poltronas, mesas de centro ou de canto e até de jantar.

Os sofás e poltronas são as opções mais populares, pois o palete pode ser usado como base para almofadas, tatame ou futon como assento. Dobrando ou não a quantidade e empilhando-os você cria poltronas e mais assentos no sofá com alturas diferentes.

Sem falar que os espaços entre os paletes podem ser usados para guardar revistas, livros e até o controle da TV. Mas, a grande vantagem é o móvel ter caráter multiuso, sendo facilmente transformado em camas de solteiro ou casal, dependendo do tamanho criado. Uma ótima solução para quem costuma receber hóspedes.

Mas não se esqueça de colocar rodinhas com travas para não deixar o palete diretamente em contato com o chão para não molhar, facilitar a limpeza embaixo dele, além de poder ser deslocado com mais facilidade.

As paletes são ótimas para criar mesas de centro de diversos tamanhos, além de mesas de canto, escrivaninhas ou de jantar. Os tampos também podem ser de diversos tipos como vidro, mármore, porcelanato ou ainda mosaicos de cerâmica.

Nesse caso, as rodinhas dão uma aparência mais moderna e facilitam o seu deslocamento. Outra ideia é usar três paletes, dois na horizontal em cada extremidade, e um na vertical para criar bancadas de trabalho ou uma mesa de jantar de palete

http://www.walmartbrasil.com.br/wm/wp-content/uploads/2016/12/shutterstock_100812187.jpg

A decoração com paletes para jardim já é muito utilizada, por conta da aparência rústica das peças, que entra facilmente em sintonia com a natureza a sua volta. Agora, se você tem um jardim ou uma enorme varanda, que tal uma cama ou banco suspenso?

No jardim você pode criar ambientes diversos, desde lounges com mobiliário (sofás, poltronas, bancos e mesas) como um jardim vertical e decks em diferentes níveis. Você pode criar até uma horta, canteiros e nichos variados, ao brincar com os tamanhos dos paletes e posições (verticais e horizontais).

Decoração com paletes na parede

Além da decoração com paletes no jardim, você pode usá-los também para decorar paredes, ao criar estantes de paletes, prateleiras e painéis de parede que podem servir de base para encaixar as prateleiras, que podem ser móveis, na posição e altura que forem necessárias.

Esses painéis podem servir para acomodar televisão, porta-retratos e tudo o mais que você quiser decorar. Além disso, eles podem servir de divisória para diferentes ambientes ou até ser usados em feiras e estandes, para uso comercial.

Decoração com paletes para festas

E se você achava que a decoração de paletes só serve para uso comercial, muito se engana. Os paletes estão cada vez mais em alta na decoração de festas e ambientação. Os casamentos de estilo rústico e praiano combinam demais com esses mobiliários.

Você pode usar os paletes para montar uma mesa de doces, lounges com poltronas, bancos e sofás. Para um look mais sofisticado, basta usar tampos de vidro ou pintá-los. Outra dica é usar os paletes para decorar festas juninas, fazendas, festas infantis com a mesma pegada, entre outros temas.

Dicas para fazer móveis de palete

Gostou das dicas de decoração com paletes e suas diferentes utilizações? Agora você precisa entender como fazer estes tipos de móveis. Há quem faça cursos para aprender a fazer móveis de paletes, mas existem algumas dicas práticas que garantem a segurança e a qualidade no resultado final de suas peças, veja abaixo:

  • A madeira precisa estar em boas condições, firme, sem trincos, rachaduras ou farpas nas tábuas, além de furinhos provocados por cupins;
  • É preciso preparar a madeira com lixa 80 mais grossa uma mais fina (120, 150 ou 180) ou lixadeira;
  • Retire todos os pregos soltos e grampos do palete com ferramentas específicas;
  • Desmonte o palete tomando cuidado para não danificar a madeira, alavancando um pouco a tábua e cerrando os pregos;
  • Lave as peças, se for usar o palete inteiro, com água e sabão, deixando secar em pé e na sombra por alguns dias;
  • Nunca comece um móvel antes do palete estar completamente seco;
  • Tome cuidado ao usar serras elétricas, usando sempre luvas e óculos de proteção;
  • Planeje antes toda a produção, definindo todos os passos necessários e as dimensões corretas;
  • Peças como sofá e cama precisam sustentar peso, pois estão sujeitas a cargas elevadas;
  • Não deixe de aplicar verniz, fungicida e hidrorrepelente para prolongar a vida da peça, além de dar um acabamento para o móvel.

Viu? A decoração com paletes pode ser feita de diversas formas, além de ser uma excelente opção sustentável e econômica para decorar a sua casa e festas ou qualquer tipo de ambiente.

Parceiro de conteúdo: Total Construção

| 27/09/2019