Recém Casados

Cama box casal: opções de móveis para decoração de quarto

Cama box casal é só mais um de muitos modelos diferentes de camas modernas surgidas no mercado. Saiba como usar isto a favor da sua saúde.

As tecnologias em design de interiores evoluíram e o mercado ficou mais diversificado. Muitos móveis ganharam uma nova aparência, além de novas funcionalidades. As camas tradicionais, por exemplo, deram lugar a modelos como cama baú, cama com gavetas, cama box casal e cama box solteiro. Estas duas últimas são opções bem válidas para quem tem pouco espaço dentro do quarto. Entenda mais sobre o caso à seguir.

CASA COR 2016

Camas box: saúde e conforto

Camas box costumam apresentar um design simples, mas isto compensa o tanto de conforto que oferecem aos usuários. 

Isto quer dizer que elas são capazes de aumentar o bem estar das pessoas, influenciando positivamente em seu relaxamento corporal, assim como no seu sono. Por certo, é essencial buscar compreender melhor como escolher o modelo ideal de colchão, já que isto afeta diretamente a saúde.

Joana Deicke Maria Manoela Bento Pereira

As principais características das camas box

Dentre as principais características das camas box, a primeira que chama atenção é o fato de não virem acompanhadas de cabeceiras – o que pode ser adquirido à parte, claro. 

Outro detalhe é a ausência de barras laterais – muito comum em modelos tradicionais de camas. E tem até algumas que vêm com o colchão não acoplado à base, mais fácil de ser substituído periodicamente – uma troca que é recomendável para o bem da saúde.

Sthel Fontenelle Arquitetura

Das camas box vendidas no mercado, as mais comuns são as camas box solteiro, com 0,88 por 1,88 m, e as camas box casal, com 1,38 por 1,88 m. Depois, ainda existem as queen e king size. 

Mas é preciso destacar que estas medidas não são padrões, pois podem sofrer variações de acordo com o fabricante. O mesmo acontece com outros parâmetros.

A densidade do colchão da cama box também é mais fator importante que deve ser destacado neste texto. Isto é o que determinará se o modelo escolhido irá se adequar ao perfil do usuário, e está ligado à questão do peso da pessoa. 

Assim, como exemplo, o nível D18 é indicado para crianças com até 3 anos; o D26 para adultos com até 60 kg; o D33 para até 90 kg e o D45 para até 150 kg.

BY Arq&Design
Espaço do Traço Arquitetura

Os modelos de cama box vendidos no mercado

Existem vários modelos de cama box à venda nas lojas. Alguns possuem uma caixa inferior feita em madeira e revestida de tecido, com pés fixos ou rodízios, podendo apresentar a parte interna funcionando como baú bipartido. 

Este compartimento é perfeito para guardar itens de cama e banho, malas e mais. Já o colchão pode ser composto de molas e vir com uma cama extra de espuma – chamada de ‘pillow top’.

Toninho Noronha

Os usos para as camas box em decorações de quarto

Na hora de decorar a casa, é importante saber escolher os móveis certos – não só os bonitos, mas os com a melhor resistência e qualidade possível. 

A etapa de adquirir a cama para o quarto é uma das mais delicadas possíveis, exigindo bastante cuidado. O móvel certo deve complementar bem a decoração, oferecer mais espaço para dormir, e liberar a circulação.

Iara Kilaris
Sergio Palmeira

Camas box podem não vir acompanhadas de cabeceiras. Contudo, para protegê-las e proteger seus usuários também, geralmente os designers indicam que seja acrescentado um painel ao fundo. 

Ele deve ter no mínimo a largura do colchão; já a altura pode variar, podendo ir até o teto. E sua cor, estampa e textura é melhor que combine com outros móveis existentes no ambiente, formando um cenário harmonioso.

Uma cabeceira de cama neutra e minimalista pode combinar mais facilmente com tudo ao redor. Sobre o leito da cama, é possível colocar várias peças menores para incrementar a decoração do quarto. Roupas de cama em tom pastel trazem iluminação e muita delicadeza ao ambiente. Frente aos travesseiros, é possível brincar com almofadas de diferentes tons, destacando e dando mais sofisticação à cama.

BY Arq&Design
Eduarda Corrêa

No fim, tudo se resume a conforto e estética. Faça boas escolhas e nunca se esqueça de manter o equilíbrio dos elementos. Observe as imagens deste texto e tire delas inspiração para adequar modelo de cama box à decoração do quarto.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 09/12/2019