Descoberta

Demoiselle
o que é e qual a sua função

A Demoiselle é a dama de honra adulta, que acompanha a noiva durante toda a jornada do casamento. Descubra como escolher as Demoiselles e qual sua função.

Noiva alinhada com suas madrinhas e Demoiselles. Foto: Unsplash

Todo casal sabe que uma das primeiras decisões que terão de tomar, já logo no início dos preparativos do casamento, é a escolha das madrinhas e dos padrinhos. Mas tem uma nova tendência chegando dos Estados Unidos que vem se fortalecendo cada vez mais entre as noivas brasileiras: a Demoiselle. Ela se assemelha muito com as madrinhas, mas tem suas diferenças. São o braço direito da noiva e podem ganhar ainda mais destaque na festa.

O que é Demoiselle?

A palavra francesa “Demoiselle” significa “moça” ou “donzela” e, no contexto do casamento, se refere às damas de honra adultas, confidentes da noiva, que a acompanham e ajudam em todos os detalhes do casamento, para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível.

O conceito de Demoiselle na verdade surgiu de uma lenda antiga. Segundo a tradição, a noiva deveria subir ao altar acompanhada das damas de honra, que estariam vestidas de forma muito semelhante a ela. Isso servia para confundir os “maus espíritos” e afastar toda a negatividade. Hoje em dia, a superstição se perdeu, mas o costume de eleger suas amigas mais próximas para nomeá-las como suas Demoiselles se manteve e vem se popularizando.

Três amigas de vestido branco abraçadas enquanto riem.
Foto: Freepik

Como escolher suas Damas de Honra

Normalmente, as Demoiselles são amigas muito próximas, irmãs, primas ou tias que tenham uma forte ligação com a noiva. A dica é que seja alguém especial que queiram homenagear. Não existe regra sobre o número de damas de honra, mas geralmente fica entre três e seis representantes. Elas estarão em destaque, assim como as madrinhas e padrinhos, porém sem acompanhantes.

Posso falar um pouco da minha experiência. Eu mesma fui Demoiselle no casamento da minha irmã, junto com a irmã do noivo. Fomos apenas nós duas, e eles usaram esse critério de serem pessoas muito próximas a eles — próximas de um jeito diferente dos amigos. Em vez de madrinhas, fomos damas de honra e até para a gente fez mais sentido assim, ficamos muito felizes de ocupar esse posto e ajudar em tudo o que eles precisaram. 🙂

Demoiselle abraçando o noivo enquanto entrega as alianças.
Foto: Dream Image

A função da Demoiselle no casamento

A Demoiselle será responsável por auxiliar a noiva com tudo o que ela precisa, desde o planeamento e organização que antecedem a festa, até os detalhes no grande dia. As damas de honra podem acompanhar a noiva na escolha do vestido, ajudar na definição do estilo da festa, na degustação do cardápio, na criação do convite, na disposição das mesas.

Claro que tudo depende da sua disponibilidade e também do quanto a noiva vai precisar de ajuda, mas a ideia que é a Demoiselle possa servir de apoio, como um braço direito da noiva, afinal, são suas melhores amigas e de qualquer forma já estariam ali para isso.

Noiva e duas amigas abraçadas de mãos dadas.
Foto: Freepik

Comentando um pouco mais de como foi para mim na prática, posso dizer que fiz de tudo um pouco, assim como a Maru, irmã do noivo. Ela ajudou na definição da identidade visual do casamento e confecção dos convites. Eu acompanhei minha irmã na escolha do vestido. Ajudamos na escolha dos docinhos (posso dizer que a degustação foi uma experiência e tanto), do espaço e também da decoração.

Estávamos presentes sempre que eles precisavam e isso se estendeu até mesmo para o dia da festa. Ajudei o cerimonialista a dividir os convidados para tirar as fotos, a organizar o momento das homenagens e dei orientação aos convidados sempre que necessário. Foi essencial para garantir que os noivos pudessem curtir a noite sem se preocupar com esses pequenos detalhes, e nós estávamos felizes em ajudar a tornar a noite perfeita para eles.

A entrada da Demoiselle

A entrada das Demoiselles tem certo destaque na cerimônia, assim como acontece com as madrinhas e padrinhos. Apesar disso, quem irá definir a ordem e de que maneira isso vai acontecer é o próprio casal. Eles podem querer que seja no início, antes da entrada da noiva ou acompanhando ela enquanto seguram o véu.

Para nós foi no momento das alianças. Como os noivos não tinham crianças na família, não havia daminha ou pajem, por isso nós, Demoiselles, ficamos no encargo de fazer a entrada das alianças, que estavam amarradas no nosso buquê. Eu entrei com a aliança da minha irmã e a entreguei para o meu cunhado, e a Maru fez o inverso. Foi um momento muito emocionante para todos nós.

Entrada da Demoiselle no casamento, em direção ao altar para encontrar os noivos.
Foto: Dream Image

Trajes das Demoiselles

As Demoiselles normalmente têm grande destaque na festa. Seguindo a tradição, os vestidos podem ser de estilo, modelo e até cor perecidos com o da noiva, mas isso não é regra. Seu visual sempre acompanha um buquê e é legal que componham um conjunto harmônico ente si, com vestidos iguais ou da mesma cor, mas variando os modelos. Elas podem ter uma cor diferente das madrinhas, mas de maneira que se complementem. Se as madrinhas estão com alguma cor viva, as damas de honra podem usar uma cor metálica, como dourado ou prata.

Madrinhas e demoiselles reunidas com vestidos brilhantes em tom salmão, segurando buquês.
Foto: Freepik

Diferença entre madrinha de casamento e Demoiselle

De forma prática, as Demoiselles têm um papel similar ao das madrinhas, mas podem se diferenciar de acordo com o que o casal planejar. Se tiverem muitos casais de amigos, o ideal é que ocupem o posto de padrinhos e madrinhas. Já aquelas amigas mais próximas, com uma relação de longa data, que o casal sente que podem ganhar um maior destaque, é perfeito que as escolham como Demoiselle.

No meu caso, em que os noivos tinham muitos amigos mas nenhuma daminha ou pajem, colocar as irmãs como damas de honra foi uma escolha que caiu como uma luva, para que a entrada das alianças tivesse o brilho e emoção que esperavam. Além de auxiliarmos em tudo e estarmos presentes durante toda a jornada, nós também ficamos muito lisonjeadas e felizes de poder fazer esse papel.

Noiva ao meio com suas Demoiselles, também vestidas de branco.
Foto: Pexels

| 03/11/2020