Recém Casados

7 formas de otimizar a área e preencher cada espaço vazio de uma cozinha compacta

Se tem uma cozinha compacta ou mais ambientes pequenos dentro de casa, é preciso saber aproveitar muito bem seus espaços. Veja estas ideias.

Toda decoração tem os seus desafios. Mas a assistência de arquitetos e designers de interiores serve justamente para isto, esclarecer como podemos tirar o melhor proveito dos espaços das casas. 

Em uma cozinha compacta, por exemplo, podemos explorar melhor cada cantinho – com módulos de armários e muito mais. Confira as sugestões apresentadas a seguir neste texto e inspire-se nos exemplos para criar algo bem bonito para o seu imóvel.

RAP Arquitetura e Interiores e
Studio Canto Arquitetura

#1 Molduras

As molduras não são necessariamente uma opção para um melhor aproveitamento de espaços de ambientes. Na verdade, é uma solução para finalizar os projetos de interiores, fazendo com que todos os cantinhos apareçam, de verdade, mais bem aproveitados. 

É que quando trabalhamos com peças mobiliárias vindas prontas de fábrica, ou seja, não feitas sob medida, é provável que elas não completem 100% do ambiente, deixando margens.

Então, o melhor, para dar o acabamento final deste cenário montado e decoração, é utilizar as molduras, roda forros e rodapés por todas as laterais do conjunto.

Revista Viva Decora e
Victor Ferreira

#2 Nichos e prateleiras

Outra forma de dar o acabamento final aos projetos de interiores é através da utilização de nichos e prateleiras.

Estas peças podem preencher grandes extensões de paredes vazias; e o seu uso é bastante flexível. Numa decoração de cozinha, por exemplo, podemos expor vários objetos utilitários e ornamentais sobre as prateleiras.

E alguns tipos de nichos são vendidos com fechamento frontal, tendo portas de vidro translúcido ou mesmo transparente e até revestidas de espelho que dão um aspecto mais sofisticado para o conjunto mobiliário.

BY Arq&Design
Très Arquitetura

#3 Módulos diferenciados

É importante ressaltar bem como os fabricantes de móveis estão realmente preocupados com esta questão do melhor aproveitamento dos espaços. Eles têm oferecido muito mais opções de móveis para casa em seus catálogos.

Especialmente para cozinhas, que precisam ser mais bem otimizadas, são disponibilizados módulos de balcões e armários com diversas variações, principalmente de subdivisões internas.

Para a parte inferior da cozinha temos os módulos de balcões mais estreitos e largos, com gavetas e portas. Já para a parte superior temos os módulos de armários com portas de abrir – em sentido horizontal ou vertical. 

E para colocar como complemento à soma destas peças, pensando em aproveitar áreas que ainda ficaram vazias, temos os módulos com design especial. Por exemplo, aqueles mais estreitos que recebem divisão para garrafeiro.

Claudia Pecego
ACF Arquitetura e
Arquiteto em Casa

#4 Depurador e fogão cooktop

Sabia que para aproveitar melhor os espaços da sua casa você deve saber escolher também os equipamentos elétricos? Especialmente para cozinha, tem dois aparelhos eletrodomésticos que possuem variações de design, sendo que uma delas é perfeita para otimizar ambientes compactos. O primeiro deles é o fogão.

Pense assim: quem não tem o costume de cozinhar no forno já pode descartar o fogão tradicional e colocar no lugar um Cooktop. E sobre este aparelho, ao invés de ter uma coifa com tubulação – que leva o vapor colhido para a área externa da casa -, pode-se ter um depurador de ar simples. Isto tudo significaria mais área para armários.

Inside Arquitetura e Design e Liliana Zenaro
3P Studio

#6 Balcões contínuos

Uma coisa que se deve evitar em cozinhas, de modo a fazer com que o ambiente pareça mais bem aproveitado, são chanfros, sinuosidades e recortes na marcenaria. Quanto mais retas forem os traços dos móveis, melhor. 

Assim, será mais fácil aproveitar a área de planta. Balcões extensos, de linhas mais contínuas, dão essa impressão para as cozinhas compactas. Escolha corretamente o modelo de cuba e evite precisar de áreas molhadas.

Mis Arquitetura e Interiores

#7 Suportes de parede

Por fim, temos uma última dica sobre o que pode lhe ajudar a aproveitar melhor os espaços da sua casa, principalmente da cozinha. São os diversos modelos de suportes de parede. 

Existem muitos tipos diferentes de barras, ganchos e até nichos aramados que serviriam para sustentar dezenas de objetos. Especialmente para cozinhas, há suportes para  temperos, canecas, conchas e escumadeiras, facas, esponja de louças e muito mais.

Lembrando que, tendo isto tudo em suportes, e não sobre as bancadas, também faria o ambiente parecer mais clean. Portanto, um resultado visual final bastante agradável aos olhos.

INÁ Arquitetura
e Artis Design+ | Fábio Bouilet e Rodrigo Jorge

Essas dicas de organização para a cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 02/02/2021