Assuntos diversos

5 dicas práticas para manter o guarda-roupa sempre livre de bagunça

Organização é fundamental em tudo na vida. Para enfrentar o dia é preciso o look certo. Mas o guarda-roupa bagunçado pode pôr tudo à perder!

Para que um dia seja mais produtivo, deve-se acordar cedo, arrumar rápido as coisas e já começar suas atividades. O look perfeito deve ajudar a cumprir suas metas sem imprevistos. 

Mas toda esta preparação pode ser fracassada se você nem mesmo conseguir encontrar as roupas que tem dentro do armário. Por isto mesmo é que o seu guarda-roupa precisa estar sempre arrumado, com tudo disponível à mão.

Agora, a dúvida que fica é como, na correria do dia a dia, manter os armários do quarto arrumados. Será que existe algum método para organizar melhor as peças? 
E como seguir isto sem prejudicar a decoração do ambiente? Bem, são estas as perguntas que tentaremos responder neste texto.

1 Não deixe que a bagunça atrapalhe o seu dia-a-dia

No dia anterior, antes de dormir, reflita sobre tudo que fará no dia seguinte. O melhor jeito de não começar o dia já com problemas é separar, antes, tudo que irá vestir. 

Esta medida evita que, na pressa, você tire as peças de roupas do lugar certo, deixando-as largadas, desarrumadas e amassadas em qualquer gaveta, nicho ou cabideiro. Na sequência, certamente, você não as encontrará mais com a mesma facilidade.


Karen Pisacane; e Bárbara Dundes

2 Mantenha o guarda-roupa sempre em ordem

Na volta para a casa, depois de um atribulado dia de estudo, trabalho ou mesmo lazer, é preciso colocar tudo de volta no lugar. Roupas sujas devem ir direto para a lavanderia – não para dentro do armário. 

O que ficou bagunçado desde a manhã deve ser organizado outra vez. Uma coisa que facilita esta tarefa é seguir um método de arrumação – que pode ser estabelecido de acordo com seus critérios.


Meet Arquitetura e Interiores
h

3 Separe os pertences pessoais de acordo com um critério

Seu guarda-roupa precisa estar sempre organizado. Mas o método que você utilizará para isto dependerá somente de você. Especialistas na área recomendam que a separação dos pertences pessoais seja feita por tipo, ocasião de uso, estação ou outras formas semelhantes. E que a maneira certa é aquela que a pessoa identificar como a que facilita a sua rotina e não provoca quaisquer desorganizações contínuas.


Raduan Arquitetura

4 Encontre formas de sempre manter o seu guarda-roupa limpo e arrumado

É mais do que importante encontrar horários na agenda para a realização de uma limpeza e arrumação periódica do guarda-roupa do quarto. Sim, isto deve ser feito mesmo que você seja responsável e consiga manter as partes do roupeiro sempre mais ou menos organizadas. 

E, de vez em quando, é preciso verificar também a situação das peças guardadas – principalmente se estão fechadas no armário há muito tempo.

Pode-se montar um calendário de revisões diárias, semanais, mensais e anuais do guarda-roupa. As atividades diárias poderiam incluir apenas a arrumação das roupas tiradas do lugar no momento de preparar o look. 

As semanais, fazer a separação das roupas sujas para lavar. As mensais, o conserto de roupas estragadas e trocas de posição das peças por estação. E, anuais, as doações e descartes.


Paula Danielly Said
h

5 Como o design do seu roupeiro pode ajudar em todas estas questões

Por fim, mas não menos importante, é preciso falar do próprio design do guarda-roupa e como ele pode ajudar a manter o quarto sempre arrumado. 

É preciso saber escolher um roupeiro com tamanho e subdivisões que atendam às suas necessidades. Deve-se ter espaço para os mais variados tipos de vestuários que você possui – mais acessórios, sapatos, bolsas e roupas de cama. Do contrário, só descartando peças para caber tudo.

Um bom roupeiro precisa ter um espaço de cabideiro no centro – preferencialmente com duas alturas, sendo uma para vestidos e blazers. 

Também é interessante ter um calceiro. Além disso, gavetas, para peças menores e itens íntimos, como roupas de banho. Nichos menores, para blusões, camisetas e mais. E nichos maiores, para roupas de cama, caixas organizadoras, e até mesmo uma sapateira.


Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo; e Marcelo Rosset Arquitetura

Guarda-roupas com portas de bater são mais fáceis de serem organizados. Neste caso, podem-se abrir todas as folhas de uma vez para ver, por completo, o que tem dentro do armário. 

Contudo, guarda-roupas de portas de correr otimizam o espaço dos quartos. Uma ideia é fazê-las translúcidas – revelando o conteúdo interno – isto, inclusive, lhe obrigará a manter sempre tudo bem organizado.


Iara Kilaris

Avalie também os materiais e o fechamento do seu guarda-roupa. Armários montados em closets quase sempre são em MDF – um material mais durável e fácil de limpar – e abertos – por isto, devem ser organizados com mais frequência. 

É importante ventilar as peças para que não mofem, mas não é legal quando ficam expostas demais à poeira ou luz excessiva – fazendo-as manchar ou desbotar. 

Viu como pode ser fácil deixar seu guarda-roupa sempre do jeito que você sonhou?


Carolina Ernesta Alberti Lisot

Essas dicas de organização de guarda roupa foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 13/04/2020