Descoberta

Dicas para escolher daminhas e pajens

Alguns casais ficam meio perdidos na hora de escolher quem serão as daminhas e pajens que ganharão um destaque nesse dia tão especial.

Dicas para escolher daminhas e pajens

“Owwn”. Ouviu isso antes da noiva entrar na igreja, pode saber que é porque daminhas e pajens estão entrando. É um dos momentos mais fofos antes da chegada da noiva – claro, porque as crianças têm um charme único, só delas.

A maioria dos casamentos conta com apenas um par: para carregar as alianças e abrir espaço para a chegada da noiva. Alguns casais ficam meio perdidos na hora de escolher quem serão os pequenos sortudos que ganharão um destaque nesse dia tão especial. Para ajudar você, vamos trazer algumas dicas para fazer a melhor escolha.

Dicas para escolher daminhas e pajens

Idade

Não há uma faixa de idade específica, mas leve em conta que crianças muito pequenas podem ficar com vergonha e travar – sem falar na possibilidade de choro. Uma boa faixa de idade é entre os 5 e 12 anos. Outra dica fundamental é que sejam crianças que tenham uma boa intimidade com os noivos, até para ficarem um pouco menos acanhados. Assim vocês podem conversar com ela e mostrarem a importância da sua participação.

Dicas para escolher daminhas e pajens

Familiares ou filhos de amigos?

Uma dúvida cruel, não é? Porém, como falamos ali em cima, intimidade com a criança é fundamental. Então isso independe de parentesco ou amizade. Escolha as crianças para serem daminhas e pajens com quem vocês poderão conversar tranquilamente, sem assustá-las.

E se eu quiser escolher mais de um par?

Pode! Não há limites. Alguns casais usam mais de uma daminha para trazer uma plaquinha fofa escrito: “lá vem a noiva”, ou pajens com outra placa: “corre, ainda dá tempo de fugir”. Uma brincadeira a parte que pode ajudar caso você não queira contemplar só um casal de pequenos. Mas pense que há um limite implícito: pense na estrutura da igreja, no visual e que muitas crianças entrando antes da noiva pode ficar um pouco chato.

Que roupa escolher para eles?

Use tons sóbrios e discretos. A daminha costuma entrar de branco, combinando com a noiva. Alguns pajens utilizam terninhos infantis da cor que o noivo escolheu – para combinar. Vocês podem acrescentar alguns detalhes: um laço, um cintinho, uma flor na lapela. Outro charme são pajens que entram de terno e tênis. Fica uma graça. Só lembre-se de escolher roupas bem confortáveis, ok?

Dicas para escolher daminhas e pajens

Eu pago pela roupa das crianças?

Bom, não é obrigatório, mas é de bom tom que os noivos ofereçam para pagar – e aí cabe a família das crianças decidir se aceitam ou não. Mas é um consenso que os noivos devem arcar com despesas do buquê da daminha, com as plaquinhas, penteado, almofada (ou outra opção que escolherem) para levar as alianças ou algum outro objeto que eles irão levar.

Posso trocar as crianças por adultos?

Sim, é o modelo americano, em que as daminhas são trocadas por damas de honra e pajens adultos. No caso, eles cumprem mais ou menos a mesma função dos padrinhos, também auxiliando nos preparativos. É uma boa opção para quem não possui crianças nem na família, nem filhos de amigos e querem homenagear alguns amigos com um destaque na cerimônia.

As dicas ajudaram você a pensar nesses detalhes das damas e pajens? Então pense com carinho em quem você pode chamar e faça esse convite super especial.

Imagens: juegoskizi2.comwww.housethenmarriage.comweddbook.com e weddbook.com