Descoberta

Dicas simples para realizar um casamento mais em conta

Saiba como organizar um casamento mais em conta e realizar o seu grande sonho!

 

Toda noiva quer que o dia do seu casamento seja o dia mais lindo de sua vida, e claro, com toda pompa e circunstância que a data merece. O sonho de ter uma festa elegante pode ser sim realizado, sem que para isso seja necessário prejudicar o orçamento do casal logo no início da vida a dois. De um modo geral os custos matrimoniais costumam ser bem elevados, o que em um primeiro momento pode desanimar a noiva. Mas calma! Com algumas pequenas dicas, bom gosto, criatividade, e ajuda dos familiares é possível fazer uma festa incrível, sem ficar com o bolso vazio ou a conta no vermelho.

A palavra de ordem de um casamento é organização. É preciso sentar os dois, noiva e noivo, e colocar tudo na ponta do lápis. Normalmente as mulheres tomam a frente na preparação da festa e acabam se encantando com as milhares de opções de convites, itens de decoração, bolos e lembrancinhas que existem no mercado. Porém, se o casal consegue definir desde o começo quais serviços serão utilizados ficará mais fácil fazer uma estimativa de preço, pechinchar e excluir aquilo que acaba ultrapassando um valor já esperado.

Peça ajuda

No dia do casamento queremos que todos os nossos familiares estejam presentes para presenciar a união dos pombinhos. Mas a avó, mãe, tia, cunhado, podem ser muito mais que meros convidados. Que tal pedir para aquela sua prima, com mais habilidade, para te ajudar com as lembrancinhas, ou falar com a sua avó para transformar aquele vestido simples em algo mais sofisticado apenas acrescentando novos bordados?

Na internet você encontra várias noivas tentando vender seu vestido usado. Talvez seja mais em conta conseguir um assim ou optar pelo aluguel. Lembre-se: quanto mais elegante for o vestido, mais caro ele vai sair. Por isso escolha algo mais com a cara da sua festa, ou seja: simples e lindo!  Qualquer custo que você diminui já se transforma em uma grana extra para ajudar com os móveis da casa nova, por exemplo.

Tudo no mesmo local

A igreja que você tanto deseja não tem disponível a data que você gostaria e considera especial? Então minha amiga, saiba que isso até pode ser bom. Juntar as cerimônias civil, religiosa e a recepção em um mesmo espaço de eventos também ajuda a reduzir gastos, porque há menos deslocamento de profissionais. E claro, locais menores requerem menos decoração. Se você fizer questão de casa na igreja, escolha uma menorzinha e menos “famosa”.

Lista seleta e dia escolhido

Como o objetivo aqui é economizar, o bom mesmo é ter um lista mais seleta possível de nomes. Não adianta convidar todo mundo que você conhece. Os mais importantes na vida do casal devem estar lá e só. Isso diminui muitos os custos, a começar pelos convites e lembrancinhas. Ah, e não faça o casório no sábado. Esse dia é o mais disputado pelos noivos e é quando os serviços ficam mais caros. Maio, setembro e dezembro são os meses mais disputados e também encarecem tudo.

A recepção também pode ser encurtada. Case-se pela manhã ou pela tarde, horários que são mais em conta. Evite fazer a festa perto de feriados e datas festivas, onde os preços sobem bastante.

Convites mais simples

Trocas criativas podem não fazer milagres, mas, são simples atitudes que fazem você não se preocupar tanto com os vários números ao final da festa. Na hora de escolher os convites opte por papéis nacionais, modelos menores, ou faça seu próprio convite e imprima você mesma em uma gráfica.

DJ no lugar de banda

No lugar de contratar uma grande banda com vários músicos, pense em simplificar contratando um DJ, que além de deixar o serviço mais barato, pode tocar músicas especialmente escolhidas pelo casal.

Comes e bebes

Para o jantar, uma opção que agrada a todos, satisfaz e o mais importante, cabe no bolso, são as massas como prato principal. Você também pode optar por finger foods e mini-porções. Quanto ao bolo, escolha um pequeno, com um ou dois níveis apenas, e deixe uma base maior escondida. Você também pode optar por cupcakes que estão super em alta. Quanto às bebidas, evite escolher opções muito caras como whisky. Champanhe, apenas para o brinde.

Use a criatividade na decoração

Flores geralmente encarecem a decoração. Opte por folhagens e por espécies mais baratas como rosas. Utilize lanternas, origamis e outros elementos mais em conta que tenham a cara dos noivos. Outra dica é usar mesas grandes. Assim você precisará de menos decorações de centro e toalhas.

Não há regras, nem limites para um dia tão especial. O mais importante para o sucesso da festa é estar 100% envolvida, prestar atenção nos detalhes, estar atenta e desconfiar de promoções mirabolantes e brindes oferecidos em excesso. Certos serviços como foto e vídeo exigem profissionais qualificados, que costumam ser mais caros. Mas economizando em outros pequenos itens é mais que possível ter um casamento perfeito, com lembranças que vão durar a vida toda.

casamento grátis

 

| 06/02/2014