Descoberta

Fatos curiosos sobre a história do casamento

Já conhece sobre a história do casamento? 

Ah, o casamento está chegando! E enquanto a correria de lá pra cá nos preparos da cerimônia tiram o fôlego e aceleram o coração, muitas vezes a gente nem para pra pensar: onde começou essa papo de felizes para sempre? Quanto tempo durou o casamento mais longo? E por que ninguém sabe dizer o motivo do noivo não poder ver a noiva?

Essas perguntas pulam na mente de quem está na ponta desse marco tão especial. Então, que tal dar uma pausa na correria para descobrirmos alguns fatos inusitados sobre o casamento?

  • Você sabia que o casamento é uma prática adotada desde o Antigo Egito? O passar do tempo e as culturas diferentes ao redor do mundo, moldaram esse tipo de confraternização, que atualmente possui diversos tipos de decoração, buffets, menus, e tudo que envolve essa bela celebração.
  • É interessante citar que um dos casamentos mais caros do mundo aconteceu nos Emirados Árabes Unidos, em 1981 e foi feito pelo Sheik Rashid Al Maktoum, que gastou a fortuna de 20 milhões de dólares.
  • Já o homem que mais se casou na história do casamento se chamava Giovani Viglioto, de Nova York, nos Estados Unidos. Giovani se casou 104 vezes, entre os anos de 1949 e 1981, em 15 países. E o casamento mais rápido do mundo? A cantora Britney Spears casou com seu amigo de infância, Jason Allen Alexander, e ficou casada por apenas 55 horas! Um dia após a cerimônia, os advogados da cantora já entraram com um pedido de anulação da união.
  • Mas, enquanto alguns amores terminam literalmente da noite para o dia, outros duram praticamente uma vida toda. Saiba que o casamento mais longo do mundo registrado pelo Guinness Book foi o de Thomas Morgan e Elizabeth, que durou 81 anos e 260 dias, até a morte de Elizabeth, com 105 anos. Consegue contar que tipo de bodas esse casal alcançou?
  • É interessante citar que a monogamia no casamento tornou-se como um princípio orientador para a as uniões do Ocidente em algum momento entre o sexto e o nono séculos. Saiba que houve uma longa batalha entre a Igreja Católica e a velha nobreza e os reis, que queriam ter uma segunda esposa!
  • Finalmente a Igreja prevaleceu com a monogamia se tornando um princípio central para a noção de casamento por volta do século IX. Mesmo assim, o casamento monogâmico era bem diferente da concepção moderna da fidelidade. Embora o casamento legal reconhecido somente entre uma mulher e um homem, até o século XIX, os homens tiveram muita liberdade para se envolver em casos fora da relação.
  • Uma curiosidade que certamente muita gente deve ter é porque o noivo não pode ver a noiva vestida para a cerimônia antes do casamento. Saiba que esta é uma tradição milenar praticada por quase todos os povos e em alguns países árabes, o casamento ainda hoje é celebrado entre o noivo e o pai da noiva, que espera em outra sala. Só depois do fim da cerimônia é que a noiva se encontra com o seu futuro marido.

Que tal? Saber sobre esses fatos ajudam a entender um pouquinho o porquê deste gesto ser tão especial – afinal, eventos como esse que escreveram uma importante parte da história! Agora que você sabe tanta coisa sobre casamento, é hora de pensar na sua cerimônia. Mãos à obra!

casamento