Descoberta

Flores para casamento
Faça a escolha certa (decoração e buquê)

No quesito decoração, o planejamento começa na definição das flores para casamento. Cores, estilos, significados e, principalmente, VALORES! Todas estas características são consideradas no momento da escolha. Quer saber tudo sobre este item tão importante? Dá uma olhada no post que preparamos para você!

Quando o assunto é decoração, as flores para casamento são o principal tópico. Afinal, elas dão o “start” para o planejamento dos detalhes do Grande Dia. Cores, estilos, significados e, principalmente, VALORES! Um dos mais altos investimentos do casamento está na decoração e, com certeza, a parte de floricultura é responsável por, praticamente, 70% destes custo.

Como escolher as flores certas?

Alguns pontos podem ser analisados no momento da escolha das flores para casamento ideais. A prioridade do evento, aqui, é um diferencial. Caso você e seu amor estejam optando por alternativas mais baratas, o critério de escolha pode ser a estação do ano (é possível conseguir bons descontos assim). Porém, caso o sonho de vocês sempre foi ter uma parede de flores ou realizar uma cerimônia a la Casamento Real, os critérios serão bem diferentes. Focando neste último, veja alguns estilos de casamento que podem influenciar na sua escolha de flores para casamento.

Flores para Casamento por Estilo da Cerimônia

Casamento Clássico

Em uma cerimônia mais voltada ao estilo clássico, as cores neutras e suaves se fazem presente. Rosas e Orquídeas são as mais utilizadas, pelo seu toque romântico, chique e leve. Outras opções para este estilo são o Lírio, a Astromélia e o Copo de Leite.

Imagem: Pinterest

Casamento no Campo

O clima deste tipo de evento provê um ar mais divertido e, por isso, pede mais cores! Margaridas, cravos, dentes de leão, gérberas, girassóis e hortênsias estão entre as principais opções. Por ser um evento ao ar livre, aqui vale o charme das flores perfumadas, também. Entretanto, tenha bom senso no quesito quantidade. Afinal, nem todo mundo gosta de aromas muito forte.

Imagem: Pinterest

Casamento na Praia

As flores tropicais são as mais indicadas para eventos no litoral. Isto, pois o clima é favorável e ficam muito harmoniosas junto à paisagem. Aqui vale o alerta para a escolha de flores mais resistentes ao calor, como Margaridas, Girassóis, Lírios, Mosquitinhos e Astromélias.

Imagem: Pinterest

LEIA: Decoração de casamento – 5 tipos para você se inspirar!

Flores para Casamento por Estação do Ano

Escolher as flores de seu casamento baseada na estação em que ocorrerá a cerimônia é uma ideia muito inteligente e estratégica para aqueles que querem economizar no evento. Cada estação possui suas flores típicas, então é muito comum conseguir bons preços para aqueles tipos favoráveis à época.

Optar por uma flor que não é daquela estação, além de sair mais caro (por não ser tão fácil de achar), ainda acarreta no risco de não ficarem tão bonitas na decoração.

Na Primavera, temos: Boca-de-Leão, Copo de Leite, Girassol, Tulipa, Miosófis, Lírio, Hortênsia, Gérbera e Rosa.

No Verão, as melhores opções são: Boca-de-Leão, Lírio, Margarida, Gérbera, Girassol, Cravina e Astromélia.

Já no Outono, as melhores escolhas são: Margarida, Cravina, Cravo e Tulipa.

E, por fim, no Inverno, temos: Margarida, Copo de Leite, Orquídeas e Girassol.

Flores de Casamento por Estação

Imagem: Dicas de Mulher

Entretanto, algumas flores são boas em todas as estações do ano. São elas: Flores do Tropicais e do Campo, Lisianthus, Gipsofila e Aster.

 

Encante seus convidados com um lindo site de casamento totalmente personalizado para você e o seu amor!

Flores para Casamento por Significado

Talvez a escolha da flor seja por seu significado ou o que ela representa para o casal. Se este for o caso, segue aqui o que cada tipo representa.

Aster – Amor eterno e verdadeiro.

Astromélia – Amizade e lealdade, felicidade plena

Boca de Leão – Simboliza a elevação espiritual.

flor para casamento flor para casamento flor para casamento

| Aster             | Astromélia        | Boca-de-Leão      | Imagens: Pinterest

Copo de Leite – Pureza, paz, tranquilidade e calma.

Cravina – Símbolo de devoção.

Cravo – Amor puro e latente, entrega e liberdade

| Copo de Leite     | Cravina           | Cravo             | Imagens: Pinterest

Flores do Campo – Equilíbrio, ponderação.

Gérbera – Com suas cores vivas, representa a alegria, pureza e simplicidade.

Gipsofila (ou mosquitinhos) – Têm como significado a felicidade.

| Flores do Campo   | Gérbera           | Mosquitinho       | Imagens: Pinterest

Girassol – Representa dignidade, glória e paixão, sugerindo altivez. Seu estilo e cor trazem vida e muita energia aos ambientes. Presentear uma pessoa que acabou de abrir um negócio com um girassol pode significar ouro, fortuna.

Hortênsia – Com flores azuis, brancas ou rosadas a hortênsia representa o “Capricho”

Lírio – Uma flor que é o antigo símbolo da pureza da alma, inocência e paz.

| Girassol          | Hortênsia         | Lírio             | Imagens: Pinterest

Lisianthus – sofisticação e elegância.

Margarida – Significa inocência, sensibilidade e juventude; é a flor das crianças.

Miosótis – Amor sincero e fidelidade.

| Lisianthus        | Margarida         | Miosótis          | Imagens: Pinterest

Orquídea – Beleza feminina, amor, desejo

Rosa – Flor símbolo do amor, seu significado pode mudar com a cor: Rosa – amor; Amarela – Fidelidade; Branca – pureza e amor espiritual; Moscada – beleza caprichosa; Solitária – simplicidade.

Tulipa – Significam fervoroso amor. As cores influenciam no significado: enquanto as tulipas vermelhas são as de declarações de um amor duradouro e dedicado, as amarelas significam um amor sem esperança.

| Orquídea          | Rosa              | Tulipa            | Imagens: Pinterest

Seja Realista

Por mais que a gente esteja acostumado a ver inspirações lindíssimas de flores de casamento nos eventos pelo mundo inteiro, é importante ter bom senso e uma atenção especial para não se deixar iludir. A internet está cheia de inspirações, mas é importante sempre ter o suporte e a opinião de seu florista no momento da tomada de decisão. Por vezes, aquele arranjo maravilhoso que vemos no Pinterest contém flores estrangeiras, indisponíveis no local do seu casamento.

Por isso…

Tenha Mais de Uma Opção

Procure deixar as suas opções em aberto! Busque escolher entre mais de uma espécie de flores de casamento para a sua cerimônia. Desta forma, o decorador pode explorar entre as texturas e arranjos, deixando o resultado ainda mais bonito. Ter duas ou mais flores vai garantir à decoração do seu casamento um ar mais divertido e variado.

Um dos benefícios desta mistura é o fato de que você pode optar por investir um valor mais baixo naquelas espécies de flores mais caras e preencher os arranjos com outros tipos, mais acessíveis – e igualmente lindos! Este mix permite maior criatividade do casal e do próprio decorador, deixando o evento ainda mais único e especial.

Flores para Casamento – O Buquê

É claro que o buquê da noiva vai refletir a escolha da decoração como um todo. Portanto, caso você tenha sonhado em ter um buquê de determinado estilo, isto precisa estar coerente em todo o evento. Tamanho, formato, tipo de flores… todos esses são detalhes muito importantes na tomada de decisão. As flores selecionadas influenciarão no formato, por isso, fique atenta para fazer a escolha certa.

Formatos do Buquê

Redondo

Simples e, ao mesmo tempo, elegante e tradicional. Este tipo de buquê combina com diferentes tipos de casamentos e estilos de vestidos. Por permitir que sejam usadas um único tipo de flor ou flores variadas, seu custo pode ser variado.

Braçada

Também conhecido como “buquê de braço”, este tipo de ve ser elaborado com flores de haste longa e folhagens, pois a noiva o carrega pousado no antebraço. É uma ótima opção para casamentos mais contemporâneos.

Cascata

Originalmente conhecido como “buquê chuveiro”, este é considerado o mais formal e tradicional. Ele é desenhado para que as flores formem uma cascata caindo sobre a mão da noiva. Fun fact: foi o estilo de buquê utilizado pela Princesa Diana.

buquê redondo buquê braçada buquê cascata

|Redondo            |Braçada            |Cascata            |Imagens: Mariée

Assimétrico

Neste formato, é possível brincar com flores e folhagens. As hastes devem ser enroladas, podendo ser feito com fita de organza ou cetim. Tradicionalmente, este buquê contém mais folhagens do que flores. E, em tamanhos menores, é utilizado também para madrinhas.

Esfera

Este formato também pode ser utilizado como elementos suspenso de decoração. As flores usadas devem ser todas do mesmo tamanho e é perfeito para cerimônias ao dia.

Ramalhete

Pequeno, leve e delicado, este formato é perfeito para madrinhas ou casamentos ao ar livre. Apresentam maior variedade de flores, pois devem ser despretensiosos, que remetem à leveza.

buquê assimétrico buquê esfera buquê ramalhete

|Assimétrico        |Esfera             |Ramalhete          |Imagens: Mariée

Inspirações

Abaixo, estão algumas ideias de buquês MARAVILHOSOS para te inspirar na sua escolha. Lembrando que o mix de flores e folhas é super bem-vindo e quanto mais criativo, mais a sua cara ele vai ter.

Todas as imagens de buquês foram retiradas do Pinterest.

As cores fortes ficam super destacadas junto ao vestido branco da noiva. Chique, clássico, estiloso: estas são as características destes buquês.

As orquídeas são uma ótima escolha para os buquês no estilo cascata. O caimento é ideal para este formato! Já o mix de cores flamejantes é a combinação perfeita para os casamentos durante o Outono.

Atemporais, as rosas vermelhas são o símbolo do romantismo. Não é preciso dizer muito mais sobre elas.. Os girassóis, por sua vez, são uma escolha perfeita para os casamentos durante a Primavera.

Cores claras misturadas às tão queridinhas suculentas estão super em alta! A variação de texturas torna o buquê muito criativo e com um ar super romântico.

Mais buquês de suculentas para você se inspirar!

Para os amantes da cor azul, uma ótima opção é incluir hortênsias no buquê. O azul claro com o branco dão um ar super delicado ao conjunto como um todo! Já a escolha de rosas brancas misturadas à pérolas é uma combinação criativa e diferente. Ela traz todo o simbolismo destas escolhas, lindo lindo!

Porém, se você tem alergia ou não gosta muito de flores, sem problemas! Veja algumas opções criativas de Buquês Diferentes:

Usar e abusar dos itens de papelaria nestes buquês é mais do que permitido! Dos mais coloridos aos mais tradicionais, a criatividade fica por conta dos apaixonados!

Querendo optar por um material mais resistente, uma boa escolha é elaborar o buquê com tecido. Nestas fotos, foram inclusive acrescentadas algumas pedras para deixar o buquê mais vistoso!

Numa linha mais divertida, com um colorido mais forte, as opções com guloseimas (pirulito, bala, marshmallow, etc.) ou itens da natureza (como as borboletas da foto ou até mesmo conchinhas de praia) são ótimas escolhas! No quesito de buquês diferentes, a criatividade é o principal ingrediente!

Santo Antônio

Considerando que a tradição de jogar o buquê é para os convidados já comprometidos, foi criada uma nova tradição – ou brincadeira – que vêm ganhando espaço nas cerimônias hoje em dia. Baseada na crença em Santo Antônio – conhecido como santo casamenteiro -, os convidados solteiros ganharam uma forcinha a mais para encontrar o seu grande amor. Nesta brincadeira, a noiva joga alguns bonequinhos de Santo Antônio – às vezes até em formato de buquê – para aumentar as chances dos corações solitários encontrarem a sua cara metade.

É mais um momento descontraído da cerimônia que pode render novos casamentos, não é mesmo!

buquê de santo antônio

 

E então, o que achou das dicas sobre flores para casamento? Gostou? Conta pra gente quais são as suas escolhas!

 

Já pensou em ganhar o seu buquê dos sonhos de presente de casamento?! Criando uma Lista de Presentes em Dinheiro isto é mais do que possível.

 

 

 

 

| 13/06/2018