Planejamento

Fornecedores de casamento
tudo o que você precisa saber

Para que a trajetória até o “eu aceito” seja ainda mais leve e divertida, separamos algumas dicas para você contratar os fornecedores de casamento ideal para o seu evento. Afinal, dos eventos mais simples aos mais luxuosos, existem profissionais que atendem aos mais variados estilos, gostos e bolsos.

casamento fornecedor

Dos eventos mais simples aos mais luxuosos, existem fornecedores de casamento que atendem aos mais variados estilos, gostos e bolsos. Mesmo que você seja o tipo de noiva que possui muitas habilidades manuais e ajuda para a realização de técnicas no estilo DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo), será necessário contratar algum tipo de serviço para o Grande Dia – nem que seja apenas um ou dois fornecedores.
Para que a trajetória até o “eu aceito” seja ainda mais leve e divertida, separamos algumas dicas para você contratar os fornecedores de casamento ideais para o seu evento.

1. Planeje-se

Antes de mais nada, tenha um orçamento. Estipule com antecedência quanto pode gastar e planeje tudo de acordo com esse valor. O orçamento deverá ser a primeira etapa na organização do seu evento. Infelizmente, nem sempre o fornecedor que você mais gostou é aquele pelo qual você pode pagar.

 

2. Atenção à disponibilidade

Alguns fornecedores de casamento são mais concorridos que outros. Ou seja, atendem poucos eventos por final de semana e, ainda, podem influenciar nos gastos com outros profissionais. Você pode começar com esses:

Local: tem influência direta nos demais gastos e nas suas escolhas. Todas as decisões relacionadas ao estilo do casamento, decoração, iluminação, tipo de buffet, número de convidados, músicas, enfim. Este item é considerado o mais importante no início da jornada de planejamento.

 

Cerimonial e/ou assessoria: pode auxiliar você a não errar na escolha dos fornecedores, além de acompanhar e fiscalizar o cumprimento dos contratos e a prestação dos serviços no dia do evento. Afinal, o importante é você aproveitar ao máximo o Grande Dia, sem se preocupar com os detalhes.

 

Buffet: atendem poucos eventos por final de semana e o processo de escolha pode ser um pouco mais demorado. Isto, pois é muito importante realizar a degustação do cardápio escolhido antes. Afinal, não queremos nenhuma surpresa desagradável no dia do evento, né!

 

Foto e Vídeo: os melhores profissionais possuem agenda bastante concorrida e, muito provavelmente, serão as mesmas pessoas que farão as fotos do seu pré-wedding – caso você e seu amor queiram realizá-lo. Portanto, aqui vale o agendamento para os dois eventos!

 

Cabelo e Maquiagem: geralmente, o Dia da Noiva – como é comumente chamado o momento de preparação que antecede à cerimônia – é celebrado / vivido junto às madrinhas e mãe da noiva. É o momento de preparar cabelo e maquiagem e, claro, relaxar um pouco, também. Como é algo que demanda bastante tempo, é super importante consultar – com antecedência – a disponibilidade do seu salão / profissionais favorito(s).

 

3. Sem urgência, mas de igual importância

Alguns fornecedores costumam atender várias noivas por final de semana, como convites, lembrancinhas, doces, flores, etc. Esses podem ser escolhidos com calma, mas também fazem muita diferença no seu Grande Dia.

 

4. Peça indicações

Lembre-se sempre: busque indicações de outras noivas! A melhor garantia de um bom serviço é saber a experiência de outros que já o utilizaram.
Peça referências, verifique entre os casais de amigos que casaram recentemente, em fóruns e grupo de noivas, em blogs ou sites confiáveis. Conhecer alguém que já contratou aquele mesmo serviço pode ser muito útil.
Sites de reputação e até mesmo as fanpages dos fornecedores podem mostrar detalhes que fazem a diferença na escolha, como os elogios e reclamações de usuários/clientes.

 

5. Confira os detalhes

Confira a qualidade antes de contratar. Aquele ditado de “o barato sai caro” cabe perfeitamente nessa situação.
É bastante comum que os noivos façam degustação do buffet e dos doces. Portanto, assim como nos itens de alimentação, peça aos fornecedores que está orçando amostras do serviço que será prestado. Por exemplo, no caso do fotógrafo, peça para ver o álbum completo de um casamento. Ou no caso da banda, solicite para assistir a um show realizado, por exemplo. Experimente tudo o que você puder antes da contratação!

 

6. Faça contratos, sim

Solicite contrato de todos os serviços firmados e leia com muita atenção antes de assinar. Fique atenta nas partes referentes a multas, cancelamentos, prazos de entregas e o que acontece caso o profissional não compareça no dia do evento. Não fique com dúvidas!

 

7. Esteja confortável com a contratação

Considere a facilidade de se comunicar com o fornecedor desejado, seja por email, telefone, WhatsApp, etc. Quanto mais disposto a responder seus questionamentos, provavelmente mais eficiente será caso haja algum problema ou imprevisto a ser resolvido. Uma boa comunicação com o profissional é algo que você deve considerar positivo.
Além disto, tenha afinidade com o fornecedor que você contratar. Converse com o profissional e sinta se ele realmente entende o que você está planejando para o Grande Dia. Ele será responsável pelo sucesso do seu casamento e pelas lembranças posteriores.

 

8. Tenha possibilidades

Faça diversos orçamentos, negocie!
Normalmente, os serviços para casamento têm um valor acima do esperado. Então, sempre peça ao menos três orçamentos diferentes que estejam na mesma categoria. Assim, você terá um comparativo de preço e também do que cada profissional oferece. Sabendo isso, sinta-se à vontade para pedir um desconto e/ou negociar a forma de pagamento.

 

9. Pagamento

Os fornecedores, em geral, costumam pedir um sinal no ato da contratação para reservar a data e o restante do pagamento na semana do evento – ou até mesmo no dia. O pagamento à vista pode garantir um bom desconto. Porém, nesse caso, conheça o fornecedor o suficiente para ter confiança de que o serviço será cumprido conforme o contratado.

Por fim, saber o que você quer para o seu Grande Dia ajuda muito na busca dos fornecedores de casamento ideais. Existem infinitas opções para todos os estilos, gostos e bolsos. Mas se o seu estilo estiver bem definido, isso vai evitar desperdícios de tempo e energia.

 

fornecedores de casamento

Saiba como evitar e o que fazer em caso de problemas com fornecedores de casamento

O desejo de que tudo saia perfeito é o principal motivo de tanto planejamento para o Grande Dia. Afinal, esse é um dos momentos mais especiais na vida de um casal. É muito comum noivas ficarem nervosas ou ansiosas, pois imprevistos podem acontecer, principalmente quando o assunto são fornecedores de casamento.
Por isso, você sabe quais os tipos de imprevistos podem surgir quando a escolha não for a correta? E ainda, o que fazer caso algum problema venha a acontecer?

 

Possíveis imprevistos

Falência: Quando a dívida de uma empresa é maior do que seu patrimônio, ela decreta falência. Nesse caso, a empresa encerra suas atividades e seus bens patrimoniais são utilizados para quitar suas dívidas, mas o processo costuma ser bastante demorado.

Atraso: Quando o fornecedor não comparece ao local e no horário estabelecido e sua ausência prejudica o andamento de todo o evento.

Serviço de Má Qualidade: Quando o fornecedor comparece ao local do evento, mas a qualidade do serviço prestado foi diferente do acordado anteriormente.

Cancelamento da Prestação do Serviço: Quando o fornecedor, em cima da hora, percebe-se incapacitado de cumprir a prestação do seu serviço, não deixando ao cliente tempo hábil para contratar outro prestador.

Desastres Naturais: Em casos de casamentos em ambientes abertos, imprevistos naturais, como tempestades e alagamentos, podem prejudicar o fornecedor de cumprir com sua parte do contrato.

 

O que fazer?

Considerando que ocorra um desses problemas com o seu fornecedor, os noivos devem, primeiramente, avaliar o que foi acordado no contrato. É necessário que haja uma conversa amigável com o profissional, a fim de buscar um denominador comum e resolver o problema.

Caso não seja possível resolver através de uma conversa amigável, os noivos podem recorrer aos seus direitos buscando auxílio no Poder Judiciário, com o intuito de receber o ressarcimento do valor pago ao fornecedor – que seria o dano material. O casal pode, também, ser indenizado pelos danos morais – que envolvem o desgaste emocional e a preocupação, ou seja, o abalo psicológico por ter um dos dias mais importantes de suas vidas prejudicado.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, um consumidor lesado pode exigir:
→ A reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível;
→ A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; e/ou
→ O abatimento proporcional do preço.

No caso de um evento de casamento, a primeira opção não é possível, uma vez que o casal dificilmente realizará outra festa para que o serviço seja prestado novamente. A segunda opção também não é a ideal, já que os danos morais são inevitáveis. Sendo assim, os direitos dos noivos envolvem, além do abatimento do preço, a indenização pelas perdas e danos materiais e morais.

Algumas situações podem ser resolvidas através do Procon. Se o casal tiver um advogado de confiança, ele poderá orientar e tomar as medidas cabíveis à abertura de um processo judicial. No caso de impossibilidade de arcar com as despesas, os noivos podem entrar com um pedido de Defensoria Pública.

Por fim, para evitar qualquer tipo de imprevisto, novamente salientamos: busque indicações no momento da contratação de fornecedores de casamento ideais para o seu evento.

 

Na Wedy, você pode criar um lindo Site dos Noivos e começar a planejar e organizar o seu casamento em apenas um só lugar! Crie já a sua conta conosco, clicando na imagem abaixo.

| 22/05/2018