Recém Casados

Forno de embutir: o que é e como adaptar à decoração de cozinhas

Está na fase de escolher eletrodomésticos para a cozinha da casa nova? Que tal considerar a compra de um forno de embutir? Pense nisto.

Forno de embutir: a estrela das cozinhas planejadas

Na hora de cozinhar, a dona ou dono de casa pode se valer da ajuda de vários eletrodomésticos. Além do tradicional fogão e do revolucionário micro-ondas, tem-se também os fornos

E existem diferentes modelos deste equipamento, incluindo o forno de embutir. E todos, além de funcionais, podem apresentar um incrível potencial de incremento para a decoração da cozinha. Para saber mais, continue lendo este texto.

Que tipos de fornos você pode usar?

Para diferenciar os modelos de fornos vendidos nas lojas, é preciso conhecer primeiro o seu sistema de funcionamento, ou seja, sua forma de alimentação. Seguindo esta linha de pensamento, pode-se dividir os tipos de fornos em três. 

Começando com o forno elétrico, que possui o maior controle e distribuição de temperatura em comparação aos demais modelos. Ele também é mais fácil de limpar. E normalmente fica sobre uma bancada.

Em segundo lugar tem-se o forno a gás, que, como o próprio nome diz, é um forno que funciona com sistema a gás – podendo ser gás natural. Ele tem preço acessível; aquece rápido; e mantêm bem o sabor, a consistência e os nutrientes dos alimentos. Este tipo de forno virou a maior tendência do momento, sendo popular ao lado dos fogões cooktop. E ele possui um design de embutir; portanto, deve ser acoplado em armários.

Pois os fornos de embutir são mesmo lindos, sofisticados e otimizam bastante os espaços das cozinhas – sobretudo às integradas e planejadas. 

Até mesmo isto pode ser facilmente comprovado através dos exemplos apresentados nas ilustrações deste texto. Mas o tópico a seguir destaca ainda mais as vantagens do aparelho.

Quais as vantagens dos fornos de embutir?

Fornos de embutir podem ser instalados sobre ou sob bancadas, em armários aéreos ou balcões. Eles podem ser grandes ou pequenos, apresentando capacidades que variam de trinta a sessenta litros. 

Podem apresentar diversas funcionalidades, dependendo do modelo. É até considera-se que eles poderiam substituir, sem perda nenhuma para o cozinheiro, os tradicionais fornos de fogões convencionais.

De fato, o que mais impressiona nos fornos de embutir é o quanto eles conseguem enriquecer a decoração das cozinhas modernas – não importando o estilo. O quanto eles oferecem mais conforto e conveniência para os usuários. E, sem dúvidas, o quanto permitem com que toda a área deste ambiente torne-se mais funcional.

Como adequar um forno de embutir à decoração de sua cozinha?

É mais fácil instalar um forno de embutir em uma cozinha planejada. Neste caso, pode-se prever antecipadamente um nicho especial para servir de local para instalação do aparelho. Inclusive é imprescindível escolher o modelo de forno desejado antes de montar o projeto da cozinha, garantindo que tudo saia na medida certa.

Forno de embutir pode ser instalado em várias alturas. Ele pode ficar sob o nível da bancada da pia, abaixo do cooktop, por exemplo. 

Ou, então, em uma torre, juntamente com outros eletrodomésticos, como o micro-ondas – que também pode ser de um modelo de embutir. Isto vai depender muito da preferência da pessoa, em qual destas opções ela se sentirá mais confortável para lidar com o tal equipamento.

Maricy Marcos Borges

O mais indicado pelos designers é instalar o forno de embutir a uma altura entre 90 e 97 cm – contando do chão até o centro do forno. Mas em sua cozinha, esta medida poderá ser diferente, de acordo com a sua preferência, facilitando a sua rotina. 

Cuide também se o nicho do forno cumpre as recomendações que fazem os fabricantes quanto à todas as distâncias das laterais e principalmente quanto à grade de ventilação.

“Os aparelhos desligam automaticamente quando há superaquecimento, provocado por falta de respiros na marcenaria em que vão embutidos.” – Fabio Marques, da Whirlpool Latin America, em reportagem de Casa Abril.

No final, sua cozinha planejada provavelmente terá um visual bem moderno e organizado. 

“Por serem separados, o cooktop e o forno podem ser instalados onde for mais prático para o usuário. O espaço sob o cooktop fica vago para armários, enquanto o fogão convencional não permite isso.”

“Já o forno pode ser posicionado de modo que a pessoa não precise se abaixar para colocar ou retirar pratos.” – citações em reportagem de Casa Abril. 

Dê uma olhada nas imagens e inspire-se. Chegou a hora de criar uma bela decoração para sua cozinha, sem esquecer, é claro, do forno de embutir.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 10/02/2020