Função padrinho de casamento
dicas para ser o melhor!
Que delícia, você recebeu um convite super especial para ser padrinho ou casamento? Parabéns! Saiba que esse não é um convite qualquer. A escolha dos padrinhos é uma decisão muito importante tomada pelo casal. Essa é a forma dos noivos de homenagear e reconhecer alguém que é extremamente querido e importante na história deles. Mas… Ver artigo

Que delícia, você recebeu um convite super especial para ser padrinho ou casamento? Parabéns! Saiba que esse não é um convite qualquer. A escolha dos padrinhos é uma decisão muito importante tomada pelo casal. Essa é a forma dos noivos de homenagear e reconhecer alguém que é extremamente querido e importante na história deles.
Mas não se iluda: os padrinhos não vão apenas receber um lugar de destaque próximo ao casal no altar. Por tradição, eles devem ajudar nos preparativos do casamento e, lógico, durante a cerimônia e a festa também.
Ficou animado com o convite e quer retribuir o carinho dos noivinhos? Então veja algumas dicas para ser o melhor padrinho antes, durante e depois do casamento.
Antes do casamento
- Para os homens, um dos eventos clássicos é organizado pelo padrinho: a tradicional despedida de solteiro. Muitos gostam de surpreender o noivo, mas tenha cuidado! Primeiro converse com seu amigo para saber o perfil de festa que ele topa. Lembre-se que a festa é dele, e não sua. Então, tente agradá-lo e fazer tudo do jeito dele.
- É tradição as madrinhas acompanharem todos os preparativos da noiva, mas esse não é um privilégio só delas. O noivo também precisa de ajuda nos preparativos! Padrinho de verdade veste a camisa! Ajude com roupas, decoração, contratos, lua de mel, deadlines e afins. Chegue com ideias surpreendentes e o inspire!
- Em alguns momentos dos preparativos os casais tendem a brigar por causa de coisas bobas, mas que no meio do calor do momento com gastos, preparativos e correrias se tornam gigantes. Por isso, esteja lá para dar apoio quando os casais precisarem. Por serem pessoas próximas, você pode ajudar a esfriar a cabeça dos noivos.
Durante
- Se não houver pajens ou damas de honra, é o padrinho que levará as alianças até o altar. Ou seja, uma responsabilidade e tanto, hein? Que tal pensar em uma forma criativa para levá-las?
- No dia do casamento, o padrinho vai acompanhar o dia do noivo. Ele estará extremamente ansioso e tenso. Por isso você será o porto seguro dele. Sabemos que você estará ansioso também. Afinal, será parte importante da cerimônia! Mas tentem respirar fundo e tranquilizar o noivo. Caso aconteça imprevistos, tente resolver para ele, afinal, os nervos já estarão à flor da pele.
Depois da cerimônia
- Na recepção normalmente há o brinde dos padrinhos. Para que você não seja pego de surpresa, prepare um texto bonito. Relembre a trajetória do casal e como você acompanhou a história deles. E é uma cortesia dos padrinhos elogiar a noiva, não se esqueça! Pode ser bem humorado, mas cuidado com piadas sem graça, okay?
- Caso não seja feito pelo cerimonialista ou assessor do casamento, os padrinhos devem decorar o carro no qual os recém-casados vão sair da festa. Além disso, é também uma ajuda confirmar os detalhes da lua de mel como horários de viagens, reservas de hotéis, etc.
- E, claro, esteja sempre presente na vida do casal! Lembre-se que a escolha não foi gratuita e que esse carinho deve ser recompensado com zelo e a amizade! Afinal, padrinhos são para sempre!
Gostou das dicas? Comece agora mesmo a se preparar para esse dia tão especial!