Recém Casados

Decoração: como montar um layout perfeito para a casa

Você desenhou como queria a sua casa e começou a construir. Daí descobriu que os móveis não cabem. Provavelmente falta de um plano de layout!

A maioria das pessoas gasta um tempo precioso de vida imaginando o “lar dos sonhos”.  Mas como deixar a nossa cassa com a nossa cara?

Para alguns arquitetos e designers esta resposta está na montagem do layout dos interiores, ou seja, na distribuição dos móveis pelos cômodos de uma casa. E como isso seria feito? Bem, não existe uma regra que defina. De fato, o lar perfeito é mesmo algo difícil de obter.

Mariana Martini https://www.vivadecora.com.br/foto/154483/tapete-listrado-e-parede-de-tijolinho

 

Muitas pessoas pensam só na volumetria de sua casa e em quantos ambientes deve ter. Mas, se esquecem de estudar como ficaria a disposição dos móveis nos interiores. O problema é que, sem esse planejamento, é bem provável que ela sinta, no futuro, dificuldades em montar sua decoração.

Mariana Martini https://www.vivadecora.com.br/foto/154482/parede-de-giz-e-moveis-brancos

E, por terem receio de contar coma ajuda de um arquiteto, acabam tendo seu “lar dos sonhos” virando um pesadelo.

“Não sei por que as pessoas contratam arquitetos e depois dizem a eles o que fazer.” – Arquiteto Frank Gehry

 

Danyela Corrêa https://www.vivadecora.com.br/foto/133569/quarto-menino-com-bancada-laqueada-branca

As vantagens de fazer um planejamento de layout

Antes de iniciar a construção de uma residência, é necessário que o arquiteto acerte várias questões junto do cliente. Já na primeira conversa, o profissional pode entender como deverá ser o design da edificação e para qual tipo de moradores que se destinará.

Mariana Martini https://www.vivadecora.com.br/foto/154508/quadros-colorido-e-moveis-brancos

E, depois, tudo que ele fará nas etapas seguintes de projeto será inspirado na vida dessas pessoas e o que elas esperam de um “lar dos sonhos”.

“O projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação.” – Arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Ofício da Arte https://www.vivadecora.com.br/foto/115909/outros-ambientes

Num primeiro momento, o criativo precisará descobrir como desenhar uma planta baixa funcional e prática para o dia-a-dia de seus clientes.

Um desenho que garanta que a casa receba bem os raios de sol, que fique ventilada, que proporcione boa circulação, e áreas sociais e íntimas devidamente separadas. Também que suas ideias facilite as instalações e destaque os pontos fortes da construção.

Mariana Martini https://www.vivadecora.com.br/foto/154484/cubas-brancas-e-quadros

Muitas pessoas pensam só na volumetria de sua casa e em quantos ambientes deve ter. Mas, se esquecem de estudar como ficaria a disposição dos móveis nos interiores.

O problema é que, sem esse planejamento, é bem provável que ela sinta, no futuro, dificuldades em montar sua decoração.

E, por terem medo de gastar dinheiro contratando um ar arquiteto, acabam tendo seu “lar dos sonhos” virando um pesadelo.

Casa Arquitetos Associados https://www.vivadecora.com.br/foto/158744/cimeno-queimado-na-parede-e-sofa-branco

Como melhorar o layout de uma casa já construída

Mudanças de layout podem valer mais do que uma boa reforma! Se a pessoa sentir dificuldades em encontrar soluções para melhorar a planta de sua casa, vale a pena ela contratar um profissional para avaliar melhor o caso.  

Um arquiteto é capaz de fazer um panorama mais realista da situação. Ele pode propor algumas pequenas alterações no espaço – que nem mesmo iriam causar qualquer transtorno de obra ou sujeira.

RBP Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/58884/quarto-de-casal

Manipulando a decoração de interiores, por exemplo, já é possível deixar os espaços de uma casa mais bonitos e funcionais. A começar pela mudança na posição dos móveis, que é um jeito fácil e barato de renovar o visual dos interiores. Sempre há formas de aproveitar e preencher uma área livre ou de criar um ponto focal novo numa sala – não duvide!

RBP Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/27182/sala-de-jantar-com-mesa-redonda e Mariana Martini https://www.vivadecora.com.br/foto/154517/armarios-azuis-e-banquetas-altas

Ademais, o designer pode propor outras mudanças para o layout da cada. Ele pode propor, por exemplo, dar novo uso para um móvel. Alterar o modelo de uma porta ou janela. Instalar louças, luminárias e outros acessórios diferentes. E ainda, talvez, trocar a cor de uma parede, gerando sensações diferentes nas pessoas. Tudo ficará a cargo de sua imaginação!

“Decoração não tem nada a ver com criar cenários ou tirar fotos bonitas para revistas, tem a ver com criar uma qualidade de vida, uma beleza que alimenta a alma.” – designer Albert Hadley.

| 19/10/2018