Planejamento

Lista de Presente de Casamento
Dicas para não errar na sua

Como e onde fazer a lista de presentes de casamento é uma das dúvidas mais comuns entre os noivos. Reunimos as melhores dicas e informações sobre o assunto.

lista de presente de casamento

Chegou a hora de planejar a lista de presentes! E que hora gostosa, né? Afinal, a lista de presentes de casamento proporciona ao casal a oportunidade de ganhar muitos itens importantes na nova vida a dois. Mas antes de tudo: como fazer a lista de presentes de casamento, o que pedir, como pedir os presentes aos convidados?

Tenha em mente que, mais do que ajudar a vocês, a lista de presentes também facilita muito a vida do convidado. Isso porque as chances são maiores de que ele se sinta mais confortável em te presentear através da lista, já que é uma ferramenta para ajudá-lo a evitar te presentear com algo repetido ou fora das suas necessidades.

O que pedir na lista de casamento?

Já se foi o tempo em que os casais iam até as lojas físicas para montar a lista de presentes em lojas tradicionais. Hoje em dia as lojas e opções de presente de casamento estão todas online – e os casais têm outras necessidades.

Tem casal que já mora junto, outros que estão construindo a casa própria e até aqueles que sonham com uma grande lua de mel. Por isso, independente de qual for a sua preferência, a dica é: faça uma lista online.

Atualmente existem muitas opções na internet, e praticamente todas lojas físicas famosas têm listas online. Outra opção ótima são as listas de casamento online convertidas em dinheiro, onde os presentes dados pelos convidados podem ser recebidos como produtos ou sacados em quantias financeiras.

Com certeza ter uma lista digital será muito prático para você e também para os seus convidados, principalmente os que moram longe, já que poderão te presentear sem nem saírem de casa.

O que não pode faltar na lista de casamento

Hoje em dia não existem regras para definir o que pedir de presente de casamento. Por isso, sinta-se livre para escolher o tipo de presente que quer receber e definir o estilo da sua lista: será uma lista de lua de mel? Uma lista de presentes para casa nova? Pense nas temáticas principais.

Lista de Casamento da Wedy

Em seguida, selecione os itens indispensáveis considerando o estilo da sua lista: se você deseja receber itens para casa como presente de casamento, por exemplo, pense no estilo da sua casa e imagine como será a decoração.

Depois, pense em dividir em partes menores: no caso do nosso exemplo, faça uma lista de itens essenciais por cômodos, sempre lembrando de deixar de fora itens semelhantes ao que o casal já possui ou irá adquirir para evitar itens repetidos.

Converse com pessoas que já casaram

Outra dica é conversar com alguns parentes ou amigos casados para ouvir a experiência deles. Os que pediram itens de casa de presente de casamento, por exemplo, poderão dizer como foi a experiência em relação à administração do lar.

Assim, poderão te mostrar uma base da lógica de planejamento sobre itens que foram muito essenciais e outros que poderiam ter ficado em segundo plano.

Exemplo prático: lista de presentes de casamento para a casa nova

Para ajudar você nessa missão, também separamos alguns dos principais itens de presentes para casa nova por cômodos. Inspire-se e veja se é necessário adicionar ou remover algum item com base nesse exemplo prático.

Quarto do casal e sala

As opções de presente escolhidas para compor um quarto de casal e uma sala irão variar de acordo com o espaço disponível no imóvel e o estilo do casal. No geral, os itens abaixo costumam ser solicitados com frequência em listas de casamento:

  • Jogos de cama; 
  • Edredons e cobertores; 
  • Toalhas de banho; 
  • Luminárias; 
  • Tapetes;
  • Vasos;
  • Televisão; 
  • Ar condicionado; 
  • Sapateira e organizadores; 
  • Almofadas;
  • Rack; 
  • Puffs.

Cozinha

Um dos espaços mais sonhados e planejados do lar de recém casados é a cozinha. Abaixo estão algumas opções de presente consideradas essenciais. 

  • Panelas;
  • Jogo de louças e copos; 
  • Assadeira; 
  • Cafeteira; 
  • Liquidificador ou multiprocessador; 
  • Faqueiro.

Banheiro e lavanderia

Espaços como banheiro e lavanderia são vistos como mais reservados. É menos comum ver sugestões referentes a eles em listas de presentes. Mesmo assim, dá para incluir itens bem legais na lista de casamento e deixar esses cantinhos ainda mais aconchegantes, como: 

  • Armário para banheiro; 
  • Toalhas de rosto; 
  • Aspirador de pó;
  • Lavadora e secadora de roupas; 
  • Cesto de roupas;
  • Espelhos.

Jardim ou varanda

Cuidar desses espaços chega a ser terapêutico, né? Aproveite a sua lista de casamento para adicionar alguns itens que darão ao casal um super incentivo para se conectar com a natureza. Confira as sugestões:

  • Vasos de planta; 
  • Mesas e cadeiras;
  • Redes;
  • Estantes;
  • Bancos de ambiente externo.

Como fazer sua lista de casamento online

Uma lista de casamento em loja física faz com que os convidados precisem se deslocar a um estabelecimento específico para escolher o presente. Dependendo da localização da loja e a rotina dos convidados, essa ação pode ser trabalhosa e pouco acessível.

Por isso, uma ótima opção é fazer uma lista online, onde os convidados acessam de qualquer lugar, pelo celular ou computador e realizar a compra em poucos minutos e o casal já recebe todas as informações do presente adquirido em tempo real.

Outra vantagem da lista online é que, em muitas plataformas, já são oferecidas opções pré-prontas para usar como base e apenas adicionar ou remover aquilo que você deseja. Conheça dois tipos de listas online a seguir.

Listas de lojas online

Algumas lojas físicas disponibilizam a possibilidade de fazer uma lista online em seus sites. Basta criar uma conta, fazer a lista e compartilhar o link com os seus convidados. Algumas das plataformas mais conhecidas são:

  • Camicado;
  • Preçolandia; 
  • Tok&Stok;
  • Casas Bahia;
  • Extra.

Nesse caso, os convidados acessam o site da loja onde está hospedada a lista e realizam a compra do produto que desejam presentear. O valor gasto pelo convidado é convertido em créditos para serem gastos nessa mesma loja, podendo ser utilizado para adquirir o mesmo produto que o convidado escolheu ou outro, da preferência do casal.

Essa modalidade pode acabar limitando o casal, uma vez que os créditos só podem ser gastos na loja escolhida, sem a opção de receber em dinheiro ou optar por adquirir em outras lojas que apresentam maior variedade de marcas, linhas de produto e valores mais acessíveis.

Listas de casamento revertidas em dinheiro

As listas convertidas em dinheiro também são online e a grande diferença é que, ao invés de receber em créditos para gastar em uma loja específica, você recebe os presentes em dinheiro. Isso possibilita que o casal possa escolher quando e onde gastar o valor presenteado, trazendo mais flexibilidade nas decisões.

Essa opção permite também que os presentes sejam divididos em cotas, funcionando como compras em grupo: cada convidado pode comprar uma parte de um mesmo presente, ajudando o casal a arrecadar o valor total de um item de maior valor.

As listas em dinheiro podem ser feitas junto a um Site de Casamento personalizado, o que ajuda a levar também informações sobre o evento para os convidados.

A Wedy, por exemplo, é uma das plataformas virtuais que te ajudam na organização do casamento, com uma infinidade de ferramentas gratuitas e o serviço de lista de casamento convertida em dinheiro. Como diferencial, também é oferecido o Site de Casamento gratuito e ativo para sempre, que você pode personalizar do seu jeito e guardar como lembrança após seu grande dia.

Qual lista é a melhor opção?

Agora que você já conhece os principais itens e opções para criação de lista de convidados é comum se questionar: qual a melhor opção?

melhor opção para receber seus presentes de casamento sempre será aquela que entrega mais praticidade e atende às suas necessidades. Portanto, vai depender do que o casal está buscando no momento. Seguem algumas informações para te ajudar a escolher:

Caso as limitações de distância e previsibilidade não sejam um problema para o casal e para os convidados, uma lista em loja física poderá atender às necessidades. Lembre-se também de conferir as opções e prazos de entrega dos produtos. Apesar de muitas lojas realizarem a entrega dos itens via correios, em alguns casos você terá que ir retirar na loja física.

Por outro lado, tendo em vista a facilidade dos convidados para realizar a compra do presente e os benefícios para o casal em termos de flexibilidade, incluindo a administração dos presentes recebidos, a melhor opção é a lista de presentes convertida em dinheiro.

Isso porque tudo é feito digitalmente e gerido com tecnologia: os valores arrecadados são acompanhados em tempo real por aplicativo, podem ser sacados direto em conta bancária, além de ser uma forma elegante que te poupa daquele medo e preocupação de pedir presente em dinheiro de outras formas, como no convite. Sabemos que essa forma causa desconforto ao casal e convidados, não é mesmo? 

Com a funcionalidade de lista fictícia online é possível montar uma lista com produtos para casa nova, lua de mel ou uma lista totalmente personalizada, com o sonho do casal.

A Wedy, por exemplo, oferece o melhor site de casamento acompanhado de ferramentas gratuitas para ajudar na organização e planejamento do seu Grande Dia. Há mais de 11 anos no mercado, já transacionou mais de 55 milhões de reais com a Lista de Casamento em dinheiro.

Já são milhares de casais em todo o Brasil que optaram por receber presentes online e em dinheiro com segurança e credibilidade

Tudo pronto, e agora?

Com a lista pronta é hora de divulgá-la. É importante que você monte sua lista de presentes antes de confeccionar os convites, viu? Pois o ideal é que você anexe sua lista à ele.

Caso você tenha optado por utilizar convites virtuais, por exemplo, o endereço eletrônico do seu site de casamento ou da sua lista de presentes deve estar escrito nele.

Convite de Casamento Digital Modelo Floral

Esperamos que essas informações tenham te ajudado a se organizar para criar sua própria lista de presentes de casamento (sem estresse!).

Não se esqueça que, caso precise de uma mãozinha, você também pode reunir todas as informações do seu casamento em um só lugar: conheça a Wedy, plataforma completa com Site de Casamento gratuito, Lista de Casamento convertida em dinheiro e Lista de Convidados online e organize o seu Grande Dia com mais tranquilidade, tornando todas as informações centralizadas e acessíveis aos convidados.



Veja os nossos casos de sucesso: casais que receberam mais de R$50.000 em presentes em dinheiro.