Descoberta

Maio ainda é o mês das noivas?

Maio é o mês da noiva?

Provavelmente você sempre ouviu falar que maio é o mês das noivas. Na verdade, ninguém sabe ao certo o porquê desse mês ter sido escolhido. Uma das supostas causas é que como maio é o mês da primavera no hemisfério norte e as flores aparecem, isso foi associado à celebração do matrimônio e ao amor.

Já os católicos acreditam que é por ser comemorado o dia das mães nesse mês e também por causa da consagração de Maria, mãe de Jesus. Há também quem garanta que essa date venha desde a idade média. Quando a primavera chegava, as pessoas podiam usar as flores para se banhar e diminuir o mau cheiro. Por isso, a cerimônia era mais realizada nesse mês.

Qual mês as pessoas mais casam?

Embora maio seja considerado o mês das noivas, não é, atualmente, o mês mais procurados por todos os casais. Pelo menos é isso que sentem as pessoas que trabalham nessa área. Cerimonialistas, fotógrafos, donos de salões, costureiras, igrejas e cartórios contam que muitos dos casais de hoje preferem casar no fim do ano.

Porque isso acontece? Na verdade, são várias as razões que podem levar o casal a deixar de lado o mês das noivas e marcar a data da cerimônia para o final de ano. Um dos motivos é o financeiro. Casar é algo caro e no final do ano, com a chegada do 13º salário, a condição financeira aumenta. Além disso, é possível conseguir um preço melhor em salão, aluguel de roupas entre outros, pois foge do tradicional mês de maio. Outra grande vantagem é que há mais feriados e folgas no emprego, que podem se unir aos dias de lua de mel e prolongar a viagem.

Na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo, por exemplo, os meses mais procurados para casar são outubro, novembro e dezembro. Embora maio ainda seja muito procurado na cidade, perde para o fim de ano. Algumas pessoas falam que preferem os últimos meses porque o número de feriados é maior. Isso facilita para que os familiares e amigos que moram distante possam ir. No ano de 2011, por exemplo, o cartório registrou os seguintes números de casamento:

  • Dezembro de 2011: 255 casamentos
  • Maio de 2011: 181 casamentos
  • Outubro e novembro de 2011: cerca de 200 casamentos

Na igreja da cidade, essa tendência de troca de mês também é notada. Veja os dados de 2011:

  • Maio: 20
  • Outubro : 51
  • Novembro: 40
  • Dezembro: 19

Seja qual for a opção do casal, é importante levar em conta não apenas o mês tradicional, que é o de maio, mas quando poderão reunir as pessoas queridas com eles. Se um feriado for o mais adequado para que os convidados se desloquem com facilidade ou se o final de ano é melhor para estar com uma situação financeira melhor, porque não escolher esses meses? O importante é fazer uma cerimônia bonita e com a presença das pessoas queridas.

Você já sabe em que mês vai casar? Conte pra gente! 

 

| 14/04/2014