Recém Casados

Como decorar sua mesa de jantar
para receber bem os amigos

Casal novo, casa nova! No início do matrimônio o número de visitas é maior. Mas como se faz para montar uma mesa perfeita para receber os amigos? Selecionamos uma série de dicas para deixar sua mesa de jantar maravilhosa e receber seus amigos com muita classe, descontração e elegância.

Quem casa, quer casa. E quem já casou, já voltou da lua de mel e já tem sua casa nova quer compartilhar a alegria com todo mundo, principalmente com os amigos.

Esse é, talvez, um dos maiores prazeres que se pode ter na vida. Mas, a “arte de receber bem as pessoas” não é para qualquer um. Tudo só sairá perfeito se houver muita prática, bom gosto, criatividade e dedicação.

O conhecimento necessário para organizar pequenos eventos, com uma mesa de jantar maravilhosa, vem com o tempo. Mas, o tempo dos recém-casados ainda é recente. Porém, o desejo de receber os convidados é o mesmo dos veteranos. A diferença é que o índice de visitas no início da vida conjugal é muito maior e o medo de cometer certos erros também.

BG Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/158339/sala-de-jantar-com-parede-e-mesa-espelhada

BG Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/158339/sala-de-jantar-com-parede-e-mesa-espelhada

Sorte dos mais jovens é que, hoje, existem vários sites e revistas compartilhando boas ideias!

É normal que no início do matrimônio tudo pareça um pouco mais confuso. Só que organizar reuniões de família ou com amigos não precisa ser sinônimo de trabalheira e desgaste.

Dicas simples, dadas por decoradores, designers e arquitetos, já esclarece como tornar as áreas sociais da casa mais agradáveis e favoráveis para esses eventos.

Nos parágrafos a seguir você encontrará esclarecimentos sobre como receber pessoas com segurança e sem dificuldades.

Casacor SP  https://www.vivadecora.com.br/foto/148098/sala-vermelha-com-mesa-de-madeira-rustica

 

Preparando o local de recepção e a mesa de jantar

O ideal é o casal convidar grupos pequenos para a sua casa, uma quantidade de pessoas que comporte numa mesa de jantar.

A ideia é encontrar alternativas de acomodá-las confortavelmente e deixá-las descontraídas o suficiente para interagirem entre si. Pode-se até identificar o lugar de cada com um nome estampado numa pequena placa. Essa será uma maneira especial de todos se sentirem bem acolhidos!

Patricia Aguiar & Gustavo Petinati  https://www.vivadecora.com.br/foto/67307/mesa-de-jantar-com-louca-amarela-e-azul

Se forem poucos convidados, toda a comida pode ficar disposta na mesa. Mas, se o espaço não for suficiente para tudo e para todos, será necessário um plano ‘B’.

Joel Caetano Paes https://www.vivadecora.com.br/foto/57934/mesa-de-vidro-com-cadeira-branca

O recomendado, nesse caso, é ter bancos ou cadeiras extras; servir a refeição de outro modo, que não necessite de pratos; ou que a comida seja colocada em um aparador. Assim, as pessoas ficarão mais à vontade para se mexer e conversar.

Quanto à decoração, a intenção é fazer com que os amigos conheçam a casa nova. Então, não é necessário nada de tão glamouroso.

Meu Móvel de madeira https://www.vivadecora.com.br/foto/134975/decoracao-de-velas-na-mesa-de-jantar

O básico já serve: o local tem que estar limpo, bem iluminado e sem bagunça. No mais, para uma mesa de jantar bem bonita, louças em bom estado, um pouco de flores e até velas – ou outras decorações de centro -, que darão o charme necessário para a ocasião.

Itens que os recém-casados devem providenciar

No dia-a-dia, o casal pode preferir usar menos itens, para não gastar seus bens preciosos ou para não sujar tanta coisa e gerar mais trabalho de casa. Porém, numa ocasião especial, como reunião de amigos, é legal sair do básico!

Afinal, é costume os noivos ganharem muitos presentes, incluindo utensílios domésticos. E os convidados querem, justamente, que eles utilizem os presentes – sem dó nem piedade!

Ana Luisa Previde https://www.vivadecora.com.br/foto/72175/mesa-de-jantar

Quando as visitas chegarem à casa dos recém-casados, elas não querem ver ver pratos lascados ou copos de plástico! Elas querem conhecer os novos itens da casa do casal!

Claro que os cônjuges não precisam abrir caixas de faqueiros caríssimas para uma simples reunião informal. Mas tem certos itens que eles devem providenciar antes do momento da recepção. Tudo vai depender do planejamento.

https://www.vivadecora.com.br/foto/121687/mesa-branca

Depois que os recém-casados elaborarem o cardápio que irão servir, chega a hora de separar todas as peças que serão usadas. São exemplos desta lista copos de água, taças de vinho e de champanhe, e xícaras para café. Também jarras, baldes de gelo, coqueteleiras, pratos, talheres, abridores de garrafa ou de vinho, e decantadores.

E para cobrir a mesa de jantar, sousplats, jogo americano ou toalha.

É interessante que os conjuntos de talheres tenham, no mínimo, quarenta e duas peças – que serve para seis pessoas. E os de copos e taças, por exemplo, no mínimo, 6 de cada. Isso será suficiente para receber todos os amigos para uma bela refeição!

Aprendendo a relaxar e se divertir

Às vezes, os recém-casados ficam tão enervados organizando uma recepção em sua nova casa que acabam esquecendo-se de si mesmos.

Eles ficam o tempo todo preocupados, correndo de um lado a outro, e não aproveitam o momento. Acabam trabalhando tanto pelo bem estar e diversão dos outros que não se divertem. No fim, as visitas vão embora e o que lhes sobra é apenas cansaço.

Então, mais importante do saber preparar o local de recepção e montar uma linda mesa de jantar é saber relaxar. Deve-se ter confiança, seguir o planejamento e deixar o resto fluir!

 

Essas dicas de como ter uma bela mesas para receber os amigos foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 15/06/2018