Assuntos diversos

Conheça os mais belos modelos de lustres modernos

Iluminação é um item importante em todo projeto de decoração. E para um sistema artificial, podemos contar com o complemento dos lustres.

Qual é a primeira coisa que você percebe quando entra num ambiente? Será que é a iluminação? Muitas vezes o ponto focal mais importante de um cômodo é um painel, uma lareira, um sofá ou uma cabeceira; mas em outros é uma peça de iluminação. 

Vamos, neste texto, refletir sobre como os lustres podem ser protagonistas em decorações de interiores e quais os modelos modernos de maior tendências no momento.


Cristiane Mansur Wiazowski

Qual a importância da iluminação?

Seria totalmente impossível habitar uma casa se ela não tivesse aberturas por onde pudessem passar os raios de sol. Mas quando a noite chega, é preciso apelar para outro sistema de iluminação.

Só que o artificial também pode dar apoio ao natural, destacando, a qualquer momento, áreas estratégicas das decorações de interiores. Sendo assim, seu planejamento deve fazer parte dos projetos de arquitetura.


Fernanda Duarte

Nossos olhos percebem as ondas de luz e transmitem essa mensagem ao cérebro. E este simples processo muda por completo a percepção que temos dos ambientes que habitamos. 

Um pequeno detalhe de iluminação pode tornar um espaço de casa bem mais funcional e atrativo. Luzes também podem dar a sensação de que os cômodos são mais amplos, altos, profundos e claros. Dá para brincar bastante com isto.


RAWI Arquitetura + Interiores

A iluminação artificial, portanto, é capaz de criar lindos efeitos óticos. Se um arquiteto ou designer desejar dar, por exemplo, mais enfoque a certas partes do seu projeto, ou seja, enfatizar determinado recanto, ele pode contar com vários aparelhos. 

Entre estes estão as luminárias de piso, como as colunas e os refletores; de parede, como as arandelas; de bancada, como os abajures; e de teto, como os plafons e os lustres.


Luciana Latorre

Como usar os lustres na decoração? 

Vamos falar, então, dos belíssimos lustres. O que são eles? Pois bem, são aparelhos que complementam os sistemas de iluminação de interiores. Como já dissemos antes, trata-se de pendentes que são fixados no teto, abaixo da linha do forro. 

Quase sempre são instalados de modo centralizado, fornecendo uma iluminação geral aos ambientes. Mas podem também ser posicionados de modo alinhado a determinadas superfícies.

Podemos utilizar os lustres em vários ambientes dentro de casa. Isto não é comum em banheiros, por exemplo. Mas, em contrapartida, combina bem com salas de estar, de jantar, varandas e quartos. 

Em áreas de descanso é preferível criar uma iluminação mais suave e difusa. Neste caso, indicam-se os lustres com lâmpadas voltadas para cima. Já em áreas de refeições, uma luz direta, para baixo, iluminando bem a zona da mesa.

Em ambos os casos, os lustres não precisam estar sozinhos no sistema artificial de iluminação de interiores. Na verdade, é até melhor que o projetista preveja um esquema misto – também com luzes localizadas e focais. Inclusive, estas peças podem ter um design combinando. Assim se terá ambientes mais harmônicos, bonitos, funcionais e confortáveis.


Piloni Arquitetura

Manarelli Guimarães Arquitetos

Confira modelos de lustres incríveis

Seria impossível citar todos os diferentes modelos de lustres que são vendidos hoje em dia nas lojas, porque são milhares e a cada ano surgem outros mais. Mas a nossa ideia é fazer uma pequena lista com os principais encontrados no mercado. 

Lembrando que os mesmos podem sair de linha logo, assim como as lâmpadas incandescentes, que foram recentemente substituídas pelas halógenas e de LED.

Pois bem, os tradicionais lustres tipo candelabro parecem que jamais saíram de moda. Mas uma tendência que vem ganhando muita força tem sido a dos lustres em cascata de cristal. 

Outros que também seguem esta linha mais futurista são os em globo de plástico; em anéis cromados; com bojo em vidro na cor cobre; estrutura aramada em forma de diamante; e com braços articulados, tipo aranha.


Aquiles Nicolas Kílaris

Roberto Migotto

Claro que as decorações modernas não precisam ser necessariamente high tech. A contemporaneidade ensinou que é possível criar ambientes bem atuais, mas em estilos diferentes – como os rústicos, vintages, candy color e mais. 

Pensando nisto é que os fabricantes apostaram na criação de mais outros modelos de lustres. Por exemplo, tipo luminária industrial ou lamparina indiana.


Bender Arquitetura

Existem também aqueles lustres modernos com partes em tecido, plástico e até madeira. Os que simulam penas, fogos de artifício, ondas marinhas e sondas espaciais. E não podemos deixar de citar os lustres carinhosamente chamados de ‘Thomas Edson’ – defensor da corrente alternada –, composto de vários cabos e lâmpadas novas que simulam lâmpadas antigas.

Qual de todos estes modelos de lustres citados você gosta mais? Estude bem a sua casa e escolha lindos aparelhos de iluminação para enriquecer a decoração dos ambientes. vai ficar incrível!


Patricia Kolanian Pasquini

Essas dicas de como utilizar a iluminação artificial na decoração de interiores foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 20/07/2020