Recém Casados

Rack e painel para TV: modelos e dicas de uso na decoração

Rack e painel para TV são móveis que surgiram com o avanço das novas tecnologias, tendência nas atuais decorações de interiores. Saiba +.

Rack e painel para TV a dupla de maior sucesso na decoração!

A cada dia surgem novos aparelhos televisores – com telas mais finas e leves. E, geralmente, nas propostas de interiores, eles são vistos instalados em um tipo especial de painel, chamado de ‘painel para TV’ – algumas vezes, inclusive, acompanhado de rack. Esta é uma forte tendência que veio para ficar – servindo tanto para casas quanto para apartamentos.

O texto a seguir dará uma prévia sobre os modelos de rack com painel para TV que podem ser encontrados disponíveis no mercado e como utilizá-los em decoração de ambientes. Entenda por que esta dupla se tornou tão querida de designers e arquitetos.

Sandra Sanches

As novas decorações de salas de casas e apartamentos

Atualmente, as pessoas levam uma vida mais atribulada e, por isso, desejam poder chegar a casa ao final do dia e descansar. 

A televisão vai surgir na decoração do lar, justamente, com a função de servir de meio de entretenimento para distrair a sua mente. Um aparelho assim pode ser visto instalado em uma sala de estar ou quarto, preferencialmente sobre um rack ou a um painel na parede.

Então, esta dupla rack e painel chegaram ao mercado para dar este suporte aos televisores. Contudo, também vão assumir um papel decorativo nas propostas de interiores. São móveis práticos e lindos. 

Uma opção perfeita para quem quer deixar a casa com um visual mais moderno. E mais, se ganha também com economia de espaço. Pelo visto, vantagens é o que não faltam.

Condecorar Arquitetura e Interiores
Korman Arquitetos e Bianchi & Lima Arquitetura

Os mais recentes modelos de rack com painel

Os planejados são o que há de melhor hoje no mercado em termos de móveis, sendo considerado um ótimo investimento para o lar. 

E nesta linha estão os rack e os painéis para TV. E há muitos modelos prontos destes móveis sendo vendidos nas lojas – alguns mais simples e outros mais sofisticados. Certamente, sempre há pelo menos uma opção que caiba no bolso e que combine com o gosto do comprador.

Moussi Arquitetura

As empresas de móveis para casa têm oferecido racks e painéis para TV de vários tamanhos. 

O material mais utilizado para a fabricação destas peças tem sido, em disparada, o MDF. E dentre os estilos mais procurados estão aqueles com design mais clean e moderno, seguidos pelos retrôs e rústicos. E para as combinações de acabamentos existem ainda mais opções. Vale usar e abusar das peças texturizadas.

Díptico Design de Interiores e Rodrigo Maia

É preciso estar atento à escolha do material e do acabamento para o rack com painel de casa. Tudo tem que apresentar boa qualidade e resistência. Pode adquirir peças mais sóbrias ou em tons coloridos – e até mesmo peças espelhadas. 

O que não se pode é fugir muito da paleta de cores do ambiente, comprometendo a harmonia visual. O modelo escolhido deve estar de acordo também com as dimensões do ambiente.

Chris Silveira e Arquitetos Associados e Studio Canto Arquitetura
Luciane Mota

Combinações incríveis de rack com painel para TV

Como já se pôde perceber, os rack e painéis para TV fazem parte das propostas contemporâneas de design para casa. 

E depois de entender as medidas e o estilo da decoração do ambiente onde tais peças serão colocadas, fica fácil escolher os modelos. Pode-se usar rack e painel iguais, de linhas retas e cores neutras. Também rack com painel rústico. Ou rack com painel com detalhes especiais e cores vibrantes.

O aparelho de televisão pode ficar sobre o rack ou preso ao painel mesmo, tanto faz – ficando a peça inferior destinada somente para os auxiliares eletrônicos, como o DVD. 

O mais indicado é que as duas partes sigam a mesma linguagem – até para não causar qualquer confusão visual. O branco é a cor que melhor casa com qualquer tipo de decoração,do clássico ao moderno. Já preto gera cenários mais intimistas.

Karen Pisacane e Ark2 Arquitetura
Arq. Bruna Cruz

Não existe mesmo uma regra para escolha do rack e do painel para TV. Muito vai do bom senso e do bom gosto do projetista de interiores. 

Mas, uma coisa é certa, quanto menos variações de cores e textura houver entre as peças mais amplo e harmônico parecerá o ambiente. Contudo, se a ideia é fazer desta dupla o ponto focal principal da sala, vale a pena arriscar em detalhes chamativos e cores fortes, como o amarelo. Experimente em sua casa!

Larissa Minatti

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 12/11/2019