Assuntos diversos

Sofás: inspire-se com modelos incríveis

Sala de estar completa só com um bom jogo de estofados. Existem muitos modelos de sofás à venda. Escolha os que combinam com a sua casa.

Dizemos, às vezes, que “sem isto eu não vivo”. Exageros à parte, certamente pode-se afirmar, pelo menos, que não seria possível curtir bem uma sala de estar sem um bom jogo de estofados. 

Afinal, podemos ficar sem TV, sem mesinhas e outros móveis. Mas sentar no chão seria desconfortável demais. Por isto é que compramos sofas para casa. E existem lindos modelos. Basta escolher aqueles que gostar mais.


Marcia Acaro

Alguns modelos diferentes de sofás

Há tantos modelos diferentes de sofás disponíveis nas lojas que às vezes até podemos ficar confusos em saber qual peça escolher para a decoração de casa. 

Na verdade, numa primeira olhada, nem conseguimos imaginar todas as funcionalidades que cada peça pode oferecer. Porque existem, sim, sofás com design mais simples, mas também sofás com segredos ocultos incríveis.


Beto Galvez e Nórea de Vitto

Os já tão conhecidos sofás camas são, por exemplo, uma variação de sofá. Também existem os sofás reclináveis, que, assim como o nome já diz, podem reclinar o seu encosto. Os extensíveis, que podem estender o seu assento – sendo que este próprio já pode ser uma combinação de reclinável e extensível. E tem ainda os com chaises integradas, os com partes móveis ou modulados, e os com capas reversíveis.

Alguns destes modelos foram criados pensando em ambientes como quartos que são utilizados como home offices e que eventualmente podem receber visitas. Ou em salas de estar que serão frequentemente utilizadas pelas famílias para assistir televisão, relaxar o corpo e promover pequenas reuniões com amigos. 

Enfim, há sofás para todos os gostos, situações e necessidades.


Ana Lúcia Adriano

Como surgiu o design moderno nos sofás?

Os modelos mais emblemáticos de sofás que se tornaram famosos em primeiro lugar foram àquelas peças clássicas, da época dos palácios renascentistas. Já nesta época surgiram móveis muito bonitos que, pouco a pouco, foram aprimorados, ou adequados aos novos tempos. 

E todos servem até hoje de inspiração para a criação de novos sofás. É o caso dos canapés, das chaises, dos recamier, e outros.

Recentemente, surgiram diversos modelos diferentes de sofás. E a cada dia os projetistas lançam boas ideias, fazendo, assim, aumentar a variedade de sofás disponíveis nas lojas. 

Os mais requisitados pelos compradores são aqueles de dois e três lugares, com espuma firme, linhas retas, pés baixos, braços estreitos, assentos divididos e encostos de altura média.


Patricia Covolo

gora, você pode preferir, para a sua casa, um modelo de sofá diferente destes que foram citados. Não se preocupe, pois é possível. 

  • Existem também os sofás curvos ou de linhas curvas. 
  • Os sofás de pés altos, pés palitos e pés torneados. 
  • Os com detalhes na costura – tipo os em capitonê e botonê. 
  • Os com estrutura aparente em metal ou madeira. 
  • Os sem braço. 
  • E os em futon. 

E isso só pra começar.


Revista Viva Decora

Bruno Carvalho

Abuse de sofás estilosos na decoração de sua sala

Para transformar a decoração da sua casa, você pode seguir dois caminhos diferentes. A alternativa ‘A’ é adquirir um sofá neutro, de design simples, sem muitos detalhes. Uma peça como esta é mais fácil de combinar com qualquer estilo de sala. 

Erros cometidos, neste caso, são quase nulos. Porém, sofás de estética mais arrojada podem surpreender o olhar como nada igual, tornando a decoração muito mais interessante.

Vamos para a alternativa ‘B’, os sofás coloridos. Eles são a maior tendência do momento – incluindo os em cores como roxo ultra-violet, azul Tiffany, azul turquesa, rosa millennial, o living coral, e laranja autumn maple. 

Peças como essas, inevitavelmente, devem ser as protagonistas das decorações. E não tente inibir este efeito. Pelo contrário, use isto a seu favor, deixando o visual da sua casa com aspecto mais moderno, alegre, despojado e jovial.


Décio Navarro

Shiroma e Montemór Colab Decor

Coloque as peças coloridas frente a panos-de-fundos neutros. Ao redor, complemente o cenário com itens em tons contrastantes, que ajudem a equilibrar em “peso” e temperatura a decoração. 

Por exemplo, um sofá verde claro – uma cor “leve” e fria – pode ficar interessante perto de um quadro e um tapete em cores como bordô – uma cor mais “pesada” e quente. Permita-se brincar com as possibilidades.


Luiz Sentinger

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Agora que você conheceu diversas opções, não deixe de procurar o sofá perfeito para sua sala!

Estas dicas de decoração com sofás diferentes foram criadas pela revista Viva Decora.


| 21/05/2020