Recém Casados

Mobiliando a casa nova:
veja tudo o que não pode faltar!

Para abastecer uma casa nova é necessário comprar uma série de itens indispensáveis. Descubra quais são eles e comece já a decorar.

O sonho de muitos jovens casais é começar uma nova etapa da vida montando a casa que sempre sonharam. Mas mudar para um novo lar envolve também comprar coisas que nem se cogitava antes. Logo se percebe que, para o mínimo de conforto, é necessário abastecer a casa com uma série de itens indispensáveis.

Não basta só encher a mala com roupas e seguir em frente. De agora em diante, onde vocês irão dormir? Como irão preparar suas refeições? E nas horas de lazer, onde e como receberão seus amigos?

É necessário planejar todos esses detalhes com muita atenção. Deixar a casa nova completa não é tarefa fácil – ou mesmo barata! Mas, não desanime: vamos às compras?

Adriana Fontana https://www.vivadecora.com.br/foto/22151/sala-de-estar-pequena

Montamos uma lista completa de quais peças decorativas, móveis e utensílios domésticos não podem faltar na sua nova morada.  Claro que a ideia sobre o que é essencial é muito relativa – o que é para um, não é para outro. O objetivo de fazer este texto é dar uma direção quanto ao que é mais para a beleza, conforto e a boa funcionalidade da sua casa.

Decorando a casa nova

Iniciar a decoração do zero é a ocasião perfeita de tangibilizar seus sonhos! Além do mais, isso ajudará o casal na adaptação para a nova rotina e a auto afirmação quanto ao novo momento de vida, trilhando uma vida à dois.

O melhor é que a decoração do seu novo lar remeta a esse momento de mudanças, lembrando a trajetória passada, assim como as coisas boas que ainda virão.

Ela também deve simbolizar a personalidade, gostos e preferências do casal. Afinal, são os pequenos detalhes que deixarão os ambientes mais aconchegantes e receptivos aos convidados, que vão sempre se lembrar dos anfitriões ao avistar os objetos.

Casa Aberta https://www.vivadecora.com.br/foto/16801/outros-ambientes

Para dar mais vida e alma aos espaços, há itens que são obrigatórios em qualquer decoração de interiores.

Das peças maiores e que mais se destacam na composição, tem-se os quadros e os espelhos. Eles são bem vindos em todo o tipo de ambiente, da sala ao banheiro; e podem revestir paredes, dando mais profundidade a certos recantos ou amplitude para todo o cômodo.

Também, para valorizar a casa, nunca são demais os itens menores, como porta-retratos, cortinas, almofadas, tapetes, abajures, livros, vasos e plantas.

Suas cores contrastantes quebram com a monotonia dos espaços, passando calma e serenidade, ou força e energia, dependendo do cômodo. E o melhor é que, por serem baratos, podem ser trocados a toda hora, permitindo uma transformação constante da casa.

Casa Aberta https://www.vivadecora.com.br/foto/17611/quarto-de-solteiro-pequeno-com-tapete-vermelho

Note que muitas dessas peças ornamentais devem ficar sobre alguma coisa. Por essa e outras razões, é necessária a compra de mesas auxiliares, estantes e prateleiras. E a casa precisará também de uma cama – é claro!

A arara para roupas é uma opção acessível e que pode ser muito prática em um quarto que não tenha armários suficiente para todas as peças do casal.

Na cozinha, o armário para as panelas é um ítem que pode ser batsante caro, se você mandar fazer os móveis. Por outro lado, existem opções prontas e criativas, que podem ser bem mais em conta. Não vamos esquecer da mesa de jantar, das cadeiras, poltronas e sofás, para as salas. Com isso, vocês já poderão ficar muito bem acomodada em sua nova residência e, aos poucos, ir complementando.

Lembre-se: ninguém tem a casa perfeita no primeiro dia após a mudança! Aliás, essa busca de novos elementos pode até ser uma forma do casal passar mais tempo juntos e aprofundar o relacionamento.

Casa Aberta https://www.vivadecora.com.br/foto/17605/detalhes-do-quarto-com-araras-e-criado-mudo

Utensílios para a lista de “chá de casa nova”

Atualmente, no Brasil, é comum as pessoas fazerem o que chamam de “chá de casa nova”. Um conceito um pouco mais amplo que o tradicional “chá de cozinha”, pois inclui mais itens, além daqueles destinados a esse cômodo.

Isso nada mais é do que uma oportunidade de comemorar sua mudança e, de quebra, ganhar alguns presentes que possam ajudar a preencher o novo lar. Pensando nisso, os convidados compram itens voltados à realização de afazeres domésticos, como lavar roupa, cozinhar e outros itens mais simples que não costuma constar da lista de presentes de casamento.

É só o básico mesmo – o que você imagina que irá facilitar a sua rotina e que pode ser mais uma oportunidade de reunir amigos.

Dormitório

Um cômodo fundamental da vida do casal precisa estar bem equipado. Para o dormitório você vai precisar de travesseiros, edredons, dois jogos de roupa de cama, cabides e caixas para a organização de acessórios.

Banheiro

Para o banheiro é preciso, muitas vezes, comprar o chuveiro, que nem sempre vem instalado no imóvel. Nãos esqueca de dois jogos de toalhas, porta papel higiênico e kit banheiro, inclusive com porta escova de dentes.

Lavanderia

Já para a lavanderia, vassoura, rodo, balde, pá de lixo, ferro de passar, lixeira, aspirador de pó, varal, prendedores e uma escada. Obviamente, uma máquina de lavar e, eventualmente, uma de secar roupas.

Condecorar Arquitetura e Interiores https://www.vivadecora.com.br/foto/142490/organizador-de-banheiro-de-madeira

Cozinha

A cozinha é um cômodo à parte, que necessita de mais equipamentos para o seu bom funcionamento.  

A começar pelos eletrodomésticos. O fogão é o item mais importante, depois da geladeira. Tem também o microondas, o liquidificador, a batedeira, a cafeteira, a torradeira, o mixer e outros itens, dependendo de seus dotes culinário.

Cuidado para não comprar coisas que acaba não usando. Se você não é muito de cozinhar, pense bem antes de adquirir todo e qualquer tipo de eletrodoméstico para sua cozinha.

É claro, alguns aparelhos são essenciais para quem tem uma vida corrida e pouco tempo para se dedicar à culinária, mas não exagerar.

Farelo Criativo https://www.vivadecora.com.br/foto/141605/cozinha-com-porta-utensilios-vermelho-e-luzinhas

Para preparar os alimentos, a pessoa vai precisar de outros objetos, como as panelas – devem constar nesse grupo de objetos a frigideira, a chaleira e a panela de pressão.

Para guardar, potes de plástico. E para comer, talheres, pratos e outros recipientes para servir. E tudo isso será lavado em uma lava-louça, que é um ótimo investimento, pois economiza tempo e gasta menos água do que a torneira da pia, sabia?

Casa Aberta https://www.vivadecora.com.br/foto/21170/cozinha-pequena-com-detalhes-coloridos-e-armarios

São mais itens que devem ser comprados para a casa nova: saca-rolhas, afiador de facas, tábua de carnes, forma de gelo, jarra de suco, copos, escorredor de pratos, organizador de talheres, açucareiro, panos de limpeza, toalha de mesa, desentupidor de pia, climatizador de ar, escova para limpeza de vaso sanitário, e caixa de ferramentas.

Aliás, essa listinha acima é ideal para sugerir aos convidados de seu “chá de casa nova”.

 

Lembrando que, antes de comprar qualquer item, a pessoa deve voltar seu pensamento para a funcionalidade, a manutenção e a conservação das peças.

Se essas tiverem boa qualidade é porque, provavelmente, terão uma vida útil maior. Esse é o verdadeiro custo benefício – algo que é extremamente importante levar em conta na hora de montar sua casa nova.

Você imaginava que ia precisar de tudo isso para sua casa nova? Pois é, iniciar uma nova etapa na vida é um desafio, mas, com certeza, juntos tudo vai ficar muito mais fácil de superar! Realize esse sonho!

Estas dicas de tudo que não pode faltar na casa nova foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 14/09/2018