Descoberta

Não quer casar de branco? Confira essas ideias!

A escolha do vestido, que sempre foi crucial, é o item mais importante dos preparativos do casamento. A maior parte das noivas sempre fica na dúvida, pois não encontrar o “vestido ideal”, que parece que foi feito exclusivamente para você, acaba causando muito estresse. Muitas noivas optam por um vestido de cor para deixar sua marca ao invés de casar de branco. Caso esteja pensando nisso, fique atento a este post!

casar de branco

 

Curiosidades sobre a história dos vestidos de noiva

Noiva Romana

Usava um traje exclusivo para aquela ocasião e cobria-se com uma túnica de tecido finíssimo na cor púrpura, chamado Flammeum. Ela também ornava o cabelo com tranças e flores de verbena. Para os romanos as flores simbolizavam a fertilidade da noiva, o que era crucial para a mesma gerar filhos para serem guerreiros.

Noiva Medieval

A noiva era apresentada com um vestido vermelho ricamente bordado e, sobre a cabeça, um véu branco bordado com fios dourados. O vermelho também sustentava a noção de que a mulher era a procriadora a fim de gerar uma nova estirpe (“sangue novo”), enquanto o véu branco representava, e ainda hoje representa a virgindade.

Noiva Burguesa

Eternizada na pintura de Jan Van Eyck, no ano de 1434, onde registra o casamento dos Arnolfini, em que a jovem filha de um mercador aparece com seu vestido de noiva verde e o ventre saliente para, trazer fertilidade ao casal.

De uns tempos pra cá

Os atuais vestidos de noiva têm sido apresentados em diversas tonalidade e estilos.  Muitas vezes com bordados brilhantes e luxuosos, que representam o papel da mulher atual, a qual se tornou uma parceira à altura das competências do marido como provedor e que faz suas próprias escolhas e deixa sua marca!

 

Lá vem a noiva… Toda de branco?

Como podemos observar, nem sempre a cor branca para o vestido era à rigor em todas as cerimônias em diversas épocas. O branco só se tornou tradicionalíssimo desde que a rainha inglesa, Vitória, elegeu a cor para a realização de seu enlace.

Mas caso, você seja uma noiva que esteja pensando em usar sua cor favorita no dia do casório, fique atenta às preciosas dicas abaixo:

  • Dê preferência a tons pastéis, tonalidades claras e delicadas. Como na coleção de Ruben Perlotti que traz toda a sutileza e feminilidade das noivas e, detalhe, esta coleção é de 2010!
  • Mas se é o caso da noiva subir ao altar pela segunda vez, ela pode escolher tons desde areia, marfim, champanhe, cinza e até azul que ficam elegantes.
  • Independente da cor escolhida, certifique que seus convidados não vistam a mesma cor. Faz parte do protocolo mais importante – a noiva é a única mulher que pode se destacar, ok?
  • Entenda que você pode estar quebrando uma tradição, por isso, você tem que se sentir bem com sua escolha.

Caso a noiva não se importe com protocolos ou tenha muita personalidade, ou até mesmo, quando a noiva é uma personalidade da mídia, como Avril Lavigne, que usou nada menos que o preto para seu enlace com Chad Kroger no ano passado. Tudo preto: do buquê ao bolo! Mas vale destacar aqui e que é muito interessante: a expressão de amor entre os noivos deu, literalmente, o tom perfeito de casamento!

casar de branco

O matrimônio é o momento no qual homem e mulher constituem uma nova família. Trata-se de um importante movimento de transformação. Então, deixe a marca de vocês como casal! O que importa é ser feliz e correr pro “sim”!

Esperamos que tenham gostado das dicas! Já escolheu a cor do seu vestido?

Fotos: Nashala, Noivinhas de Luxo e People.

| 21/04/2014