Planejamento

Noivas com TPC: como afastar o nervosismo e a tensão pré-casamento

Saiba como ser uma noiva zen e evitar a tensão pré-casamento, controlando a ansiedade e o nervosismo e curtindo muito mais essa fase.

Close up portrait of an attractive blonde woman laying down on a hammock listening to music, with her eyes closed and smiling.

Por mais prazerosa que seja a fase de preparativos do casamento, é natural que a noiva fique nervosa e ansiosa durante esse período. Além da expectativa com a mudança de vida, já que junto ao status de casada virão novas responsabilidades, novos hábitos e várias outras novidades, há uma grande tensão para que tudo saia perfeito no tão sonhado grande dia.  À medida que a data vai se aproximando, a tensão pré-casamento (TPC) pode acometer as noivas com diferentes sintomas: algumas passam a ter dificuldade para dormir, outras perdem o apetite ou, ao contrário, sentem vontade de comer toda hora devido à ansiedade, outras podem ter crises de choro ou irritabilidade.

Por mais que isso seja comum na maioria das noivas, é importante tentar driblar essa tensão para que não haja prejuízos maiores, principalmente à saúde. Por isso, trazemos algumas dicas de como afastar esse nervosismo e curtir os preparativos de maneira mais tranquila.

Não seja controladora e aceite ajuda

É o seu grande dia e você quer estar à frente de todos os detalhes, mas isso só vai aumentar o estresse. Dividir as tarefas com o noivo, com as madrinhas, familiares ou profissionais contratados pode facilitar bastante. Provavelmente o noivo não se interessará muito pelos tipos de flores que irão na decoração, mas ele pode, por exemplo, ficar por conta da seleção de músicas que tocará na recepção ou em pesquisar o roteiro para a lua de mel.

Mantenha uma dieta saudável

Se você faz questão de perder peso para se sentir bem em seu vestido de noiva, procure ajuda de um nutricionista e não entre em dietas radicais. Ficar sem comer geralmente provoca mau humor e irritação.

Reserve um tempo para relaxar

É difícil nessa fase não pensar e falar em casamento o tempo todo, mas é essencial que você tire um tempo para descansar o cérebro do assunto. Ler um livro, assistir a um filme, passear ao ar livre ou até mesmo tomar um banho relaxante são atividades simples que podem ajudar bastante.

Se encontre com suas amigas

Conversar sobre outros assuntos com pessoas que você gosta também é uma excelente opção. Algumas noivas ficam tão ocupadas com os preparativos que acabam se isolando das amigas. Não faça isso!

Encontre um hobby novo

Um curso de artesanato, aulas de dança, pilates e ioga são algumas das diversas opções que podem tornar-se um hobby saudável e ajudar no equilíbrio emocional.

Não culpe o noivo

É normal que os noivos não se empolguem tanto com a escolha de detalhes nem fiquem tão preocupados com a ideia de algo dar errado no dia do casamento. Não culpe seu noivo por isso ou brigue constantemente, pois a forma de se envolver com os preparativos não quer dizer que ele também não esteja ansioso ou que o dia não será igualmente especial para ele.

Trate bem as pessoas

Por mais nervosa e ansiosa que esteja por causa da tensão pré-casamento, não seja grosseira com os fornecedores e as pessoas envolvidas que porventura não lhe agradarem em algum momento durante os preparativos.

Pratique atividades físicas

Caminhadas frequentes e alongamentos são excelentes ferramentas para manter o corpo em movimento e aliviar a tensão dos músculos.

Durma bem

Não é saudável ficar até tarde tentando adiantar tarefas que podem ficar para o dia seguinte. Faça alguns exercícios de respiração, vá para a cama mais cedo e recarregue as energias. Assim, você acordará renovada e pronta para mais uma etapa dos preparativos.

Mantenha a perspectiva

Lembre-se que o dia do casamento é para ser uma celebração feliz. Evite ser pessimista e ficar pensando em tudo que pode dar errado. Além disso, se um pequeno detalhe não sair como o planejado, isso não fará com que seu grande dia seja menos especial.

Gostou das dicas? Tem outra sugestão de como afastar a tensão pré-casamento? Deixe aqui seu comentário!

______________________________________________________________________________________________

E quer saber tudo sobre casamentos? O Wedy.com te ajuda! Clique e confira o vídeo.