Descoberta

Os casamentos ao redor do mundo: curiosidades sobre cerimônias e festas

Colorful Hindu wedding in India

Está pensando em se casar e realizar em grande estilo este projeto de vida que povoa a mente de muitas noivas mundo afora? Que tal conhecer um pouco mais sobre as cerimônias e festas de casamento de outras culturas e países?

Além de ser um assunto interessante, é uma boa alternativa para inspirar as futuras esposas e maridos às vésperas do enlace matrimonial.

Como será um casamento turco? Que características são necessárias para se realizar uma cerimônia de casamento cigana? E o que dizer sobre a cultura indiana e árabe refletida nas festas de casamento? É o que veremos a seguir, confira:

Casamento indiano

Indo em sentido contrário às cerimônias de casamento ocidentais, o casamento indiano revela diferentes procedimentos para sua realização. Entre elas, há que se destacar o fato da festa durar dias. Outro ponto interessante da cultura indiana em relação ao enlace, fica a cargo da preparação da noiva. Enquanto por aqui temos o chamado “dia da noiva”, na Índia a preparação começa uma semana antes do casamento.

A cor branca, tão comum nos vestidos das noivas ocidentais, é substituído pela cor vermelha, isto porque o branco para eles se relaciona com a morte e é usado como forma de luto pelas viúvas hindus.

Diversos rituais, como o que é feito com o acessório Mangalsutra (um colar típico da cultura hindu que pode ser comparado com a popular aliança) completam algumas das peculiaridades do casamento indiano, isso sem contar as vestimentas típicas desta cultura tão rica.

casamentos

Casamento turco

O casamento turco é bem semelhante ao que temos no Brasil. No tocante as roupas, homens usam terno e a mulher, o popular vestido branco. Na ocasião do casamento, após o esperado “sim” proferido pelo casal, é costume que os convidados aplaudam os recém-casados. Estes, por sua vez, se dirigem para receber os cumprimentos e presentes da família, como ouro e joias. Depois, todos dançam muito ao som, principalmente, de músicas turcas.

Outro elemento interessante neste tipo de cerimônia é o papel simbólico do café. A popular bebida de cafeína é oferecida pela noiva, junto de alguns quitutes, para a família do noivo. O curioso é que na xícara do futuro esposo, é colocado um pouco de sal. Segundo a tradição turca, se o noivo beber o café salgado é porque de fato ele ama a noiva. Uma boa tática para tirar suas dúvidas, né?

casamentos

Casamento cigano

 

Outra cerimônia de casamento que é carregada de rituais e peculiaridades é a do casamento cigano. Para se ter uma ideia, em sociedades mais tradicionais, o casamento já tem seu início desde o momento em que a mulher, ainda em tenra idade, é prometida à família de seu futuro noivo.

Mas o bacana é pegar da cultura cigana os aspectos positivos da cerimônia, deixando de lado o pragmatismo destes acordos formais, né? Por exemplo, que tal investir num vestido vermelho e chamativo? Ele simboliza o amor, a paixão, a vida e a energia vital. Aliás, os casamentos ciganos são marcados pelo exagero, onde a noiva precisa chamar bastante atenção, principalmente com o vestido, que em geral é bem grande e bufante.

Outro costume do casamento cigano diz respeito ao contato íntimo entre o casal. Mesmo após realizado o enlace, eles ficam separados três dias e três noites, podendo somente dedicar a atenção aos convidados.

Casamento Grego

 

É comum quando nos referimos à Grécia, lembrarmos da relação da região com a mitologia. No caso dos casamentos antigos, o enlace matrimonial carregava em si alguns significados mitológicos, como por exemplo, a celebração no mês de janeiro – preferencialmente – por ser o mês da deusa Hera ( defensora das mulheres e esposa de Zeus).

Outra prática comum na era antiga diz respeito à procissão até a casa dos recém-casados, que seguidos dos pais e convidados, partiam ao novo lar ao som de cânticos.

O bolo de casamento na celebração grega é feito de sementes de sésamo, mel e marmelo, sendo que a dança e a música também são elementos essenciais para este tipo de celebração.

casamentos

E aí, o que achou destas cerimônias de casamento? Já conhecia alguma delas? Tem vontade de se inspirar em alguma delas? Conte pra gente!  

Imagens: The Knotisilandfabio, Greek Wedding e Verge Campus.

 

| 05/05/2014