Descoberta

Penteados para casamento
Guia completo para madrinhas e convidadas

Entre tantas opções de penteados para casamento, pode ser difícil escolher o ideal. Essas são algumas dicas e inspirações para ajudar você nessa missão.

Freepik

Como escolher o penteado de casamento?

Tanto para madrinhas como para convidadas em geral, escolher um penteado para casamento pode parecer uma tarefa difícil, mas basta considerar alguns pontos importantes que guiarão a escolha. O penteado é uma parte essencial da composição do visual e, antes de mais nada, deve estar em harmonia com a sua personalidade e aquilo que você se identifica e curte. Além disso, existem fatores como o dress code e o modelo do vestido, seu tipo de cabelo, possíveis sugestões da noiva – caso você seja madrinha -, e todo o contexto do casamento. Pensando nesses pontos e somando com referências e inspirações, você estará preparada para escolher o penteado ideal, e a gente vai te ajudar nessa missão.

Madrinhas e noiva reunidas para produção pré-casamento.
Pexels

Modelo do vestido

Assim como você deve escolher o seu vestido pensando no dress code indicado pela noiva e pelo noivo, o penteado pode ser pensado a partir do modelo do vestido. Como assim? A gente explica: se o seu vestido tem destaque nas costas, com algum detalhe que seria legal deixar à mostra, talvez a melhor pedida seja um penteado com cabelo preso. O estilo do vestido também é um bom ponto de partida para decidir o penteado. Vestidos longos e mais sofisticados combinam bem com coques e cabelos presos, já modelos mais despojados ficam bem com cabelos soltos, por exemplo. É um exercício de sempre pensar no conjunto, em vez de cada coisa separadamente, afinal, o visual é a união de todos esses elementos.

Mulher com cabelo preso e vestido longo azul-petróleo.
Pixabey

Sugestões da noiva para madrinhas

Não é sempre, mas tem vezes que a noiva sugere penteados para as madrinhas, junto com a escolha da cor e modelo dos vestidos. Normalmente, o que se espera é que as madrinhas possam compor um lindo conjunto quando alinhadas durante a cerimônia, por isso a noiva pode querer pensar nessa composição com sugestões para a produção delas. Além dos penteados, também é legal oferecer para as madrinhas acessórios que se complementam, para o profissional responsável pela produção do grupo incluir as peças nos penteados e criar um conjunto diferente, mas harmônico.

View this post on Instagram

@sabina and her best best friends ❤️

A post shared by Jordan Voth (@jordanvoth) on

O que não se pode deixar de considerar nessas indicações são as particularidades de cada madrinha, para propor visuais que de fato funcionem para todas e evitar situações como a de enviar fotos de referência de penteados elaborados para cabelos com volume, quando suas amigas têm cabelos curtos e finos, por exemplo. É importante pesquisar bastante, pois devem ser recomendações que valorizem o que cada uma tem de único. Uma ideia pode ser enviar moodboards para as madrinhas, incluindo a paleta e estilo do casamento, a cor escolhida para os vestidos delas e, para cada uma, uma sugestão de penteado, ou um compilado de ideias que possam funcionar para elas.

Contexto do casamento

Além de pensar na harmonização do visual como um todo, é importante pensar no contexto da festa. Isso significa considerar fatores como o estilo e local do casamento, o clima e horário. Casamentos de dia normalmente pedem penteados mais delicados e, dependendo da proposta do evento, até mais simples e desconstruídos. Já casamentos à noite costumam seguir uma linha mais sofisticada, e os penteados acompanham essa pegada. Se o casamento for na praia ou no campo, penteados mais despojados, com cabelos soltos ou meio-presos podem combinar bem. Mas, se você perceber que o clima promete ventos mais fortes, talvez a melhor opção seja adaptar para um penteado com rabo de cavalo, por exemplo. É tudo questão de se adequar ao cenário mais provável do casamento e garantir que você se sinta linda e confortável.

Inspirações de penteados para casamento

Outra questão importante a se pensar na hora de escolher o penteado é aquilo que combina mais com o seu cabelo. Muitas vezes procuramos referências que funcionam melhor em cortes e tipos de cabelo diferentes, que podem não ter o mesmo resultado pra gente. Por isso, separamos aqui estilos variados de penteados, para diferentes tipos de cabelo, para que você possa procurar inspiração naquilo que melhor se adequa a você.

Penteados com cabelo solto ou semi-preso

Penteados com cabelos soltos ou semi-presos são ótimos quando você quer valorizar o comprimento e movimento do seu cabelo. É perfeito pra quem busca um resultado mais despojado ou casual, mas também pode ficar muito delicado com a adição de acessórios e presilhas, para um visual super gracioso.

Penteados com cabelo preso

Talvez o estilo mais usado de penteados para casamento. O cabelo preso, normalmente em um coque, é o que tem de mais sofisticado. Mas ele também pode seguir uma linha mais despojada, com coques desconstruídos. É a opção perfeita pra quem quer se sentir linda e confortável, porque são penteados que normalmente permanecem intactos por toda a festa.

Penteados com rabo de cavalo

Os penteados com rabo de cavalo parecem simples, mas dependendo da produção podem ficar muito glamourosos também. Eles são práticos pra quem quer ficar a vontade durante toda a cerimônia e festa, já que costumam aguentar por bastante tempo.

Penteados com trança

A tranças são sempre uma escolha certeira. Além de clássicas, elas ajudam a compor o visual dando um toque romântico e muito delicado. Podem ser em todo o cabelo, em apenas parte dele, embutidas ou não. As possibilidades são infinitas.

Penteados para cabelo curto

Quem tem cabelo curto costuma achar que não existem muitas opções de penteados para casamento, que normalmente pede uma produção mais elaborada. Mas isso não é necessariamente verdade. Penteados com o uso de laquê, para dar movimento, e detalhes com acessórios e trancinhas embutidas já deixam o cabelo com um visual de muita presença, além de ser diferente e muito charmoso.

Penteados para cabelos cacheados

Para aquelas com cabelo cacheado e longo, penteados presos e semi-presos são sempre uma boa escolha. Como o cabelo tem bastante volume, é possível brincar com as mechas para fazer penteados desconstruídos ou com um visual mais elaborado. As possibilidades são muitas. Procurando boas referências, o profissional pode criar penteados incríveis.

| 08/10/2020