28 · 12 · 2017

VESTIDO DE NOIVA BRANCO, POR QUÊ?!

Você sabia que casar de branco é uma tradição, relativamente, recente?! O vestido de noiva sofreu mudanças, ao londo dos anos, tanto em modelo, formato, simbologia e cor.

Por muitos anos, a cor do vestido de noiva não era tão relevante. Muitas optavam pelo vermelho, dourado, verde e, até mesmo, preto. Naquela época, mais importante que sua cor, era o luxo e a beleza de cada peça. Tais características tinham o objetivo de enaltecer as posses das famílias que se uniam. Afinal de contas, os matrimônios eram tidos como frutos de contratos comerciais e interesses pessoais das famílias. Dificilmente sentimentos tão nobres como o amor eram motivos para a união de duas pessoas.

Vestido de Noiva de antigamente.

O VESTIDO DE NOIVA BRANCO

Mesmo também sendo símbolo de pureza e castidade, acredita-se que a origem da tradição de usar branco no dia do casamento esteja relacionada a fatores culturais adversos. Dentre eles, os destaques vão para a cerimônia de coroação de Napoleão Bonaparte e o casamento de três rainhas.

Em 1804, a coroação de Napoleão foi caracterizada pelos trajes brancos, bordados com fios de ouro, que ele e a esposa, Josefina, mandaram confeccionar para a cerimônia. Neste evento, inclusive, o casal oficializou sua união.

Alguns historiadores defendem, entretanto, que a tradição surgiu no século XVI, graças à Rainha escocesa, Mary Stuart. Ela optou por usar um vestido de noiva branco em seu casamento, como uma homenagem à sua família materna – cujo brasão era dessa cor.

Também, há registros que atribuem à Rainha francesa, Maria de Médici, o pioneirismo pelo uso do branco no dia do casamento. Isto, pois ela decidiu casar-se com um traje branco, regado à detalhes dourados e decote quadrado. Ousado! Sim, pois estamos falando do século XVII, época em que os tons escuros e vestidos fechados até o pescoço eram predominantes. A associação da cor branca à pureza também foi feita nessa época por Michelangelo, uma vez que a Rainha casou-se com apenas 14 anos.

 

O ROMANTISMO DA TRADIÇÃO

A conotação romântica, por sua vez, surgiu no século XIX com o casamento da Rainha Vitória, da Inglaterra. Mais recente e conhecida, a versão conta que Vitória foi uma das primeiras nobres a se casar por amor. Não bastasse inovar neste quesito, a Rainha, além de optar por um vestido de noiva branco, incomum na época, ousou ainda mais. Substituiu sua coroa por flores na cabeça e véu! Mais uma moda (e tendência até hoje) lançada por Vossa Realeza.

Vestido de Noiva da Rainha Vitória em seu casamento.

 

A partir disto, os tons de branco e perolados ganharam espaço nas cerimônias. Pensando nisso, a Glam reproduziu o modelo dos vestidos de noiva, por década, de 1915 a 2015, em um vídeo muito legal. Dá uma olhada!

E você, já escolheu o seu modelo?! Que tal inovar e criar uma nova tendência?!

 

FontesTexto  e Imagens

Encantadores de Noivos, autor(a) do post