Planejamento

Quais são os erros mais comuns no planejamento do casamento?

Separamos alguns erros mais comuns no planejamento do casamento que podem atrapalhar e ajudamos você a fugir deles!

A woman arranges her marriage with a draft project

Você encontrou aquela pessoa especial e, depois de algum tempo, vocês resolveram marcar a data do grande dia! Tudo é alegria e você já começa a pensar em cada detalhe do casamento perfeito. Mas, na hora de botar a mão na massa, as coisas parecem ser mais complicadas do que você imaginava, não é mesmo? Pois é, pode estar faltando um bom planejamento de casamento!

Para os noivos de primeira viagem, planejar um casamento pode não ser uma tarefa fácil! Mesmo contando com a grande quantidade de informações sobre o assunto, amigos e familiares dispostos a ajudar, pode ser que você tenha algumas dores de cabeça durante essa fase, que é um misto de medo, alegria e ansiedade pela chegada do dia especial.

No post de hoje vamos te mostrar alguns erros mais comuns no planejamento do casamento que podem atrapalhar e ajudaremos você a fugir deles!

Não determinar um orçamento

Antes de qualquer coisa, é importante saber com quanto você poderá contar para fazer o casamento. Converse com seu companheiro e definam juntos qual será o valor máximo para gastar com a cerimônia, a festa e também a lua de mel. Lembre-se de não extrapolar esse valor: ninguém deseja iniciar a vida de casados com dívidas para pagar, né?

Decidir os detalhes pensando apenas no preço

Tudo bem que economizar é sempre bom, principalmente se você não pode contar com um orçamento muito generoso. Contudo, escolher os detalhes pensando apenas no valor nem sempre é a melhor opção. Lembre-se sempre daquela máxima: “o barato pode sair caro”.

O mesmo vale para valores altos demais. Não é porque o serviço ou produto é caro que você tem a garantia de ser bom. O ideal na hora de escolher é analisar cada item e ter certeza de que cada um deles é de qualidade e vale o preço que você está pagando antes de tomar a decisão.

decoração casamento

Escolher um local sem pensar nos convidados

Se você está apaixonada por aquela fazenda que fica um pouco longe da sua cidade e não dispensa a possibilidade de casar lá, pense em uma maneira de levar e trazer seus convidados, com saídas de pontos estratégicos para todos. Grande parte dos convidados gosta de aproveitar ao máximo a festa e, ao final, todos estão muito cansados para dirigir.

O mesmo acontece se você deseja escolher um lugar para o casamento com algum aspecto em especial. Se você resolveu casar na praia, por exemplo, mas tem amigos ou parentes com dificuldades de mobilidade, planeje o ambiente para que eles também possam participar da festa sem maiores problemas.

Escolher pajens e daminhas temperamentais

Isso geralmente acontece quando as crianças são muito novas. Você não vai querer um chororô ou recusas de entrar na igreja no dia da festa! Crianças com idade inferior a 5 anos mudam de humor com muita frequência e a agitação desse dia pode deixar os pequenos bem nervosos. Se for possível, escolha crianças maiores, pois fica mais fácil bater um papo e explicar para elas o que deve ser feito caso fiquem tímidas na hora da cerimônia.

daminhas de casamento

Não se organizar de maneira adequada

Por mais que você entenda de planejamento de casamento, não tente fazer tudo por sua conta! São muitas tarefas e, sem ajuda de profissionais e ferramentas de organização, é praticamente impossível organizar a festa e a cerimônia. Além disso, nesse momento vale contar com a ajuda de amigas, da família e, é claro, do noivo! Delegue algumas tarefas e use a tecnologia para te ajudar a manter tudo sob controle.

Não curtir o momento

Isso é muito comum, principalmente entre as noivas! O nervosismo e a vontade de que cada detalhe seja impecável podem fazer com que você passe o tempo inteiro de um lado para o outro e não aproveite os melhores momentos do seu casamento. Por isso, nossa principal dica é: relaxe! Procure se divertir durante o planejamento do casamento, tente não se preocupar excessivamente com os possíveis problemas e curtir muito ao lado da sua família, seus amigos e, é claro, do seu amor — afinal de contas, esse é o momento de celebrar a união de vocês!

noivos casamento

Agora que você já sabe o que não fazer, é só partir para a ação e começar a organizar o casamento dos seus sonhos! Tem mais alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!

Imagens: Pinterest

| 03/07/2015