Planejamento

Que perguntas você deve fazer antes de contratar os serviços do casamento?

Além das questões relacionadas à especialidade do profissional, há algumas perguntas que devem ser feitas a todos. Nós fizemos uma listinha que vai ajudar!

Que perguntas você deve fazer antes de contratar os serviços do casamento?

Conforme a data do casamento vai se aproximando, é normal a ansiedade tomar conta dos noivos e começar a bater aquela vontade de ver tudo resolvido logo, para não dar problema. Mas são tantas as coisas a pensar – decoração da cerimônia, da festa, música, vestido de noiva, cabelo, maquiagem, buffet doce e salgado, bolo, convites, lembrancinhas – que é comum acabar esquecendo algum detalhe, principalmente na hora da contratação dos serviços de casamento.

São tantas as perguntas para cada um dos profissionais envolvidos que às vezes você acaba esquecendo logo a mais importante. À exceção das questões específicas relacionadas à especialidade do profissional, há algumas perguntas básicas que devem ser feitas para todos. Nós fizemos uma listinha que vai ajudar você a não deixar nenhum aspecto importante de lado – e também a contratar os melhores serviços de casamento da sua região.

Que perguntas você deve fazer antes de contratar os serviços do casamento?

O preço sofrerá reajuste?

Ainda faltam alguns meses para o casamento mas você já quer deixar tudo acertado com o fornecedor. Será que ele reajustará os preços nesse período? Se a tabela de preços for atualizada, o que ficará diferente no contrato que vocês estão fechando agora? Procure negociar um valor fixo para que você possa fechar um orçamento, caso contrário tente estabelecer uma margem percentual para esse reajuste devidamente explicitada no contrato.

Quais são todos os itens que estão incluídos no serviço?

Tanto da proposta de orçamento quanto do contrato, faça constar todos os itens que estarão incluídos no serviço pelo preço fechado. Assim você evita surpresas de que “isso não estava no acordo”. Lembre-se que você estará fechando com muitos fornecedores diferentes e será impossível lembrar de todos os detalhes de cada um e, além disso, infelizmente nem todo mundo é confiável. Coloque tudo no papel bem explicadinho, para não haver mau entendido depois.

Peça para ver os portfólios

Isso é de sumo importância, caso contrário é como se você estivesse fazendo uma compra sem ver o produto. Mesmo que você conheça o profissional de outro casamento que você adorou, pelo portfolio você poderá conhecer a amplitude do trabalho prestado. No caso do buffet peça para ver o portfolio também, com fotos das mesas montadas em ambientes diversos, mas faça questão também da degustação: nem tudo que é bonito é gostoso.

Pergunte se ele terá outros casamentos no mesmo dia

Esse é um detalhe que pode fazer diferença, porque pode acontecer de o profissional ou a equipe se atrasar com o casamento anterior ou, ao contrário, correr com o seu porque ainda tem que arrumar outro. Pegar dois ou três casamentos no mesmo dia é possível, mas o profissional e a equipe precisam ter muita experiência e competência para fazer tudo certo em todos eles.

Acerte o preço das horas extras

Nem sempre as coisas terminam na hora combinada, às vezes a festa se estende um pouco mais e você gostaria de esticar um pouco a presença do DJ, por exemplo. Faça constar do contrato o valor cobrado por cada hora extra, que, especialmente no caso do DJ ou bandas, costuma ser bem cara. Negocie o preço com ele com antecedência e a forma de pagamento.

Como será feito o pagamento

O pagamento será feito à vista, ao final do serviço, na entrega do produto ou 50% na reserva e a outra metade no dia do casamento? Qual a forma de pagamento, pode ser feito por transferência bancária, cheque pré-datado, cartão de crédito ou cash?

Para os fotógrafos

Pergunte se o tratamento das fotos já está incluído no preço, quantas são, qual o tamanho, se haverá álbum, quanto tempo levará para o material ficar pronto. Não deixe de ver o portfolio e pergunte ainda qual a carga horária para aquele preço combinado. Haverá ajudantes? Qual costuma ser o esquema de fotos – ele faz a preparação dos noivos e a cobertura até o final da festa ou apenas cerimônia e festa? As mesmas perguntas devem ser feitas para a equipe de vídeo.

Para o buffet

O serviço é especializado em algum tipo de comida? Tem menus especiais, está preparado para atender a um pedido especial dos noivos ou de alguém da família? Faz prato infantil? Pergunte exatamente o que está incluído no preço além da parte de alimentos: cadeiras, talheres, garçons, toalhas, decoração? Tem capacidade para atender a um casamento de até quantos convidados? As bebidas ficam por conta do buffet? O preço é diferenciado por tipo de alimento? Qual a forma de pagamento?

Para o florista

Procure ver o portfolio para ver se o estilo dos arranjos têm a ver com a decoração que você espera. Pergunte quantas horas antes será feita a decoração.

Lembre-se, quanto mais detalhes sobre cada um dos serviços de casamento, menos problemas e surpresas desagradáveis você vai ter. Procure sempre deixar tudo especificado no orçamento ou no contrato e muita dor de cabeça será evitada. E dor de cabeça é a última coisa que você precisa do dia do seu casamento.

Está precisando de ajuda para organizar seu casamento e garantir que tudo saia bem? Então conheça o Wedy.com e torne todo esse processo mais fácil!

Imagens: www.doamore.com e festa-evento.mercadolivre.com.br