Assuntos diversos

4 dicas para escolher a roupa de cama certa para o casal

Mantenha todo o clima romance escolhendo uma roupa de cama de casal incrível para seu quarto. Alguns detalhes podem ajudar…

Ah, o amor! O quarto de casal é, em casa, o ponto de encontro dos corações apaixonados. Mas, nada desanima mais “dois pombinhos” do que uma cama de má aparência, com uma roupagem sem graça.

Ou os lençóis e edredons feitos de materiais que esquentam ou esfriam demais; e ainda que pinicam ou provocam alergias respiratórias. Assim, perde-se todo o clima, não é mesmo?!

Studio Ecoara https://www.vivadecora.com.br/foto/156361/painel-de-madeira-com-iluminacao-moderna-no-quarto

Um dos itens que deve ser levado em conta na hora de compor a decoração dos quartos são os itens de cama.

Claro que, em primeiro lugar, deve-se ter atenção quanto ao colchão, ao estrado e a cabeceira desse móvel – que podem, sim, influenciar no conforto e bem estar do casal. Mas, num momento seguinte, é preciso avaliar também o jogo de peças que irão envolver o conjunto, incluindo as almofadas e os travesseiros.

Iara Kilaris https://www.vivadecora.com.br/foto/176599/suite-master-em-marrom-bege-e-branco

Confira algumas dicas especiais de como escolher, de forma fácil e correta, a roupa de cama ideal para o seu quarto de casal!

Guardini Stancati Arquitetura + Designer https://www.vivadecora.com.br/foto/150549/pendentes-redondos

#1 Quanto às cores e estampas

Já é sabido que as cores influenciam na percepção que as pessoas têm dos espaços. Com o quarto de casal isso não seria diferente.

Pense assim, se você pode ser o tipo de pessoa que relaciona tons roseados à decoração feminina e tons azulados à masculina. O que diria se visse uma cama de casal com itens têxteis em uma destas cores? Pode afirmar que o clima de romance entre você e seu par prevaleceria?

 

Muitas vezes, quando os parceiros são recém-casados, um dos dois – em especial à mulher – resolve escolher sozinho na loja um conjunto de roupa de cama. Por certo, leva em questão somente as suas preferências.

O problema é que, no caso, a pessoa comete o engano de esquecer-se de que está casada. Ou seja, de que deve escolher itens que sejam condizentes com o gosto e a personalidade dos dois indivíduos.

Geralmente, os decoradores recomendam que as pessoas escolham, para quartos de casais, edredons, colchas, lençóis, fronhas e outras peças de visual neutro. Cores como bege e cinza são as que menos impactam na decoração.

Mas é claro que se pode optar por tons mais coloridos e quentes – até para aquecer a relação. Só que, mesmo assim, o ideal é sempre dar prioridade aos off-white.

Estampas florais conferem romantismo ao quarto. Já as estampas listradas são mais sóbrias. Cuidado na hora de optar por uma ou outra para a roupagem de sua cama! Estude bem as opções!

Cuide para que essas peças não venham a competir com outros artigos do quarto, como o papel de parede, a cortina, o tapete e mais!

Sthel Fontenelle Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/22360/outros-ambientes

#2 Quanto aos materiais

Existem modelos de roupa de cama feitos de muitos materiais diferentes. Os mais recomendados são aqueles feitos em algodão ou tergal – e quanto mais fios tiverem melhor. Eles são perfeitos para o uso em qualquer época do ano; além de macios, absorventes e antialérgicos. Mas, é claro que existem outros tipos mais.

Para o verão, tem-se, por exemplo, o linho e o cetim – preferencialmente de algodão ou seda. Os dois tecidos são deliciosos ao toque. São macios e flexíveis. Também frescos e absorventes.

A diferença é que o segundo pode ser difícil de combinar com a decoração, pois tem um lado fosco e outro brilhante. Em contrapartida, é isso que dá a aparência sofisticada para o quarto do casal.

Sthel Fontenelle Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/22360/outros-ambientes

 

Para as outras estações do ano. Podem-se usar as roupas de cama em flanela ou , além da microfibra. O tipo um é feito de fibras naturais. Já o tipo dois é feito de fibras sintéticas – geralmente, poliéster ou poliamida, que têm uma aparência e qualidades quase iguais ao do algodão.

Ambos os conjuntos de peças, dependendo do caso, podem ser leves e resistentes – e sempre muito, muito, quentes.

Manoela Lustosa https://www.vivadecora.com.br/foto/172535/moveis-de-madeira-e-cortina-marrom

#3 Quanto ao tamanho das peças

Além de todas as escolhas que foram feitas quanto à cor, estampa e tecido para a roupa de cama, o casal deve conferir as medidas das peças. A referência principal é o modelo do colchão.  Tem os modelos “King”, com 2 por 2 metros. Os “Queen”, com 1,60 por 2 metros. E os tradicionais, com 1,40 por 1,90 metros. Essas medidas é que determinarão qual o modelo de jogo de cama que se de comprar na loja de artigos para casa.

Lembrando que, em média, os colchões podem ter uma altura de 18 a 28 ou 46 centímetros!

Espaço do Traço Arquitetura https://www.vivadecora.com.br/foto/169737/cabeceira-cinza

 

#4 Quanto ao número de peças

Para o casal, o fim do processo de escolha da roupa de cama é mais fácil. Recomenda-se comprar dois jogos completos de lençol, fronhas, cobreleitos e edredons.

Claro que quanto mais peças extras possam ser guardadas no armário melhor. Além disso, é sempre bom manter na lista as mantas, capas de colchão, capas de almofadas e mais. Esses últimos itens fazem parte da proteção e ornamentação da cama.

Manoela Lustosa da Silva https://www.vivadecora.com.br/foto/36673/quarto

Com todas essas dicas, agora é possível que você já saiba como escolher um conjunto de roupa de cama ideal para a sua casa.

Troque ideias com seu parceiro e boa sorte nas compras!

Estas dicas para escolher roupa de cama foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 04/12/2018