Assuntos diversos

Série Tradições de Casamento

Groom and bride are putting on wedding rings, front view of hands

Ao pensarmos na celebração do casamento, automaticamente, algumas tradições nos vêm à cabeça, o vestido de noiva, as alianças, a chuva de arroz…
Mas você sabe de onde vieram essas tradições e o que elas significam?

Começamos hoje uma série de 3 artigos com algumas das mais populares tradições de casamento, para contar um pouquinho mais sobre suas origens e significados e assim, ajudar você a escolher as tradições que estarão presentes no seu Grande Dia. Vamos lá?

Vestido Branco

O vestido branco simboliza pureza e se consolidou como uma escolha quase unânime no Brasil. Porém, a origem dessa tradição, pode não estar ligada somente à simbologia da cor, como também a fatos históricos. Acredita-se que, uso do vestido branco, possa ter sido inspirado na coroação de Napoleão Bonaparte (1804). Na cerimônia de coroação, que também foi marcada pela oficialização de seu casamento, o imperador e sua esposa vestiram trajes brancos, bordados com fios de ouro. Nessa época, os trajes de casamento eram coloridos, destacando-se a cor vermelha, que simboliza o amor.

Outro casamento histórico ao qual é, frequentemente, atribuída a tradição do vestido branco, é a celebração do casamento da Rainha Vitória, que teve seu vestido confeccionado em cetim branco.
A rainha, que segundo a história, quebrou diversos paradigmas e foi uma das primeiras nobres a se casar por amor, escolheu a cor branca, justamente, por fugir dos padrões da época. Ela também exigiu que os demais convidados não usassem branco na cerimônia.
O vestido foi um verdadeiro sucesso, tornando-se tendência entre a nobreza e a partir da década de 20, estilistas de renome passaram a confeccionar vestidos brancos como símbolos de pureza e romantismo.

Independente de ser adepta a tradição do vestido branco ou não, lembre-se que o importante é sentir-se confortável e bem consigo mesma neste dia tão especial!

Buquê

Existem várias teorias que buscam explicar a origem do buquê nas celebrações de casamento. Na antiguidade, os buquês eram feitos de ervas, com o intuído de espantar os maus espíritos, o mau olhado e até mesmo de proteger a noiva contra a inveja daquelas que permaneciam solteiras.

Na França, país que originou a palavra Bouquet, a noiva caminhava de sua casa até a igreja. Era comum que a vizinhança lhe presentasse com flores durante o percurso, como uma demonstração de carinho e votos de boa sorte. Ao final da caminhada, a noiva chegava à igreja com um lindo buquê de flores nas mãos.

Acredita-se ainda, que o buquê se popularizou na Europa como uma forma de demonstração de sentimentos por parte das noivas, pois na época Vitoriana, não era apropriado falar sobre seus sentimentos, mas dessa forma, podia-se demonstrá-los através das flores.

Independente de qual seja a origem exata, o fato é que ainda hoje o buquê tem papel de destaque nas cerimônias.Além de ser um arranjo tido como acessório da noiva, ele também é ligado à outras tradições, como é o caso de jogar o buquê.
Jogar o buquê é uma brincadeira super divertida. E, segundo o costume, a sortuda que conquistar o buquê, será a próxima a se casar.

Existem diversas maneiras de jogar o buquê e tornar esse momento ainda mais divertido, confira algumas ideias aqui https://blog.wedy.com/buque-de-noiva-5-maneiras-divertidas-de-jogar/

Alianças

Acredita-se que as alianças tiveram sua origem em costumes do povo hindu, sendo adaptadas e popularizadas pelos gregos e romanos.
Com seu formato circular, a aliança simboliza o amor contínuo entre casais, é a representação de uma promessa de amor infinito.
As alianças começaram a ser utilizadas no dedo anelar esquerdo porque os gregos acreditavam que neste dedo passava uma veia, chamada vena amoris, que era conectada diretamente ao coração.
Mesmo que muitos não saibam sobre a origem, o costume de utilizar um anel na mão esquerda como sinal de amor, perdura até os dias de hoje.

Quer saber como seguir essa linda tradição de forma econômica? Neste artigo temos algumas dicas: https://blog.wedy.com/alianca-economica/

Muitos se surpreendem com as origens destes costumes, que continuam fazendo parte das histórias de casamento ao longo dos anos!
Quais dessas tradições farão parte do seu Grande Dia? Conta pra gente 😉
E lembre-se de acompanhar os próximos artigos sobre tradições que serão postados aqui.


| 06/04/2020