Descoberta

Site de casamento: tudo que você precisa saber antes de criar o seu

Vai casar? Entenda por que você precisa de um Site de Casamento e saiba como criar o seu gratuitamente!

Quando criar o site de casamento?

Essa é uma dúvida comum que surge quando o casal acaba de conhecer o recurso de site de casamento e inicia as pesquisas em diversas plataformas. No geral, não há uma regra, apenas indicações de que a criação do site ocorra entre seis e doze meses antes do evento. Isso porque, normalmente, as plataformas de site de casamento, como por exemplo, a Wedy, apresentam outros recursos como Lista de Convidados e Lista de Casamento, que podem ser aproveitados em conjunto ao site, dentro do período mencionado.

Custo e validade do site 

Como existem custos de infraestrutura para manter um site ativo, sites de casamento, na maioria dos casos, vão ao ar por tempo limitado. Chamamos isso de validade do site.

A validade do site varia de acordo com a plataforma escolhida pelo casal. Em alguns casos, há uma cobrança mensal pelo tempo em que o casal deseja manter o site ativo ou são vendidos planos com validades pré-determinadas, caso o casal queira guardar de recordação. 

No entanto, existem outros sites que não cobram pela utilização do site de casamento, como é o caso da Wedy, que deixa o site ativo para sempre. Esse é um ponto interessante a se avaliar na hora de escolher sua plataforma, pois é um diferencial ter seu site de casamento como recordação de forma totalmente gratuita. 

Personalize do seu jeito!

Além de poder adicionar as informações principais sobre o evento, são inúmeras possibilidades de personalizar o site para ficar a cara do casal e transmitir toda a energia positiva e amor aos convidados. 

É possível combinar uma série de recursos para contar a história de como se conheceram, compartilhar as informações e localização do evento e muito mais. 

Confira a seguir alguns dos recursos mais populares de personalização para sites de casamento:

  • Álbum de fotos; 
  • Músicas;
  • História do casal; 
  • Enquetes; 
  • Informações do evento (horários e endereços);
  • Dress Code; 
  • Vídeos; 
  • Contagem regressiva; 
  • Convidados especiais

Muitas opções, né? Quer saber como elas podem ser utilizadas nos sites? Nós separamos dois exemplos para você visitar e conferir cada detalhe:

É seguro?

Os sites de casamento, em sua maioria, oferecem também o recurso de lista de presentes e, por isso, prezam muito pela segurança de dados e transações financeiras que ocorrem dentro do site.

Na Wedy, por exemplo, o seu site de casamento pode ser privado por uma senha. Desse modo, apenas quem souber a senha poderá ter acesso, além de poder contar com um atendimento humano e carinhoso para os casais e seus convidados. Isso garante que nenhuma das partes fique com dúvidas sobre os recursos ou navegação.

10 vantagens de ter um site de casamento

Depois de conhecer melhor sobre o que é e quais são os recursos de um site de casamento, é hora de descobrir as principais vantagens que ele oferece para o casal e convidados.

1- Comunicação com os convidados

Imagine a seguinte situação: seu amigo, que mora em outra cidade, vai vir para o seu casamento. Então ele te liga para saber onde se hospedar, como chegar ao local da festa, qual o traje, e outros detalhes. Mas, com a correria dos últimos dias que antecedem o casamento, fica difícil dar atenção a todos, não é? O bom é que a tecnologia pode ajudar muito nisso, e criar um site de casamento vai facilitar a sua vida!

Nele você poderá reunir todas as informações sobre o evento para que elas cheguem até os convidados de forma muito mais simples e moderna. Pelo site, todos os detalhes estarão sempre disponíveis e poderão ser consultados quantas vezes for necessário, de qualquer lugar e dispositivo com conexão à internet. Isso diminui a necessidade do casal de passar e repassar informações a todo momento.

2- Ajuda – e muito – na hora do planejamento

Conforme mencionamos, o site de casamento pode ajudar a divulgar e gerenciar outras tarefas essenciais, como por exemplo, a lista de presentes e a lista de convidados. Assim, o casal reúne tudo em um só lugar, economiza tempo e proporciona uma experiência moderna e acessível a todos os convidados.

Em meio a milhares de decisões importantes a serem tomadas a todo momento, centralizar ações e informações em um só lugar torna tudo mais prático. Contar com um site desenvolvido especialmente para dar suporte durante o casamento é fantástico e deixa tudo mais leve, tranquilo e sem preocupações.

3- Layouts para todos os estilos

Casamento clássico? Rústico? Vintage? O seu site de casamento pode refletir exatamente o estilo do evento e do casal a partir de diferentes layouts que permitem a combinação de cores e fontes. Veja os exemplos abaixo e comece agora a criar o seu, do seu jeito e de graça!

Como criar um site de casamento gratuito?

Criar um site de casamento é super simples e você não precisa ser experiente com tecnologia para fazê-lo de forma rápida e completa. Não é necessário saber programar, contratar um webdesigner ou outro profissional da área para isso. 

As plataformas de Site de Casamento (como a Wedy) foram desenvolvidas para serem utilizadas pelo casal de forma autônoma. Através de ferramentas simplificadas, é possível que todos os recursos do site sejam adicionados e personalizados em poucos cliques.

Ao criar a sua conta e abrir o painel para edição do site, todas as opções de criação e personalização estarão visíveis e poderão ser utilizadas facilmente, com opção de acompanhar a prévia do resultado final. Na Wedy, essa é a carinha do painel de edição:

Ferramentas extras

Um dos mais atraentes benefícios dos sites de casamento são os recursos extras oferecidos pelas plataformas. Assim, além de criar seu site, o casal encontra outras ferramentas na plataforma para facilitar boa parte das tarefas da organização do casamento. 

Ações como criar convites, fazer lista de convidados, fazer a confirmação de presença automatizada e lista de presentes podem ser realizadas em um único lugar, de forma digital e com painéis de gerenciamento desenvolvidos especialmente para eventos de casamento. Confira as principais ferramentas a seguir.

Lista de presentes de casamento convertida em dinheiro

Muitos casais possuem receios na hora de pedir presentes de casamento, principalmente quando se trata de dinheiro. Isso acontece devido ao medo de ser indelicado e causar algum desconforto para o convidado. Você sabia que um site de casamento também pode ajudar nessa parte? 

Na Wedy, por exemplo, você cria a sua lista de casamento com ítens fictícios ou presentes reais e pode publicá-la no seu site. Assim, o compartilhamento da lista ocorre de forma super elegante e discreta, basta compartilhar o link do seu site e ela estará lá junto com todas as outras informações do evento. 

Além disso, o convidado te envia o presente realizando a compradiretamente no seu site, e você acompanha tudo em tempo real. Essa é uma facilidade que compensa demais, pois evita presentes repetidos e  os convidados não precisam se deslocar até lojas físicas para adquirir os presentes. Leia também o nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre listas de casamento convertidas em dinheiro clicando aqui.

Lista de convidados

Passar horas tentando compreender e atualizar planilhas de convidados no excel é complicado e exige muito tempo do casal. Atualmente, é possível fazer a lista de convidados online, integrada ao envio de convites digitais e permitindo que o convidado confirme a presença através do seu site de casamento, em poucos cliques. 

Ao acessar o convite digital, basta responder se irá ou não comparecer ao evento e, se irá, quantos serão os acompanhantes que levará consigo. Já publicamos aqui um artigo com dicas para te ajudar a criar sua lista de convidados, ele pode ser bastante útil caso você esteja no momento de fazer a sua. 

Assim que os convidados confirmarem a presença digitalmente, o casal recebe as informações em tempo real, em um painel moderno, para não perder nenhuma informação.

Se precisar, é possível exportar a lista criada na plataforma (por download de arquivo) e compartilhar com a cerimonialista, recepcionista ou buffet contratado para deixar todas as partes informadas de forma rápida e organizada.

Convites digitais

Quer impressionar os seus convidados sem gastar com papelaria? Sites de casamento também oferecem convites online e save the dates digitais. Basta personalizar, realizar o download e compartilhar com os convidados. Na Wedy, todos os convites disponíveis para criar e compartilhar são gratuitos!

Confirmação de presença – RSVP

A confirmação de presença, ou RSVP, é uma parte fundamental na organização do evento. Porém, sabemos que nem sempre os convidados encontram tempo e facilidade para confirmar a presença no momento em que recebem o convite. Sendo assim, podem precisar ser lembrados dessa necessidade em uma data próxima do evento. 

Pensando nisso, ao criar uma lista de convidados na Wedy, a plataforma realiza o envio de uma mensagem de RSVP ativo via WhatsApp a cada convidado de forma automática, solicitando a sua resposta positiva ou negativa em relação a sua presença.

Celebre Online – transmissão ao vivo do casamento

Alguns membros da sua família moram distante do local da cerimônia e não poderão comparecer? Você fará uma cerimônia mais intimista apenas para família e gostaria que seus amigos próximos pudessem acompanhar de alguma forma?

O Celebre Online é uma ferramenta que possibilita a transmissão online do seu evento, diretamente no seu site de casamento, de forma gratuita. A transmissão é de responsabilidade do casal e pode ser feita por um aparelho celular ou computador, sendo acessada pelos los convidados com muita praticidade e sem nenhum custo. 

Comece agora!

Depois de descobrir todos os benefícios e possibilidades oferecidas por um site de casamento, é hora de se divertir criando o seu! Experimente todas as possibilidades de personalização e ferramentas até chegar no resultado perfeito para o seu evento. 

O melhor de tudo? Com a Wedy, o seu site de casamento é gratuito, fica ativo para sempre como lembrança do Grande Dia e pode ser visitado a qualquer momento pelo casal ou convidados. Além disso, todas as ferramentas extras mencionadas neste artigo também estão disponíveis para serem utilizadas pelo casal.