Recém Casados

Sofá retrátil: uma opção perfeita para decorações de sala

O sofá retrátil é modelo de sofá com muitas qualidades, podendo ser vantajoso para decoração tanto de salas amplas quanto compactas. Veja!

Uma sala de estar não pode ser uma sala de estar sem um confortável assento. Este é o papel dos sofás, por exemplo. E existem muitos deles a venda no mercado! Um modelo bastante requisitado pelos consumidores tem sido o sofá retrátil

Esta é uma escolha acertada para vários estilos de cômodos e modelos de decoração. Uma peça de muita beleza, conforto, qualidade e durabilidade.

Cristina Reinert

As principais características dos sofás retráteis

O sofá retrátil é um modelo de sofá bem versátil, moderno e cheio de outras vantagens. Algo que se pode fazer com este móvel é “jogar” o seu encosto para trás, deixando-o inclinado. 

Isto acontece porque parte do seu assento desliza para frente. Então, não é necessário ocupar mais espaço dentro da sala para isto. Trata-se de uma solução que o decorador de interiores pode recorrer mesmo nos casos mais desafiadores de layout!

Bruna Pardi Arquitetura e Interiores

As principais vantagens de usar sofá retrátil em decoração de interiores

Quem tem uma sala ampla ou compacta dentro de casa e deseja garantir mais conforto para a família pode apelar para um sofá retrátil. Trata-se de um tipo de sofá capaz de otimizar bem a área de uma sala de estar ou de TV. 

Como dito antes, não compromete espaço, mesmo quando inclinado. É prático! Tem ótimo apelo visual! E combina bem com propostas de visual tanto clássico quanto moderno!

Revista Viva Decora e
Bianchi & Lima Arquitetura

Os modelos mais comuns de sofá retrátil encontrados no mercado

Já se pôde entender que existem vários modelos de sofás e que os retráteis são capazes de atender bem ao gosto e às necessidades de muitas pessoas. 

Mas mesmo este tipo possui os seu subtipos – versões diferentes, com características específicas. E antes de definir um produto ideal para você, é preciso compreender os aspectos de cada um.

Em termos de estrutura, praticamente todos os sofás retráteis são iguais. A maioria deles possui uma trama interna composta de peças em madeira de pinos ou de eucalipto. No meio, há tiras elásticas ou molas curvas e uma espuma de densidade por volta de 28. 

Para os braços e o encosto é usado um laminado compensado. Os pés já podem ser metálicos. E a cobertura geralmente é feita de tecidos como o suede, por exemplo.

A questão da inclinação do encosto do sofá retrátil não é uma regra. Alguns modelos de apenas movem a parte dos assentos. Isto muitas vezes é feito através de um sistema simples de catracas. 

E não é difícil encontrar peças de canto, inclusive com mais de três lugares – uma ótima solução para aproveitar quinas e liberar espaço de circulação dentro de um cômodo.

Espaço do Traço Arquitetura
Braccini + Lima Arquitetura

As formas de usar um sofá retrátil dentro de casa

Sofá retrátil pode ser utilizado em ambientação de sala de estar, definindo seu layout. Tal móvel pode ser posicionado num canto do ambiente – se assim o design permitir. 

Também de costas para uma parede principal ou em ilha, protegido por um aparador e servindo de divisória para ambientes integrados. E em quase todas as vezes será utilizado por aqueles que quiserem relaxar o corpo e assistir televisão.

O sofá retrátil é, portanto, uma peça de estímulo para união de amigos e família. Ela pode ser responsável por promover vários momentos de alegria! Se este for o seu desejo, considere adquirir um modelo de sofá desses para a sua casa também! 

Use as imagens apresentadas como referência quanto à todas as possibilidades que uma peça dessas pode oferecer à propostas de decoração de interiores!

Cristina Reyes Design de Interiores

Bônus | Para o momento da compra

Antes de sair por aí e comprar seu sofá retrátil, preste a atenção aos seguintes detalhes:

  • se a peça é bonita e confortável de acordo com os seus critérios;
  • se possui uma boa densidade;
  • se possui dimensões que não venham a comprometer a circulação da sala;
MAV ARQUITETURA
  •  seu material de revestimento é de qualidade – são opções de tecidos para sofás retráteis: suede, sarja, couro, veludo e chenille; e
  • que tipo de manutenção ela deverá sofrer ao longo dos anos – incluindo se precisará de passar por um processo de impermeabilização.

“Para não errar, testar o produto na loja é sempre o ideal. A prática de compra por catálogo pode gerar aborrecimentos futuros. Sentar e simular o uso como se estivesse em sua própria casa é sempre uma boa dica para eliminar insatisfação com o produto adquirido.” –  arquiteta Ira Oliveira, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

Mariana Borges e Thaysa Godoy

Depois de todas essas dicas, já se decidiu? Vai incluir um sofá retrátil na decoração de sua casa? 

Essas dicas de decoração com sofá retrátil foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 11/10/2019