Recém Casados

Descubra qual modelo de tapete usar em cada ambiente de casa

Tapete é um item decorativo com várias funções. Mas existem muitos tipos diferentes à venda. Entenda como diferenciá-los na hora da compra.

Existe um tapete certo utilizar para cada cantinho de sua casa

Montar a decoração de uma casa é uma tarefa que requer atenção – sobretudo quanto detalhes. É possível que os ambientes só se tornem mais confortáveis com a soma dos elementos certos à composição. 

Nas áreas do país onde faz frio rigoroso em determinadas épocas do ano sente-se ainda mais esta necessidade. Mas itens como tapete, cortina, almofada e outros entrariam nas propostas não apenas por este motivo.


Arquitetura 8

Especificamente falando dos tapetes, existem vários modelos à venda no mercado. O motivo disto é que eles serviriam para vários fins. 

Primeiro, ajudariam a proteger os pés das pessoas do contato com o chão frio. Segundo, protegeriam o próprio chão do trânsito constante de pessoas. E, terceiro, dariam um toque a mais de cor e estilo às decorações. Quer saber mais sobre os tapetes? Continue lendo este texto.



Roberto Migotto e Felipe Hess

Diferenças entre os modelos de tapetes

Ao longo da história, o homem já criou vários modelos diferentes de arte em tapete – como as peças produzidas em teares, por exemplo. 

Hoje, podem-se encontrar, no mercado, tapetes feitos em fibras naturais ou sintéticas; de fibras cortadas ou contínuas; quadrados, redondos ou retangulares; em baixo ou alto relevo; de veludo, sisal, lã e mais. Ressaltando que uma forte tendência do momento são os tapetes em corda enrolada e em crochê. 

Mas os tapetes mais comuns encontrados nas lojas são feitos principalmente em nylon, poliéster, prolipropileno e outros materiais nesta linha. Eles possuem bordas retas e um tingimento contínuo, quase sempre em cor neutra. 

Contudo, ainda existem outros em design mais ousado, como os em forma ameboides e até tonalidades mais vivas. E pelo menos um modelo deve se encaixar com cada decoração da casa.


Kali Arquitetura
TT Interiores

Onde usar tapete dentro de casa?

Na decoração de casa, os tapetes podem aparecer em vários pontos diferentes – tanto em áreas sociais quanto íntimas, secas ou úmidas. 

Entra nesta lista entram hall de entrada, sala de jantar, sala de estar, corredor, cozinha, banheiro, quarto e até a varanda – ou seja, praticamente todos os cômodos do imóvel. Mas é importante saber escolher o modelo certo para cada um destes locais.

Denise Barreto
Revista Viva Decora

Dicas de decoração com tapetes

Muitas propostas de decoração podem ganhar mais beleza com o acréscimo de um simples tapete. 

Existem os modelos lisos; os com estampas geométricas; os listrados; os com desenhos repetidos; os floreados; os com medalhões – como os persas -; e mais. Também há os com bordas retas e os com franjas. E, por fim, aqueles com campo interno livre. E o que venha a ser isto?



Antônio Ferreira Júnior e Mário Celso Bernardes

Alguns modelos de tapetes apresentam toda a sua extensão preenchida com desenhos. Já outros possuem a parte central sem desenho algum – ou seja, um vazio circundado por uma borda simples. 

Gislene Lopes

Quando este tipo de tapete é esticado no chão é preciso ter cuidado redobrado com o jeito de posicionar os móveis sobre ele. É que esta peça acaba criando uma moldura muito marcante, delimitando rigorosamente o espaço.

Aliás, tapetes são também bastante utilizados por designers e arquitetos de interiores para separar e demarcar áreas de atividades diferentes em ambientes integrados. 

Muitas vezes os tapetes até mesmo orientam o sentido da circulação de pessoas, criam cantos especiais nas decorações ou só preenchendo áreas vazias. Lembrando que tapetes podem ser  também utilizados como murais em paredes.

Em salas íntimas e dormitórios, podem-se utilizar tapetes com pelo alto. Já em áreas onde se receberá visitas – principalmente nas zonas de refeição – o melhor são os modelos de pelo baixo. 

Na cozinha o conjunto de tapetes utilizado deve ser de fácil limpeza – inclusive já existe à a venda os tipos emborrachados. E no banheiro um bem macio e que seja também fácil de lavar.


Sesso e Dalanezi Arquitetura + Decoração
Cláudia Lima

Quanto às cores e estampas de tapetes, os decoradores também fazem algumas sugestões. 

Para áreas comuns, o melhor seriam os tapetes mais neutros. Em recantos especiais das salas podem-se utilizar peças mais caras, sofisticadas e bem elaboradas. Em ambientes muito pequenos deve-se evitar as cores escuras. Já para certos cômodos, como um quarto infantil, os bem coloridos super fazem sentido.

Observe as imagens apresentadas neste texto, elas são apenas sugestões. Use a criatividade para compor a decoração mais linda para a sua casa.

Essas dicas de quais tipos de tapetes devem ser utilizados em diferentes cômodos da casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

| 26/02/2020